sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Como seria meu rosto?



Um divertido site da internet está matando a curiosidade de diversos internautas. O Face of the future é capaz de pegar uma foto e mostrar como seria quando a pessoa ficasse velha ou desenhado por grandes artistas do passado, tais como El Greco e Botticelli.

A foto ao lado mostra como seria um rosto retirado de uma foto e desenhado através de um cartoonista de mangá (desenhos japoneses).

Lisboa S.O.S.




Em tempos de choque de ordem na cidade do Rio de Janeiro, passamos a sonhar com uma cidade mais limpa, organizada e mais ordeira. Contudo, não podemos contar apenas com a boa vontade dos governantes do momento. É necessário contar com a ajuda da sociedade, seja por hábitos mais educados, seja por participação ativa.
Um blog interessante é o Lisboa SOS , que mostra como a população de um local pode dar sua parcela de contribuição, denunciando, fotografando o que há de errado e apontado todas as mazelas do local, para que uma voz chegue aos ouvidos dos políticos.
Surgiu de uma idéia simples e é muito bem explicada logo na página principal do blog: "É esta a cidade onde quer viver?". Cidadãos comuns, sem ideologias políticas e preocupados apenas com o estado de degradação da cidade lusitana.
Uma excelente idéia e que poderia ser colocado em prática para auxiliar nosso novo prefeito em seu Choque de Ordem.

Privacidade virtual


Segundo definição encontrada na wikipedia, PRIVACIDADE é a habilidade de uma pessoa em controlar a exposição e a disponibilidade de informações.
Esse assunto, apesar de sua profundidade, não é debatido no Brasil da maneira como deveria. Em tempos de Orkut, Twitter e Blogs, a linha entre o público e privado passou a ser muito tênue.
Informações pessoais passam a circular na esfera virtual em volumes cada vez maiores. De ábuns de fotos no Orkut a senhas de bancos em sites das instituições, podemos encontrar de tudo no mundo da internet.
Uma excelente referência é o texto de Raquel Recuero, jornalista e pesquisadora em assuntos de redes virtuais, postado no seu blog Social Media .
Texto importante para pensarmos no que andamos expondo na grande rede.

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Destaques da primeira rodada - Carioca 2009


E para não ficar apenas nos destaques negativos da primeira rodada do Estadual 2009, cito alguns destaques:
* O jogador Toni, do Boavista, deu um tremendo sufoco no time do Botafogo. Marcou um gol, partiu para cima da zaga alvinegra e apanhou bastante. Rápido e habilidoso, demonstrou que tem bom potencial.
* Ernane, do Americano. Organizou praticamente todas as jogadas do time de Campos, na vitória sobre o Vasco. Teve em Éberson, um parceiro ideal.
* Maicossuel estreou com a camisa alvinegra e fez a torcida esquecer Lúcio Flávio. Marcou dois gols, organizou jogadas de ataque e saiu aplaudido de campo.
* No clássico da Baixada, entre Tigres e Duque de Caxias, o baixinho Claiton marcou o primeiro gol do Tigres na primeira divisão e apesar do péssimo estado do gramado, conseguiu demonstrar boa técnica e rapidez.
* Flávio (Cabofriense) e Adriano (Friburguense) mostraram que idade não é obstáculo. Os experientes goleiros pararam os ataques da dupla Fla-Flu.

