segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

YouTube: Utilidade ou Bobagem Coletiva

E falando em YouTube, no post anterior...

O site de vídeos entrou definitivamente na vida de todos nós. Mas será que somente para futilidades, podemos utilizar o site.

Em parceria com meu mestre Wilson Oliveira, produzimos um artigo que nos coloca esse questionamento: O Youtube será Bobagem Coletiva ou uma Utilidade?

Abaixo o resumo da pesquisa:

"Com esse artigo pretendemos encontrar no universo da ferramenta virtual Youtube vídeos que saiam da lógica com que a grande imprensa vem tratando o fenômeno. Não há, no entanto como não abordar a visão dos mass media frente às possibilidades das imagens na rede mundial de computadores. Em suma trata-se de refletir a leitura da grande imprensa sobre a ferramenta que movimenta a internet com o lema de que todos podem transmitir a si mesmos e as possibilidades de nos deparamos com propostas novas ou vídeos raros. Para além das paródias, dos escândalos e do amadorismo, o Youtube é uma fonte inesgotável de possibilidades em diversos campos da cultura. Mapeá-lo, explicá-lo e repercuti-lo é tarefa dos estudiosos dos meios. Ao debruçar-nos sobre o site pretendemos descobrir uma forma de habitar um media como preconizou McLuhan. Forma ainda experimental e por isso ávida por diferenças, rupturas e multiplicidades."

Quem quiser dar uma olhada no artigo completo, o mesmo está disponível no site Projetos Experimentais.com

Batman no YouTube

Quando achamos que já vimos de tudo no Rio de Janeiro, estamos sempre nos surpreendendo.
Foi divulgado um vídeo no YouTube, no último final de semana, em que aparece o foragido da justiça conhecido como Batman dando uma entrevista de pouco mais de 13 minutos.

No vídeo sobram acusações e críticas à política de segurança pública do Estado do Rio de Janeiro.

O foragido comenta que após retomar o controle do transporte alternativo da Zona Oeste, irá se entregar à polícia.

Santa audácia!

Realmente era o que faltava!

Taça Guanabara no tapetão

Depois de sete rodadas, chegou ao fim o turno de classificação da Taça Guanabara. Como o futebol do Rio não prima pela organização, os semifinalistas do primeiro turno do Campeonato Carioca, só serão conhecidos após "emocionante partida" disputada no tapetão, nesta terça feira.
Os jogos poderão ser entre Flamengo e Resende ou Flamengo e Fluminense. O Botafogo, por sua vez, pode enfrentar o time das Laranjeiras ou o próprio Vasco da Gama, se este recuperar os seis pontos perdidos em primeira instância.
Ao escutar entrevista do advogado do time do Resende, ontem a noite na Rádio Tupi, acredito que os pontos do Vasco serão devolvidos e os quatro grandes irão disputar as semifinais da Taça GB. Isto porque o advogado disse que não pretende recorrer em caso de derrota nos tribunais.
Analisando os quatro grandes pelos seus feitos no gramado, que é o que interessa aos amantes do futebol, tenho a seguinte impressão:
Flamengo: Apesar de ter sido o time com o maior número de pontos conquistados, não apresentou um futebol de acordo com o que se esperava de um time entrosado e pouco mexido.
Destaque positivo: O crescimento de Jônatas e o surgimento de Willians.
Destaque negativo: Jejum de Obina e a perda de Juan durante toda a primeira fase e de Angelim para o restante do torneio.
Botafogo: Equipe que apresentou o melhor futebol. Parece bem arrumado por Ney Franco, que conta com a experiência de Juninho e Reinaldo, para arrumar o time alvinegro.
Destaque positivo: A boa fase dos artilheiros Victor Simões e Maicossuel.
Destaque negativo: A falta de um bom companheiro de zaga para Juninho e de um lateral esquerdo.
Vasco: O time de Dorival Júnior apresentou evolução durante o torneio, apesar de alguns tropeços.
Destaque positivo: O volante Nilton e o lateral esquerdo Ramon.
Destaque negativo: A falta de definição no ataque. Pimpão e Jéferson não renderam o esperado.
Fluminense: A equipe das Laranjeiras foi a que mais sofreu no primeiro turno. Desorganização e uma aparente falta de preparo físico foram os obstáculos tricolores. Conseguiu a vaga ao apagar das luzes.
Destaque positivo: O retorno de Tiago Neves e o fato de nunca ter jogado a toalha em busca de uma vaga.
Destaque negativo: O tricolor carece de um bom zagueiro e conta com o retorno da boa fase de Leandro Amaral e da contratação de Fred, para acertar o ataque.

