terça-feira, 30 de junho de 2009

Realidades instantâneas de um mundo globalizado


A passagem a seguir foi declarada pelo genial geógrafo brasileiro Milton Santos, um dos maiores intelectuais deste país. Considerando a situação de um mundo tecnicista e globalizado, Milton externava a sua preocupação com a camada excluída da sociedade.

" O triunfo da técnica, a onipresença da competitividade, o deslumbramento da instantaneidade na transmissão e recepção das palavras, sons e imagens e a própria esperança de atingir outros mundos contribuem, juntos, para que a idéia de velocidade esteja presente em todos os espíritos e a sua utilização constitua uma espécie de tentação permanente. Ser atual ou eficaz, dentro dos parâmetros reinantes, conduz a considerar a velocidade como uma necessidade e a pressa como uma virtude. Quanto aos demais não incluídos, é como se apenas fossem arrastados a participar incompletamente da produção da história."

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Parabéns, Maestro!

Hoje é aniversário de Júnior, um dos mais talentosos jogadores de futebol de todos os tempos.
Parabéns, Maestro!

domingo, 28 de junho de 2009

Perfis Brasileiros - D. Pedro II



No mês passado, terminei de ler o livro Perfis Brasileiros - D. Pedro II. A obra escrita (e muito bem escrita) por José Murilo de Carvalho, foi lançada pela Companhia das Letras.
Uma obra que passa a limpo a vida do Imperador Pedro II, desde o seu nascimento até a sua morte no exílio, em Paris, longe de sua terra amada. Recheado de detalhes sobre a vida do monarca, o livro é extremamente informativo, sem ser maçante.
Muitas pessoas possui uma visão deturpada sobre o período da Segunda Regência no Brasil. Com uma escrita leve, José Murilo apresenta a visão do que aconteceu no período, com uma farta documentação e pesquisa detalhada sobre o assunto.
Livro indispensável para aprendermos um pouco mais sobre a história de nosso país, pois somente compreendendo a formação do Brasil, poderemos lutar por um lugar mais justo e forte.

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Trocando livros

A leitura faz parte da minha vida e quem me conhece sabe da importância e do valor que eu dou à literatura.
Sempre em busca de alternativas para poder seguir lendo apesar dos altos preços dos livros no país, me deparei com o site Trocando livros.
A idéia é simples e funcional. Cada internauta faz um cadastro e relaciona os livros que deseja disponibilizar. Quando o livro for solicitado por outro membro do site, basta enviar pelo correio e você ganha um crédito que pode usar para solicitar um exemplar.
Simples, fácil e sem burocracia.
O que está esperando então? Entre no site e boa leitura!

www.trocandolivros.com.br

quinta-feira, 25 de junho de 2009

terça-feira, 23 de junho de 2009

Statu Quo


Statu quo é definido segundo o site Wikipedia como sendo uma "expressão latina que designa o estado atual das coisas, seja em que momento for. Emprega-se esta expressão, geralmente, para definir o estado de coisas ou situações."

Agora leia a passagem abaixo:

"O problema social não tem razão de ser aqui? Os senhores não sabem que este país é rico, mas que se morre de fome? É mais fácil estourar um trabalhador do que um larápio? O capital está nas mãos de grupo restrito e há gente demais absolutamente sem trabalho. Não acredite que nos baste o discurso de alguns senhores que querem ser deputados."

Analisando a frase e a situação descrita, tente adivinhar quando a mesma foi escrita.
O texto foi retirado do livro A alma encantadora das ruas, escrito por João do Rio, no início do século XX.
Impressionante como as coisas não mudam ou como o statu quo é mantido por tanto tempo.

domingo, 21 de junho de 2009

Eram deuses os astronautas?