Cariocão 2009


Neste último final de semana teve início o Campeonato Carioca 2009. O destaque ficou por conta da péssima atuação dos árbitros em vários jogos. Como consegui assistir aos jogos dos quatro grandes, pude notar a quantidade de erros.
No jogo do Botafogo teve a insólita história do lance que entrou pela rede do lado de fora e o juiz insistia em validar o gol. Após quase 8 minutos e a atuação do bandeira, o lance acabou por ser anulado. Além disso, a arbitragem durante todo o jogo foi muito confusa. Várias faltas não marcadas e lances violentos sem a aplicação de cartões.
No jogo do Vasco, de novo uma arbitragem confusa, sem critério. O que era falta para um lado, não era para o outro. Lances passíveis de serem aplicados cartão passavam em branco.
No jogo do Fla, talvez o erro mais escandaloso da rodada. Um suposto impedimento que anulou o gol do Friburguense. Detalhe: O atacante de Friburgo estava atrás de 3 zagueiros rubro-negros, mais de 3 metros validando o lance.
O saldo da primeira rodada não foi bom para a arbitragem. Entra ano e sai ano e o quadro de arbitragem do Rio continua sendo um dos piores do país.
Vamos aguardar a segunda rodada e torcer para que os erros não tenham tanta influência nos resultados e que o talento dos jogadores possa sobressair.

Até ET na posse de Obama?

O vídeo acima foi veiculado pela rede de TV americana CNN.
No dia 20 de janeiro, na histórica posse de Barack Obama, as câmeras americanas captaram um objeto voador cruzando os céus de Washington.
Será que até os extraterrestres se renderam ao carisma do novo presidente americano?

Protesto espanhol


Os jogadores do Granada, clube espanhol que disputa a terceira divisão, resolveram protestar contra os quatro meses de atraso de salário.
Em uma partida válida pelo campeonato espanhol, contra o Mellila, os torcedores, árbitro e adversários ficaram surpresos. Quando o juiz autorizou o início do jogo, os atletas (inclusive os reservas) ficaram ajoelhados por um minuto.
Como a equipe adversária deu saída na bola e ficou apenas tocando na defesa, esperando o fim do protesto, os jogadores do Granada conseguiram concluir o protesto.
Ao final da partida, mesmo com todo atraso de salário, o Granada conseguiu a vitória por 1 x 0.
Já imaginou se essa moda pega aqui no Brasil? Os torcedores iriam ver mais pessoas ajoelhadas do que nas missas de Domingo.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Blogs.com

A Campus Party está sendo realizada em São Paulo essa semana.
Um dos eventos foi o lançamento, no dia de hoje, do livro Blogs.com, uma coletânea de artigos, organizada por Raquel Recuero, Adriana Amaral e Sandra Montardo.
O livro lança luz em um dos maiores fenômenos da internet, os Blogs.
Leitura obrigatória para os estudantes e profissionais de Comunicação Social e leitura interessante para os não iniciados na área.

O livro encontra-se disponível para download no endereço a seguir: www.sobreblogs.com.br

Boa leitura!

Museu de grandes novidades


Foto: Blog De olho no tempo
O dia de ontem mostrou o quanto a cidade do Rio de Janeiro permanece despreparada para enfrentar as temidas chuvas de verão.
Entra ano e sai ano e o caos continua o mesmo.
Senti na pele, pois em um trajeto que normalmente faria em 30 minutos, levei quase 5 horas.
No caminho, entre o Aeroporto Santos Dumont e Jacarepaguá, não consegui achar nenhum representante da Guarda Municipal e nenhum policial militar. Resultado: em algumas áreas, além do transtorno de ficar presos em engarrafamentos, os motoristas tiveram que conviver com os arrastões. Avenida Brasil, Jacaré e outras localidades que já são tradicionais para a ação dos bandidos, foram palcos de novas investidas.
Sei que é muito cedo para que o novo prefeito tenha tomado qualquer providência, mas espero que ele não fique apenas contando com a ajuda de entidades e espíritos indígenas para que as chuvas não causem estragos e transtornos aos cariocas.

Obama por Saramago

E Obama continua colocando o mundo a seus pés. Agora foi a vez de José Saramago, o famoso escritor português, se render ao recém empossado presidente americano e escrever um breve texto (retirado do Blog do Ancelmo - Globo.com) sobre Obama.

De onde saiu este homem?
José Saramago

Donde saiu este homem? Não peço que me digam onde nasceu, quem foram os seus pais, que estudos fez, que projeto de vida desenhou para si e para a sua família. Tudo isso mais ou menos o sabemos, tenho aí a sua autobiografia, livro sério e sincero, além de inteligentemente escrito.