Os domingos precisam de feriado

Vasculhando na internet, cheguei a um texto interessante, que reproduzo abaixo.

Os domingos precisam de feriados
Rabino Nilton Bonder


Toda sexta-feira à noite começa o Shabat para a tradição judaica. Shabat é o conceito que propõe descanso ao final do ciclo semanal de produção, inspirado no descanso divino no sétimo dia da Criação.
Muito além de uma proposta trabalhista, entendemos a pausa como fundamental para a saúde de tudo o que é vivo. A noite é pausa, o inverno é pausa, mesmo a morte é pausa. Onde não há pausa, a vida lentamente se extingue. Para um mundo no qual funcionar 24 horas por dia parece não ser suficiente, onde o meio ambiente e a terra imploram por uma folga, onde nós mesmos não suportamos mais a falta de tempo, descansar se torna uma necessidade do planeta.
Hoje, o tempo de "pausa" é preenchido por diversão e alienação. Lazer não é feito de descanso, mas de ocupações "para não nos ocuparmos". A própria palavra entretenimento indica o desejo de não parar. E a incapacidade de parar é uma forma de depressão. O mundo está deprimido e a indústria do entretenimento cresce nessas condições.
Nossas cidades se parecem cada vez mais com a Disneylândia. Longas filas para aproveitar experiências pouco interativas.
Fim de dia com gosto de vazio. Um divertido que não é nem bom nem ruim. Dia pronto para ser esquecido, não fossem as fotos e a memória de uma expectativa frustrada que ninguém revela para não dar o gostinho ao próximo...
Entramos no milênio num mundo que é um grande shopping. A Internet e a televisão não dormem. Não há mais insônia solitária; solitário é quem dorme. As bolsas do Ocidente e do Oriente se revezam fazendo do ganhar e perder, das informações e dos rumores, atividade incessante. A CNN inventou um tempo linear que só pode parar no fim.
Mas as paradas estão por toda a caminhada e por todo o processo. Sem acostamento, a vida parece fluir mais rápida e eficiente, mas ao custo fóbico de uma paisagem que passa. O futuro é tão rápido que se confunde com o presente.
As montanhas estão com olheiras, os rios precisam de um bom banho, as cidades de uma cochilada, o mar de umas férias, o Domingo de um feriado...
Nossos namorados querem "ficar", trocando o "ser" pelo "estar". Saímos da escravidão do século XIX para o leasing do século XXI um dia seremos nossos?
Quem tem tempo não é sério, quem não tem tempo é importante. Nunca fizemos tanto e realizamos tão pouco. Nunca tantos fizeram tanto por tão poucos... Parar não é interromper. Muitas vezes continuar é que é uma interrupção. O dia de não trabalhar não é o dia de se distrair literalmente, ficar desatento. É um dia de atenção, de ser atencioso consigo e com sua vida.
A pergunta que as pessoas se fazem no descanso é "o que vamos fazer hoje?" já marcada pela ansiedade. E sonhamos com uma longevidade de 120 anos, quando não sabemos o que fazer numa tarde de Domingo.
Quem ganha tempo, por definição, perde. Quem mata tempo, fere-se mortalmente. É este o grande "radical livre" que envelhece nossa alegria o sonho de fazer do tempo uma mercadoria.Em tempos de novo milênio, vamos resgatar coisas que são milenares. A pausa é que traz a surpresa e não o que vem depois. A pausa é que dá sentido à caminhada. A prática espiritual deste milênio será viver as pausas. Não haverá maior sábio do que aquele que souber quando algo terminou e quando algo vai começar.
Afinal, por que o Criador descansou? Talvez porque, mais difícil do que iniciar um processo do nada, seja dá-lo como concluído.