Erich van Däniken ficou conhecido mundialmente quando lançou o surpreendente livro Eram deuses os astronautas? na década de 70. Suíço de nascimento e cidadão global, Däniken conclui mestrado na Bolívia e é membro da Associação de escritores da Suíça e da Alemanha. Já lançou mais de 20 títulos, traduzidos para mais de 25 idiomas e todos seus livros alcançaram grandes vendagens.
Atacando conceitos e dogmas instaurados pela sociedade religiosa e cientifica, Däniken explora sempre assuntos polêmicos e voltados para Ufologia e mistérios da humanidade. Na época de seu lançamento, Eram deuses os astronautas? foi proibido em vários países e aqui no Brasil era artigo raro de se achar disponível para venda.
Eram deuses os astronautas? baseia-se em intensos estudos científicos e arqueológicos do autor, que tenta provar a tese de que as antigas civilizações sofreram forte influência de seres extraterrestres e que os mesmos estiveram aqui no intuito de ajudar a evolução do planeta. O suíço nos mostra diversas fotos e questiona sobre os grandes mistérios da Humanidade.
Como foram construídas as grandes pirâmides do Egito? Blocos de toneladas sendo carregados por escravos? E as estátuas da Ilha de Páscoa? Mistérios que ficam ressoando na mente do leitor após a leitura desse fascinante livro. Com certeza você irá parar e pensar em muitas das questões propostas pelo autor.

sexta-feira, 19 de junho de 2009

HSBC Arena


No último final de semana fui à HSBC Arena para acompanhar os dois jogos da final da Liga de Basquete. Fiquei impressionado com a qualidade das instalações. Estacionamento amplo, fácil acesso, local bem sinalizado e visão privilegiada de qualquer ponto da arena.
As partidas foram de bom nível, o que tornou mais agradável a visita ao local.
O que não dá para entender é como um local de primeiro mundo, fique fechado praticamente durante todo o ano e sendo aberto esporadicamente para shows musicais.
Cabe ao Comitê Olímpico Brasileiro e as federações entrarem em acordo com o patrocinador do local, para poderem aproveitar melhor o espaço.
Se o sonho do COB é tornar o Brasil uma potência olímpica, um espaço como esse não pode ser deixado de lado.

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Teimosia ou certeza do que se faz?


Todo técnico flutua entre a teimosia e certeza do trabalho que se faz.
Com Dunga a frente do comando da seleção Brasileira não poderia ser diferente. Insistindo em escalar alguns jogadores apenas com o nome (vide Gilberto Silva e Kléber), o treinador vai de jogo em jogo pavimentando a estrada para disputar a sua quarta Copa do Mundo, a primeira como técnico.
Mas o que mais deixa o torcedor em geral desconfiado é a teimosia de Dunga. Tudo bem que ele montou um grupo e que confia que ele trará bons resultados, mas um pouco de lucidez se faz necessário.
Quando se vê o óbvio, não custa dar o braço a torcer e fazer as mudanças para dar um pouco mais de brilho ao futebol mecanizado da seleção.
A Copa do Mundo do ano que vem promete fortes emoções.

domingo, 14 de junho de 2009

O mundo de Sofia


Jostein Gaarder é um filósofo norueguês que lecionava aos seus alunos tranquilamente. Um dia teve uma brilhante idéia. Por que não popularizar a Filosofia? Por que não levar este assunto, um tanto complexo ao público, de maneira leve e descontraída? Começou então a escrever O Mundo de Sofia. Com isso, sua vida sofreu uma reviravolta. Com milhões de exemplares vendidos ao redor do mundo, publicado em uma grande quantidade de idiomas, Gaarder ficou milionário e conseguiu o que parecia impossível, popularizar a Filosofia.
O Mundo de Sofia nos conta a história da adolescente Sofia Amundsen, que nas vésperas de completar quinze anos, começa a receber estranhas correspondências anônimas. Todos os bilhetes contêm perguntas de fundos filosóficos e fazem com que a protagonista percorra toda a História da Filosofia, desde os tempos pré-socráticos até chegar aos filósofos pós-modernos.
Com um ritmo ágil e com suspense, Gaarder consegue fazer com que o leitor passe por diversos temas da Filosofia de maneira leve e divertida, sem se tornar aborrecido.
Um brilhante livro e indispensável para quem quer se iniciar na Filosofia ou mesmo aprender questões novas.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Para começar o feriadão no clima

Nada melhor do que um pouco de música para começar o feriadão.
Tempo chuvoso, friozinho e um pouco de metal para despertar.
Veja o vídeo e aproveite!

quarta-feira, 10 de junho de 2009

Até aonde vai a ganância humana?