Quando pergunto donde saiu Barack Obama estou a manifestar a minha perplexidade por este tempo que vivemos, cínico, desesperançado, sombrio, terrível em mil dos seus aspectos, ter gerado uma pessoa (é um homem, podia ser uma mulher) que levanta a voz para falar de valores, de responsabilidade pessoal e coletiva, de respeito pelo trabalho, também pela memória daqueles que nos antecederam na vida.

Estes conceitos que alguma vez foram o cimento da melhor convivência humana sofreram por muito tempo o desprezo dos poderosos, esses mesmos que, a partir de hoje (tenham-no por certo), vão vestir à pressa o novo figurino e clamar em todos os tons - “Eu também, eu também”. Barack Obama, no seu discurso, deu-nos razões (as razões) para que não nos deixemos enganar.

O mundo pode ser melhor do que isto a que parecemos ter sido condenados. No fundo, o que Obama nos veio dizer é que outro mundo é possível. Muitos de nós já o vínhamos dizendo há muito. Talvez a ocasião seja boa para que tentemos pôr-nos de acordo sobre o modo e a maneira. Para começar.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Imagem é tudo

Já diz o ditado: Uma imagem vale mais do que mil palavras.
Veja a imagem tirada do Google Maps, do prédio da Marinha Americana, na Califórnia.
Tire suas próprias conclusões.

Super Obama


O dia de hoje entrará para a História Mundial. Com a posse do presidente americano Barack Obama, o mundo respira otimismo.
Uma simples navegada na internet é o suficiente para dimensionarmos a grandeza desta posse. Com isso, a responsabilidade de Obama aumenta enormemente.
Multidões na Europa, manifestações africanas e até mesmo sucesso no Carnaval do Rio, com máscaras vendidas, tornam o próximo presidente americano em uma das figuras mais vistas e citadas do mundo.
Com a transmissão da posse ao vivo por várias redes de TV ao redor do mundo, o evento terá a grandeza de uma transmissão de Copa do Mundo.
Oportunidade única para quem assistir, pois tenha a certeza de que estará vendo a História Mundial sendo escrita bem a sua frente.

segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Clube da Leitura


A blogosfera realmente é um poço de infinidades. Quem navega em busca de novidades, sempre encontra algo que valha a pena parar para dar uma olhada.
Navegando na grande rede, deparei-me com o Blog "O Biscoito fino e a Massa". Um blog de variedades, bem produzido e local de informações interessantes. Uma das áreas que mais me chamou a atenção foi a chamada de Clube da Leitura. Neste espaço, o autor do blog sugere um livro e marca uma data para a realização de debates sobre o tema.
O próximo debate promete ser quente e produtivo. O livro indicado é o "The Ethnic Cleansing of Palestine", do autor Ilan Pappe, que aborda a história da Palestina remontando ao ínício do século XX. Pappe tenta explicar e contextualizar os conflitos eternos da região.
O debate será no dia 09 de Junho. Quem quiser aparecer, só tem de se comprometer a ler o referido livro.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009



Será realizado mais uma edição da Campus Party.

O evento que reúne os aficcionados por tecnologia de todo o mundo, será mais uma vez em São Paulo, nos dias 19 a 25 de Janeiro.

Contando com diversas palestras, mesas redondas e uma ampla estrutura para a montagem das barracas, o evento parece ter entrado definitivamente no calendário do país.

Originalmente realizado na Espanha, a Campus Party começou a se globalizar e este ano será realizado em mais alguns países da América Latina, tais como Argentina, Chile e Peru.

O astro da edição deste ano fica por conta da presença de Tim Berners-Lee, o criador da web.

Além disso, o modelo colaborativo (wiki) é a tônica do congresso. Milhares de pessoas interligadas através de computadores, celulares e palm tops, abastecendo imediatamente blogs e sites da grande rede.