Reproduzo abaixo um texto retirado do excelente Blog do Rica Perrone.
O texto explica melhor do que ninguém a situação atual do futebol do Flamengo. Não colocaria uma palavra a mais.
Cuca tenta montar um Flamengo diferente. Assisti ao jogo de ontem e fiquei bem impressionado com a idéia, apesar de não concordar com algumas coisas.
Ia falar do Cuca, do time, da formação. Mas não… porque ela é insignificante. O Flamengo chega para decidir a Taça Guanabara e segue com os eternos problemas de salários. Fora do ar, o clima não é de tranqulidade como dizem não. Os jogadores estão bem chateados, e alguns deles “brochados” com a falta de perspectiva.
Você trabalha numa empresa e não recebe. Ai dizem que vão pagar, e pagam 2 meses depois. Dizem que no ano seguinte melhora, e volta tudo igual. Você acredita nessa empresa? Nào, claro que não.
Qual a tendencia natural? Voce na casa do seu amigo comentando: “Queria um lugar melhor, mais seguro, mais profissional…”.
É igual no futebol. Tá cheio de empresario de jogador do Flamengo esperando dar 3 meses para tirar os jogadores na justiça. E o Flamengo se vira pra não deixar completar 3 meses. Remédio, sempre.
Esse assunto já encheu o saco. Nem tenho mais o que falar sobre isso. A questão é outra. O Cuca, coitado, vai falar o que pro time dele? Corram dobrado por alguém que não te paga? Por amor a camisa? Claro, a nação rubro-negra não entende dessa forma porque pra eles o Flamengo é a paixão. Mas pra quem joga, lamento dizer, não é. É só um emprego. E quem não paga, não cobra.
O Cuca pode ser isentado de muita coisa neste inicio de temporada, mesmo com o time vencendo. As coisas não funcionam, porque ninguém tem cabeça pra trabalhar 100% sem receber.
E aquele papo de “ganha 200 mil, que diferença faz não receber um mes” é uma mentalidade errada. A vida é adequada conforme voce ganha. Se ganha 100 reais, vive com 100 reais. Se ganha 200 mil, voce tem contas pra quem ganha 200 mil. Se não recebe, tira de aplicação, perde grana, se complica em outros negocios, as coisas não são simples assim.
O Flamengo não tem avaliação tática, porque não tem um time capaz de ser cobrado em 100%. Quando o Flamengo pagar, ou quem sabe quando algum investidor aparecer pra assumir isso, aí sim, a tática aparece. Este time só merece aplausos por ser invicto sem receber o que lhe é de direito. Não adianta vaiar… A vaia é pra quem dirige, não pra quem joga de graça.
abs,RicaPerrone

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Essa é a justiça brasileira



Essa história a seguir é dura de acreditar, mas aconteceu no Estado do Rio de Janeiro:

Um consumidor comprou uma TV, em uma grande rede de lojas, e teve problemas com o produto. O morador de Campo dos Goytacazes partiu para uma solução jurídica. Deu entrada no Segundo Juizado Especial Cível e aguardou a decisão da justiça.

Acompanhe o trecho da sentença proferida pelo juiz do caso:

"Na vida moderna, não há como negar que um aparelho televisor, presente na quase totalidade dos lares, é considerado bem essencial. Sem ele, como o autor poderia assistir as gostosas do Big Brother, ou o Jornal Nacional, ou um jogo do Americano x Macaé, ou principalmente jogo do Flamengo, do qual o autor se declarou torcedor?Se o autor fosse torcedor do Fluminense ou do Vasco, não haveria a necessidade de haver televisor, já que para sofrer não se precisa de televisão"

É isso mesmo...parece piada, mas infelizmente não é. Quer conferir? Clique no site do TJ e faça uma consulta processual em primeira instância, através do número de processo 2008.014.010008-2.

Mau humor crônico


Mais uma rodada dos campeonatos estaduais e com o fim dela, uma derrota do São Paulo. O show de mau humor e falta de educação do técnico Muricy Ramalho continua o mesmo do ano passado.
A competência do treinador do Tricolor paulista é inegável. Considero o mesmo como sendo um dos melhores do país e favorito para assumir o cargo na Seleção Brasileira. Porém, a cada final de rodada e participação do ranzinza nas entrevistas coletivas, o show de falta de educação impera.
Quando o time vence, o ritmo das respostas malcriadas diminui, agora quando a entrevista é concedida após uma derrota, sai de baixo. Cada questionamento é motivo para um festival de impropérios.
Será que não existe um assessor de imprensa no tricolor paulista que possa orientar um pouco e evitar as baixarias que somos obrigados a assistir?