quinta-feira, 30 de julho de 2009

Introdução à História da Comunicação


No próximo dia 03 de Agosto será lançado o livro Introdução à História da Comunicação, organizado pelos amigos Rafael Fortes e Pablo Laignier.
O livro é uma coletânea de artigos escritos por diversas referências na área de Comunicação.
O evento será no próximo dia 03 (Segunda feira), às 18 horas, na livraria do Cinema Arteplex.
Endereço completo: Praia de Botafogo, 316 - Loja D/E.
O acesso pode ser feito pelo metrô (Estação Botafogo)

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Michael Angelo Batio Double-Guitar Solo

Pela falta de tempo aí vai mais um vídeo para curtir.
O mestre deste vez é o guitarrista Michael Angelo Batio.

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Brasil é assim!


Lendo a revista Cult, edição 116, li um artigo de Márcia Tiburi e destaco o trecho a seguir.
Sem maiores explicações, podemos nos encontrar na passagem a seguir:

"Os responsáveis pelas mortes nas guerras declaradas - ou na política do deixar morrer de países como o Brasil - praticam o ocultamento cínico de uma violência elevada à política e mantenedora da lei. Ou mascaram o genocídio com o termo tragédia, infinitamente mais brando, ou nem encontraram nome para isso além de fome, figura que bem administrada é base certa da corrupção. A indústria da fome tem seu funcionário e sua vítima: aquele que se serve da fome alheia e aquele que realmente passa fome. Uma dialética perversa faz suspeitar de um impulso ao genocídio que define os rumos do futuro."

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Parecer acima de tudo



A humanidade passa por diversas transformações, com todos os acontecimentos sendo importantes para moldar a sociedade em que se vive.
No passado, a base da sociedade era o SER. O importante era o que cada ser humano era na realidade. Tempos antigos em que as pessoas podiam se mostrar como realmente eram e eram julgadas por SER algo. Com o passar do tempo e as mudanças sócio-econômicas, o TER passou a ter um predomínio absoluto sobre todas as coisas. Aquele que tinha algo desejado por todos, era o que se sobressaía sobre os demais.
A sociedade almejava TER tudo aquilo que estivesse ao seu alcance e o sucesso era medido pelas posses dos indivíduos.
Nos tempos pós-modernos (ou hipermodernos) o conceito passou a ser outro. PARECER passou a ser mais importante do que tudo.

O trecho a seguir foi retirado do livro Show do Eu, escrito por Paula Sibilia.

"De algum modo, aqueles objetos que acolchoavam a privacidade individual falavam de quem se era. Agora, porém, no atual estágio de ´colonização total da vida social pelos resultados acumulados da economia´, na sociedade do espetáculo, enfim, ocorre ´um deslizamento geral do ter em parecer´. É precisamente dessas aparências e dessa visibilidade que ´todo ter efetivo deve extrair seu prestígio imediato e sua função última´, concluía Debord. Se não se mostra, se não aparecer à vista de todos e os outros não o vêem, então, de pouco servirá ter seja lá o que for. Agora, o importante é parecer."

sábado, 11 de julho de 2009

Maracanã, o templo do futebol


Foto: Cláudia Schembri/Divulgação

O Maracanã é um dos estádios de futebol mais famosos do mundo. Sempre que no exterior alguém fala em futebol, logo a imagem do gigante de concreto vem a mente de todos.
Neste final de semana será realizado um show com o cantor Roberto Carlos em pleno gramado do Maracanã. Nada contra o rei da MPB, mas o gramado do Maracanã não é lugar para a construção de palcos. Show apenas com a bola rolando.
Depois desses eventos, o gramado do estádio fica em estado lastimável e sempre demora algum tempo para se recuperar, além do custo para tal.
O Rio de Janeiro tem outras opções para a realização desses shows. Não seria necessário destruir o gramado para prestar essa homenagem a Roberto Carlos.

quinta-feira, 9 de julho de 2009

"Showneral" e a Sociedade do Espetáculo


Os últimos dias foram tomados de assalto pelas notícias da morte e do preparativo do funeral de Michael Jackson. Televisões, Jornais, sites e os diversos meios de comunicação estavam com os olhos voltados para Los Angeles, na expectativa de acompanhar o que prometia ser um dos maiores acontecimentos do showbusiness.
Nesses dias fiquei pensando a respeito da Sociedade do Espetáculo, teoria e ensaio produzido pelo pensador e escritor francês Guy Debord.
Depois de várias cenas de embrulhar o estômago, fomos obrigados a acompanhar o funeral em tempo real, por rádios, sites e TV´s. O verdadeiro show montado, com a conivência da família, teve distribuição de ingressos, atuação de cambistas, presenças de estrelas do mundo pop, números musicais e tudo mais que se tem direito em um verdadeiro show de horror.

Clique aqui e acompanhe a apresentação da cantora Mariah Carey.

No vídeo acima, podemos acompanhar a performance da cantora Mariah Carey e seu generoso decote. Com os gestos consternados, a cantora encerrou seu número musical, em frente ao caixão, sob aplausos e ovação.

Realmente, depois dessas cenas bizarras, espero que deixem Michael Jackson (primeiro caso que eu vejo de que a missa de sétimo dia acontece antes do enterro) descansar em paz.

Em tempo: Elizabeth Taylor, amiga de Michael de longa data, parece ter sido a mais sensata e recusou o convite para ir ao funeral, alegando que não participaria de um verdadeiro circo que se formou.

terça-feira, 7 de julho de 2009

Homem-máquina e o show do eu


Em tempos pós-modernos ou hipermodernos, como prefere Lipovetsky, o binômio homem-máquina está cada vez mais entrelaçado. O limite de onde começa um e termina outro, está ficando cada vez mais difícil de se estabelecer.
Lendo o livro o Show do Eu, da autora Paula Sibilia, encontrei o seguinte trecho:

"Também proliferam as metáforas procedentes do universo informático quando se trata de arquivar ou deletar algum dado particular do nosso acervo mental, escanear a própria memória procurando algo esquecido, gravar uma informação com segurança redobrada no cérebro, desfazer um pensamento indesejável ou clicar no ponto certo para abrir um link hipertextual. Pode ocorrer, também - e, de fato, isso acontece cada vez mais assiduamente -, que a nossa memória "dê uma pane". Nesses casos, é bem provável que tenhamos esquecido também de fazer backup, uma cópia de segurança das informações mais valiosas. Em certas ocasiões convém desligar o equipamento, desconectar todos os fios, respirar fundo e tentar reiniciar a aparelhagem mental pressionando algum prodigioso botão. Talvez caiba cogitar na possibilidade de trocar o disco rígido ou, por que não, dar uma turbinada nas capacidades de memória fazendo um upgrade geral."

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Vai toca Beat It

Essa é uma homenagem do Rei da Guitarra para o Rei do Pop.

Religião e Futebol não se discute

Um dos assuntos mais comentados na última semana foi a repreensão que a FIFA fez à Seleção Brasileira sobre a comemoração feita, no momento da conquista do título da Copa das Confederações.
Após o jogo, todos os jogadores e membros da comissão técnica se reuniram no centro do gramado e, ajoelhados, rezaram e agradeceram o título.

Pois bem, a Confederação da Dinamarca entrou com um protesto na FIFA para poder evitar este tipo de manifestação.
Concordo com este tipo de atitude da FIFA, pois não se deve misturar jamais assuntos como religião, política e futebol.

Para ilustrar o que eu penso, segue o link do texto de um blog amigo, DEVANEIOS.

Clique aqui para ler o texto.

PS: Diego Dacal, seja bem vindo a este espaço.