Fique ligado, pois semana que vem é hora de ficar ligado no que existe de mais moderno no mundo da tecnologia.

segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Sem surpresas



Foi anunciado agora a pouco o prêmio de melhores jogadores do mundo, na temporada passada.

Nenhuma surpresa. Entre os homens, Cristiano Ronaldo credenciado pela conquista do Campeonato Inglês, Liga dos Campeões e o recente título mundial, era o favorito destacado e confirmou o favoritismo. Deixou Messi e Kaká para trás e faturou mais um troféu individual.

No feminino, Marta conquistou pela terceira vez o prêmio de melhor do mundo. Apesar de não ter conquistado a medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim, Marta encantou o mundo e o colocou novamente a seus pés.

Prêmio justíssimo.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Como terminou?


Como terminou a operação da Polícia Federal que prendeu diretores da loja Casa & Vídeo?
Por que a imprensa não acompanha mais esse caso?
E os impostos sonegados, as contas nos paraísos fiscais e todas as outras acusações que pesavam sobre os responsáveis desta enorme loja de varejo e uma das principais anunciantes nos mais diversos veículos de comunicação?

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Guerra sem fim


A invasão israelense atacando a Faixa de Gaza, com o pretexto de se defender dos mísseis disparados pelo grupo palestino Hamas, anda suscitando discussões apaixonadas na internet. Passeando pelos blogs e pelos maiores jornais do mundo, podemos nos deparar com opiniões as mais diversas.
Em um blog já consegui ver comentários afirmando que o Hitler não era tão mau assim. Por aí, podemos ver o nível do debate.
As pessoas tomam partido do embate, como se escolhesse um time de futebol para torcer. Contudo, essa guerra não teve início agora e pelo visto não está nem perto de uma solução pacífica.
Ambos os lados apresentam argumentos que justifiquem as suas ações e acreditam que estão agindo corretamente.
Sem tomar partido de nenhum lado, pois acredito que a guerra é uma coisa tão estúpida que não tem justificativa, penso na omissão da ONU e de toda a Comunidade Internacional.
Estava mais do que na hora de uma intervenção mais severa e uma mediação imparcial deste conflito.

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

A estrada da noite



Já diz o ditado: Filho de peixe, peixinho é.

Ao ler o primeiro livro de Joe Hill, o leitor é amarrado pela trama de suspense e terror logo nas primeiras páginas. Sem meias palavras, o jovem autor urde uma bem amarrada trama e a sequência do livro é suspense até a última página.

Bem, quem conhece o mundo literário, logo percebe uma certa semelhança pelo modo de escrever de Joe Hill com o mestre do terror Stephen King. Semelhança que pode ser explicada, pois Hill é filho de King.

Tentando não atrelar seu nome ao do pai famoso, Hill abdicou do sobrenome e após lançar uma coletânea de contos de terror sem levantar suspeitas de seu parentesco com Stephen King, escreveu seu primeiro livro e com a ótima aceitação do público acabou por revelar seu parentesco.

A história do livro parece feita sob medida para os jovens amantes de terror e rock pesado. Com diversas citações ao mundo do rock, Hill conta a história de Judas Coyne, cantor veterano de heavy metal que adora colecionar itens bizarros. Contudo, sua vida vira de cabeça para baixo quando arremata em um leilão virtual, um paletó pertecente a um morto e que carrega atrelado o fantasma de seu antigo dono.

Leitura divertida e que flui com rapidez. Uma ótima pedida para começo de ano e para as pessoas que fizeram a promessa de começar a se dedicar mais à leitura neste ano de 2009.

Metallica e o retorno do peso

Após longos anos depois do lançamento do lendário Black Album, o Metallica parece ter reencontrado o caminho do bom, velho e pesado metal.
Com o lançamento do álbum Death Magnetic, os já cinquentões americanos remexeram no fundo do baú e trouxeram músicas com pegadas e riffs extraordinários.
Destaque para a música The day that never comes (acompanhe o clip). O solo final é simplesmente hipnotizante e remete aos bons tempos de One.