quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O Hobbit


Após a filmagem da trilogia Senhor dos Anéis, J.R.R. Tolkien, escritor da saga fantástica, ficou mundialmente famoso, até entre os menos aficcionados por literatura. Com uma escrita complexa e rica em detalhes, os livros de Tolkien passaram a ser disputados nas livrarias de todo o mundo. Contudo, muitos acreditam que a aventura do Senhor dos Anéis, começa neste livro, o que não corresponde a verdade.

Em 1937, Tolkien escreveu O Hobbit, livro onde conta a aventura do hobbit Bilbo e descreve como o mesmo se apossa do famoso anel. Descrevendo a terra média e seus habitantes fantásticos, Tolkien consegue prender o leitor já no começo e faz com que não se tenha vontade de parar de ler, até sabermos o final da história.

O Hobbit é considerado o embrião da empreitada mais famosa de Tolkien, e muitos especialistas indicam este livro como sendo a melhor obra do escritor, superando até mesmo a obra do Senhor dos Anéis.

Uma excelente forma de se começar a compreender um pouco mais da Terra Média e hobbits, orcs, elfos, anões e outros habitantes. Uma dica para quem ainda não leu o Senhor dos Anéis é ler O Hobbit antes, assim consegue-se uma melhor compreensão de toda a história.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

COLUNA ROUGE CERISE


ALGO ESTÁ FORA DA ORDEM?
Fora de Ordem
Caetano Veloso

Vapor barato
Um mero serviçal
Do narcotráfico
Foi encontrado na ruína
De uma escola em construção...
Aqui tudo parece
Que era ainda construção
E já é ruína
Tudo é menino, menina
No olho da rua
O asfalto, a ponte, o viaduto
Ganindo prá lua
Nada continua.



Debates sobre o fim da exigência do diploma de jornalismo. Enfim, a situação parecia sobre controle, pois as empresas continuarão contratando jornalistas formados.
Alívio!
Apesar de não ser profissional da área de comunicação, tenho um enorme apreço e respeito.
Entretanto, ao ler o site da Globo Minas me deparo com a notícia que na Universidade de Uberaba,uma turma de jornalismo foi encerrada.
(http://educacaomg.tv.br/noticias_ler.php?id=1420)
Segundo a matéria da jornalista Fernanda Calgaro, não se trata de um reflexo da polêmica do STF (Supremo Tribunal Federal), mas o alto custo financeiro do curso.
O que me surpreende é que ano passado na PUC/MG ocorreu um problema parecido: Não houve vestibular para o curso de Letras e, por conseguinte no semestre posterior não houve formação de turma por falta de candidatos.
Eis o cerne da questão: Em meio a tantas medidas de políticas de incentivo a formação universitária, alguma coisa está fora de ordem?
Não?

Rouge Cerise

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Idiomas do Twitter



Foi liberado recentemente um estudo desenvolvido pelo grupo americano Web Ecology sobre os idiomas utilizados no Twitter.


Qual a surpresa? O segundo idioma mais utilizado no site de microblog é a Língua Portuguesa. Sim, nosso idioma já encontra-se em local de destaque. Tal qual foi acontecendo no Orkut, o Português começa a se espalhar por lá.

Surpresa foi o baixo uso do espanhol e do francês.
Pelo gráfico liberado na pesquisa, você pode acompanhar todos os idiomas utilizados no Twitter.




domingo, 27 de setembro de 2009

Projetos


Escuridão, dor e medo! Únicas sensações que passavam pela sua cabeça. Isso sem falar naquele irritante zumbido no ouvido. Fábio tentava pensar e arrumar as idéias na sua mente, mas o que se lembrava era apenas um imenso vazio no seu cérebro.
O último momento que se lembrava era de sua família em casa reunida, estava chegando e ouvia a conversa que vinha animada de dentro. Mulher e os dois filhos falavam animadamente. De repente, aquele imenso vazio e o escuro. Por quanto tempo estaria desacordado? Será que havia morrido? Nunca acreditou nessa história que ouvia de sua irmã, de reencarnação e histórias de vida após a morte. Contudo, por mais explicações que buscasse não encontrava. Ainda tinha aquela dor persistente na cabeça e no braço esquerdo.
Comentários sobre a história acima serão bem vindos...