Muito se houve falar em guerras no continente Africano. Todo dia, alguém passa a vista em uma notícia que dá conta de um conflito armado acontecendo. Como o caso é distante e não atinge nenhuma potência econômica mundial, o destaque para isso é quase nulo.
A grande mídia não se importa, pois não vende jornal e não arrebanha novos telespectadores, resumindo: Não dá Ibope.
Blogueando por aí, encontrei o excelente post no Blog do Marona, escrito por Guido Cavalcante, dando conta do conflito que acontece na República Democrática do Congo. Neste exato momento, dois países ocupam militarmente o território do Congo.
O principal motivo é que o país ocupado é o principal produtor de Coltan (columbita+tantalita), matéria prima para componentes eletrônicos de celulares, laptops e afins.
Resumo do massacre: Mais de 5 milhões de mortos, desde 1996.

Clique aqui para conhecer a fundo esta triste página da História Mundial.

terça-feira, 9 de junho de 2009

Blogueando no Texto e Contexto


Muito já se falou sobre o bizarro caso do apresentador Sílvio Santos com a a apresentadora mirim de seu programa.
Mas pouco ouvi comentar sobre o nível dos nossos programas de TV.

O Blog Texto e Contexto, do meu grande irmão Wellington, abordou o assunto com maestria e precisão.

Clique aqui e leia o post na íntegra. Vale a pena!

segunda-feira, 8 de junho de 2009

Blogueando no GJOL

Esse post curtinho veio para mostrar uma matéria bacana veiculada no Jornal da Globo, falando sobre o Kindle e o futuro dos jornais impressos.

A dica foi retirada no Blog GJOL (Jornalismo & Internet).

Clique aqui e veja o post e o vídeo.

domingo, 7 de junho de 2009

Histórias Extraordinárias


Um dos autores considerados como pai do suspense e do terror, Edgard Allan Poe é mais conhecido hoje em dia como escritor da história “O Corvo”, que deu origem ao longa metragem estrelado por Brandon Lee, que morreu em um acidente durante as filmagens.
Poucos sabem que este autor americano nasceu no começo do século XIX em Massachusets, filho de um casal de atores e ficou orfão dois anos após. Foi adotado e enviado para Escócia e Inglaterra, aonde recebeu educação e começou a escrever poesias. Após ser expulso do colégio, ele enveredou pelo terror e suspense, aonde fez sucesso e revolucionou este gênero.
Neste livro de contos, Allan Poe nos brinda com várias histórias emocionantes e hipnóticas, que nos prende até ao final desta coletânea.
Destaque para o conto “O poço e o pêndulo” que narra uma história claustrofóbica de suspense em torno de um prisioneiro de guerra.

sábado, 6 de junho de 2009

Cartunista prodígio



A tirinha acima foi desenhada por um cartunista de 13 anos...
Isso mesmo, João M. tem apenas 13 anos e já encanta a todos que entram em contato com sua obra.
Com uma vasta coleção de charges, abordando assuntos cotidianos, inclusive político, João surpreende pela maturidade e pela visão crítica que possui sobre os fatos diários.

Clique aqui e conheça o Blog PorJoão.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Complexo de Vira Lata



"Por complexo de vira lata entendo eu a inferioridade em que o brasileiro se coloca, voluntariamente, em face do resto do mundo" Com a frase anterior, o dramaturgo Nelson Rodrigues descreveu o comportamento dos brasileiros, sempre com a tendência de desvalorizar o que é nosso.
Inicialmente, o termo foi cunhado devido à derrota na Copa de 50, em pleno Maracanã. Depois Rodrigues, ampliou para todos os campos.

Lembrei dessa expressão quando li o post do excelente Blog do Rica Perrone sobre a exaltação do futebol estrangeiro em relação ao nosso.

