segunda-feira, 30 de março de 2009

Jornalismo de marionetes


Domingo, 29 de Março de 2009. Acabei de abrir o jornal O Globo. Na capa, uma manchete estampada com destaque, na parte superior: "SNI: Brizola e César recebiam propina de empresa de ônibus". Pensei em se tratar de uma reportagem séria e embasada. Parti para a leitura da mesma. Eis que me deparo com a seguinte frase, ao final do quarto parágrafo: "Nenhuma das acusações foi provada nem originou investigação policial".

Calma aí! É isso mesmo? A principal manchete do principal jornal do Rio, no dia de maior circulação (Domingo), se refere a uma denúncia sem prova?
Cadê a imparcialidade? Cadê o princípio do bom jornalismo, com investigação e coleta de provas?

Nunca nutri nenhum tipo de simpatia pelo ex-governador Leonel Brizola, mas uma acusação desta é no mínimo leviana.

Este tipo de acontecimento só faz reforçar a tese de que não podemos acreditar em tudo do que nos é passada diariamente pelos meios de comunicação. Devemos nos informar nas mais diversas mídias disponíveis hoje em dia e tentar formar a nossa própria visão do mundo e nossas opiniões.

Acompanhe o post no Blog do Mello (clique aqui) a respeito deste assunto.

"s"eleção Anã



Após passar uma noite praticamente em claro, assistindo à primeira corrida do ano da temporada da F1, me dediquei à tarefa inglória de assistir uma partida da "Selexotan" do Dunga.

(Obs: Seleção do Dunga sim, pois uma seleção brasileira não pode contar com Gilberto Silva, Josué, Ronaldinho Gaúcho etc.)

Várias cabeçadas e piscadas longas depois, consegui chegar ao final da partida acordado. Mais pelo fato da enorme pressão exercida pela seleção do Equador e pela exuberante atuação do goleiro Júlio César, do que pela qualidade do jogo em si.

Para um torcedor mais desavisado, ao assistir a partida sem maiores informações, poderia achar que a seleção de amarelo era a seleção pentacampeã do mundo. O domínio equatoriano foi absoluto e incontestável e a derrota seria o resultado mais justo para o time de Dunga.

O engraçado foi as entrevistas concedidas pelos "astros" brasileiros ao final do jogo. Todos comentando que o resultado fora bom e que a altitude atrapalhou bastante.
Agora segue uma "seleção" de colocações:

(01) Por que a altitude atrapalha somente aos brasileiros? Oito jogadores da seleção equatoriana jogam fora da altitude. A Venezuela ganhou do Equador em plena altitude.
(02) Assistir a um meio campo com Gilberto Silva, Felipe Melo, Josué e Júlio Batista é dose.
(03) Ronaldinho Gaúcho e sua forma de peladeiro de final de ano chega a ser caricato. Arrasta-se em campo, se esconde atrás de uma pretensa marcação bem feita e é convocado apenas com o nome.
(04) É duro ver Hernanes e Ramirez fora do time.
(05) Finalmente todos parecem reconhecer a qualidade do goleiro Júlio César, que na minha modesta opinião é o melhor do mundo na atualidade.
(06) Segue definição da palavra Seleção, retirada do dicionário Michaelis: "Ato ou efeito de selecionar ou escolher; escolha criteriosa e fundamentada...predomínio dos melhores elementos, em detrimento dos piores". Lendo esta definição, o leitor pode chegar a sua própria conclusão a respeito da "seleção" de Dunga.

terça-feira, 24 de março de 2009

Dúvidas na bola de cristal


Segue um post curtinho só para tentar satisfazer uma curiosidade:
Será que minha bola de cristal tá com defeito?
Tive uma imagem do América e do time do Sendas sendo promovido para a série A do Campeonato Carioca do ano que vem!
Será que ela está funcionando?
Respostas no final do ano, quando terminar a segundona do Carioca.

domingo, 22 de março de 2009

Zygmunt Bauman e o Choque de Ordem


Zygmunt Bauman. Clique aqui para saber mais sobre ele.
Lendo o livro O mal estar da Pós-Modernidade me deparei com a seguinte passagem, logo no primeiro cápítulo:
"A busca da pureza moderna expressou-se diariamente com a ação punitiva contra as classes perigosas; a busca da pureza pós-moderna expressa-se diariamente com a ação punitiva contra os moradores das ruas pobres e das áreas urbanas proibidas, os vagabundos e indolentes. Em ambos os casos, a "impureza" no centro da ação punitiva é a extremidade da forma incentivada como pura; a extensão até os limites do que devia ter sido, mas não podia ser, conservou-se em regiõ fronteiriça; o produto-refugo, não mais do que uma mutação desqualificada do produto, passou como se fosse ao encontro dos modelos."
Estamos definitivamente na era da Pós-Modernidade!

quarta-feira, 11 de março de 2009

quarta-feira, 4 de março de 2009

Defendam-se, mulheres!



No próximo Domingo, é o Dia Internacional da Mulher. Uma excelente data para pausarmos um pouco a correria do dia a dia e pensarmos no papel da mulher na sociedade. Apesar de inúmeros avanços, situações de violência contra as mulheres, infelizmente, ainda são comuns nas mais variadas culturas ao redor do mundo.



Pensando nisso, no próximo Domingo, um evento simultâneo irá reunir mulheres de todas as idades, em diversas cidades brasileiras, para a divulgação do Krav Magá, uma arte de defesa pessoal israelense.



Conheça mais sobre o evento:



KRAV MAGÁ PARA MULHERES NO DIA 08 DE MARÇO

Em pleno século XXI as mulheres continuam sofrendo violências de vários tipos.
Para comemorar o dia internacional da mulher e mostrar que sexo frágil é coisa do passado, Mestre Kobi e seus professores, faixas pretas, vão dar cursos especialmente para as mulheres, simultaneamente no Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Bahia, Curitiba, Fortaleza e Recife.
O Krav Magá, defesa pessoal israelense, trazida para o Brasil, há 19 anos pelo Mestre Kobi, traz resposta para qualquer tipo de agressão.
As mulheres podem se defender de maneira simples e rápida com objetos que ela mesmo carrega em sua bolsa como: chaveiro, caneta, pauzinho de cabelo, prendedor de cabelo, celular, entre outros. No curso elas vão aprender como enfrentar tentativas de estupro, situações dentro de veículos, roubo de bolsas, agarramentos, com técnicas simples que qualquer um pode fazer no seu dia a dia.
No Rio de Janeiro o curso será ministrado por Mestre Kobi, na Academia Top Defense, em Botafogo, no dia 08 de março de 2009, das 08 as 16h, inscrição R$120,00.



Redes Sociais e Jornalismo





Dando uma "blogueada" por aí, li o artigo "Discutindo redes sociais e jornalismo na Internet", de Raquel Recuero.
O artigo postado no site Jornalistas da Web foca um assunto que mereceria maior atenção dos especialistas em Comunicação.
O papel dos sites de redes sociais e as próprias redes sociais deveriam ser mais focados pelos jornalistas.



Leia o artigo postado por Raquel.