sábado, 26 de setembro de 2009

A Utopia


Thomas Moore, conhecido também como Thomas Morus, nasceu na Inglaterra no ano de 1478, mais precisamente na cidade de Londres. Criado na corte inglesa e formado em Direito na faculdade de Oxford, foi sempre um contestador da burguesia e da corte. Amigo e confidente de Erasmo, Moore passou a vida nesse paradoxo, ao freqüentar a corte e flertar com idéias liberais demais para a época. Justamente por esses pensamentos, Moore acabou sendo condenado à morte (1535) por se recusar a comparecer a coroação de Ana Bolena e jurar fidelidade à mesma e seus descendentes.

Moore entrou para a história ao escrever o antológico “A Utopia”. Este livro virou um clássico por ser o primeiro escrito a retratar, com ironia, as injustiças de uma sociedade burguesa e baseada nos lucros. Seria uma tentativa pioneira de propor uma comunidade baseada na justiça social, com um Estado mediador e interferindo em todos os campos.
Para propor tal modo de vida, o autor retrata uma ilha fictícia na qual todos são iguais, trabalham sem salário, são providos de todas as necessidades básicas pelo Estado e todo o luxo e supérfluos simplesmente não existem, em uma clara alusão ao modo de vida da corte.
Muitos consideram o ensaio de Moore como sendo uma das bases do Socialismo. Vale a pena uma conferida de perto neste clássico da literatura mundial.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Devaneios Argônicos



Pessoal,


Desde a semana passada fui convidado para escrever semanalmente uma coluna no Blog amigo Le Poète en Fleur, de autoria de Carol Sakurá.


Então, toda sexta feira você poderá conferir a coluna Devaneios Argônicos. Tratando de assuntos diversos, é mais um point para discussão de assuntos da atualidade, com a finalidade de aumentar a consciência crítica.


Aguardamos a visita de vocês.


quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Rio – Cidade decadente


Morei a maior parte da minha vida no simpático bairro de Vila Isabel (foto). Com isso, passei a admirar o local, já que foram bons tempos. Local agradável, pessoas simpáticas, noite agitada com vários bares e restaurantes abertos por toda a madrugada.
Saí de lá há sete anos atrás. De lá pra cá, o que se tem visto é uma decadência total. Ruas em péssimo estado de conservação, imóveis desvalorizados e a única agitação que se vê nas noites, são os intensos e constantes tiroteios.
O local encontra-se entregue ao poder paralelo e os moradores abandonados à própria sorte. Ninguém tem mais coragem de sair de casa a noite, visitantes evitam chegar e sair muito tarde, ou seja, quase um estado de sítio.
Falo de Vila Isabel, contudo esta história pode ser ampliada a vários outros locais da cidade do Rio de Janeiro. Várias pessoas têm fatos semelhantes para contar. Além disso, vemos uma verdadeira debandada de empresas e indústrias, que estão preferindo a segurança de outros locais, a permanecer na insegurança do Rio de Janeiro.
Até quando ficaremos de braços cruzados assistindo ao depredamento de nossa cidade? Vendo um jogo de empurra entre esferas políticas e cada vez mais o povo perdido no meio? Temos que lutar por melhores condições de vida, não só em relação à segurança pública, mas sim de melhores condições de vida como um todo e exigir a verdadeira Cidade Maravilhosa de volta.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Brasil – País do Futuro


Nesses meus mais de trinta anos de vida, escutei muitas vezes a máxima de que o Brasil era o país do futuro. Muitos afirmavam, no final da década de 70 e no início dos anos 80, que o Brasil seria a potência do século XXI e que iríamos dominar o cenário mundial pela nossa grandeza e riqueza de nosso extenso território.

Passados duas décadas, a realidade que presenciamos é bem diferente do idealizado e projetado pela geração passada. Quais seriam as explicações plausíveis para este “fenômeno”? Seremos capazes de alcançarmos o estágio idealizado por muitos?