Clique aqui e acompanhe o post completo de Rica Perrone.

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Guitarras Bizarras


Dando um tempo nos assuntos mais sérios, "abduzi" um link da internet que mostra algumas guitarras com design excêntricos.
A foto ao lado é apenas um dos modelos expostos no site.

Clique aqui e confira as guitarras mais bizarras de todos os tempos.

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Blogueando no Divulgasom

Dando sequência à divulgação de idéias de blogs camaradas, segue uma idéia simples e genial.
Passamos por uma época pobre, musicalmente falando.
As rádios comerciais vivem de hits prontos e embalados pelas grandes gravadoras. O Myspace veio para ser um veículo importante para a divulgação de bandas novas e sem força dos grandes empresários.

O Blog Divulgasom reúne em um espaço único as dicas de bandas e sons que chamam a atenção pela internet.

Vale a pena dar uma clicada e conhecer o trabalho de quem está tentando a vida na carreira musical.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Publicidade nos meios de comunicação



Foi realizada no mês passado a pesquisa InterMeios, divulgado pela revista Meio & Mensagem, que aponta para o panorama sobre a publicidade nos mais diversos meios de comunicação.
Podemos tirar algumas conclusões ao analisar os dados compilados. O faturamento em publicidade, apesar da crise mundial, cresceu 5.9%.Em relação ao primeiro bimestre do ano passado, o crescimento chega a 4%.
O maior crescimento desta fatia foi a conseguida pela internet, com expressivo aumento de 40%. Nas demais mídias, houve um aumento no faturamento.
Somente o jornal impresso apresentou queda de 11.4% na participação em publicidade.
Como já exposto em outros posts, aqui no Blog do Argônio, é urgente a discussão sobre o futuro do papel do jornal impresso. Ou ele se reinventa ou veremos uma morte lenta e agonizante.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Revolução dos Bichos


Nascido em 25 de Junho de 1903, Eric Arthur Blair, ficou conhecido mundialmente com seu pseudônimo George Orwell. Originário de Bengala, colônia britânica das Índias, Orwell resolveu quebrar de vez todos os elos que lhe prendiam ao passado e adotou este codinome como uma forma de romper com sua história burguesa. Um tanto quanto desiludido da vida, chegou a passar algum tempo perambulando pelas ruas da Europa. Começou então a se dedicar à literatura. Com uma visão política bem definida a esquerda, Orwell é considerado como um dos escritores políticos mais influentes do século XX. Foi autor do clássico 1984, onde o mesmo descreveu a sociedade deste ano, como um local totalmente controlado pela tecnologia e as vidas das pessoas sendo manipuladas e vigiadas todo o tempo.
Em A revolução dos bichos, Orwell utiliza-se de uma metáfora muito bem engendrada sobre a história de uma fazenda controlada por um proprietário tirano e que maltrata todos os animais da fazenda. Em uma noite, um velho porco da fazenda reúne todas as espécies de animais do celeiro e lhes conta sobre um sonho que teve, no qual os bichos fariam uma revolução e tomariam o poder da fazenda. Após a morte do velho porco, seu sonho passa a se tornar realidade e o autor passa a detalhar a vida da nova sociedade criada.
Um livro muito polêmico até os dias de hoje, pois muitos o vêem como uma crítica direta ao comunismo e a maneira como foi conduzida a Revolução Russa. Outros já a consideram uma forma de manifesto contra qualquer tipo de regime autoritário e totalitarista.
O certo é que o livro escrito no ano de 1945 continua a ser muito atual e pode de certa forma ser traçado um paralelo com a atual situação política brasileira. Então, nos resta ler o livro e chegarmos a nossas próprias conclusões, ampliando um pouco nossas visões sobre as sociedades modernas.
Uma dica: O livro já caiu em domínio público e pode ser feito um download gratuito na internet. Uma leitura muito rápida (46 páginas) e o mais importante, de graça. Portanto, não há desculpas para não ficar por dentro deste clássico da literatura.