Essa semana foi divulgada uma pesquisa que pode nos trazer um pouco de luz para essas questões e nos explicar um pouco o fracasso do país. Anualmente, um órgão internacional pesquisa e classifica os países do mundo de acordo com o nível de corrupção de cada um. Na classificação deste ano, o Brasil caiu cinco posições e encontra-se na 62ª posição como o país mais transparente do mundo. O país líder deste ranking é a Finlândia, seguido da Noruega e Dinamarca. Lembrando que esta pesquisa foi feita levando em consideração o período que antecedeu a atual crise política em que nos encontramos.

Analisando estes dados, podemos ter uma noção de um dos entraves ao desenvolvimento do país. A corrupção que assola e atinge diversas esferas de nossa sociedade é uma das responsáveis direta pelo atual estágio em que nos encontramos. Quando falo de corrupção, não me refiro apenas à famigerada classe política, mas também nos pequenos gestos diários de todos os cidadãos. É o sujeito que oferece uma “cervejinha” ao guarda, aquele outro que tenta burlar as leis para se dar bem e todos os modos ilegais que são praticados por quase todos, com a desculpa de que são inofensivas.

É chegada a hora de todos nós fazermos uma reflexão e decidir qual o futuro que queremos para nós e nossos descendentes. Devemos começar a mudar nossa mentalidade e deixar de culpar apenas os nossos dirigentes. Com a adesão de todos, poderemos reverter o quadro e levar o país rumo a uma sociedade mais justa e honesta.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

COLUNA ROUGE CERISE







Olá!
Repleta de prazer e honra venho a convite do Léo Lagden trazer um ar “rouge” ao nobre espaço Argônico.
Partindo do princípio que Literatura é subversão,essa coluna trará uma miscelânea de assuntos.

Eis o primeiro assunto:


“Escrevo para me livrar de mim mesma.” A afirmação da crítica de arte e escritora francesa Catherine Millet. FLIP(05/07/2009)


Discordo!
Escrever para a mulher é uma tarefa delicada.
Uma amiga de infância diz que expressa seu mundo através da escrita.
Eu mesma já me questionei se seria uma pin up ou poetisa sórdida.
Nosso mundo paralelo ganha vida através do ato de escrever.
Na adolescência, escrevemos diário: confissões cotidianas, relatos sentimentais e muitas vezes ele é nosso amigo.
Cheguei à descoberta, que esse querido caderninho não era um “amigo” recheado de letras e páginas, nem mesmo um relato de confissões banais de uma adolescente.
Era eu mesma composta em papel e construída em letras dia a dia.
E o que era um lugar comum se tornou um espelho.
Recordo-me dele.
Encontro risos, lágrimas, frustrações e tudo o que sou,porém com uma vantagem:olhar já amadurecido,aquele onde posso rir ou me envergonhar simultaneamente.
Risos sem mágoas.
Viremos à próxima página!

Abraços!

Rouge Cerise

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Solidariedade sempre!


A solidariedade talvez seja um dos gestos mais nobres do ser humano. Na semana passada, a Rádio Bandnews em conjunto com o INCA (Instituto Nacional do Câncer) e com o Hemorio, organizaram um mutirão para reunir pessoas para o cadastro de potenciais doadores de medula óssea.
Algumas informações são interessantes e que valem a pena serem repassadas, para que aumentemos o número de pessoas cadastradas no banco de doadores.
Para proceder o cadastro, a pessoa de 18 a 55 anos pode comparecer com uma identidade e doar 5 mL de sangue. Depois de cadastrado, o sangue passa por uma pesquisa genética e se faz um cruzamento com o banco de dados dos pacientes que necessitam de doação.
Sendo compatível com o paciente, o potencial doador é chamado para realizar uma bateria de exames. Passando na triagem, o doador é submetido a uma pequena intervenção, com anestesia, e depois de um tempo em observação no hospital (24 horas) é liberado e fica mais uns 4 dias em repouso.
Sacrifíco muito pequeno em relação ao benefício que é gerado, ao salvar uma vida.
No Brasil, o estado do Paraná e de São Paulo são os que apresentam os maiores cadastros. Rio e Minas disputam o terceiro lugar.
Lembrando que o procedimento é seguro e simples!
Vamos lá pessoal, não vamos deixar passar a oportunidade de se fazer uma boa ação!
Clique aqui para conhecer o site do Hemorio e verificar os locais de doação.

domingo, 20 de setembro de 2009

Blogueando no Argentina & Brasil


Blogueando por aí, encontrei Blog Argentina & Brasil. Mantido com a intenção de aproximar os povos hermanos, ele tem uma estrutura bem interessante: Matérias em português falando de assuntos da Argentina e matérias em espanhol falando de assuntos do Brasil.

Idéia bastante interessante e criativa de mostrar culturas diferentes e geograficamente tão próximas.
Então, vamos deixar a rivalidade apenas para o campo de futebol e vamos visitar o blog para nos aproximarmos dos hermanos.

Clique aqui.

sábado, 19 de setembro de 2009

Avião, submarino. Mas, cadê a educação e a saúde?


Realmente impressionante a capacidade dos políticos brasileiros. Quando você pensa que já viu de tudo, eles sempre arrumam um jeito de nos surpreender.

Sai na mídia atualmente, toda a negociação do governo federal em negociar com empresas estrangeiras a aquisição de aparelhagem militar (caças, submarinos nucleares etc.), com a desculpa de que temos de preservar a soberania do país.

Independente de posição política, pare para pensar um pouco. Só com os caças, a estimativa é de se gastar em torno de R$ 4 bilhões...Com todo o aparato de guerra, o custo é de mais de 30 bilhões.


Agora eu me pergunto. Enquanto os militares são dispensados em alguns dias para não se gastar dinheiro com comida, estudantes da rede pública de São Paulo tem de escolher entre tomar café da manhã ou jantar, para se economizar R$ 600 mil por mês. Além do descaso com a segurança pública, saúde, educação etc., seria mesmo necessário se gastar esse montante para investir em brinquedos de guerra?

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Abaixo a ditadura!

Todos que me conhecem sabem que sempre fui apaixonado pelo estudo da História em Geral. No capítulo da História do Brasil, uma passagem que sempre me atraiu foi a época da Ditadura Militar (1964-1984).
Semana passada fui convidado para dar uma palestra sobre esse período negro de nosso país.
Pesquisei bastante e estudei mais um pouco. E cada vez que entro dentro dessa história, cada vez mais tenho pavor quando escuto a frase: "Tempo bom era o tempo da ditadura".
Frases deste tipo são proferidas por pessoas que não tem a mínima noção do que aconteceu nos bastidores e nos porões do país.

Pesquisando na internet, encontrei um texto magnífico no Blog Thorpo.
O conto mostra bem o que acontecia na época. Além do maravilhoso texto, algumas fotos mostram a realidade nua e crua.

Vale a pena acessar: Clique aqui para entrar no Blog Thorpo

Para uma dica de filme, clique aqui e veja o post mais antigo sobre o assunto.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Tecnologia ajuda ou atrapalha?

Reprodução: Internet

"A estupidez da internet seduziu a geração atual, que vive mergulhada numa cultura fragmentada". A frase anterior foi dita por Doris Lessing, escritora que faturou o Nobel de Literatura no ano de 2007. O modo como a escritora encara a geração atual é apenas um lado da eterna discussão sobre os benefícios ou malefícios da tecnologia no mundo de hoje em dia.

A briga parece ser eterna e que nunca terá um fim. Engana-se que tudo começou com o computador e sua polarização, entre as décadas de 1980 e 1990. A contenda vem de longa data, desde a criação da escrita, passando pelo surgimento do rádio, cinema e TV e finalmente chegando na internet.

Autores conceituados afirmam que a dependência da tecnologia nos torna seres humanos mais limitados. Outros, já tentam demonstrar que o uso eficiente é fundamental para acelerar a difusão de conhecimento.

Esta semana a polêmica foi reaberta com a declaração de músicos de rock, tais como o baixista Bill Wyman, dos Rollings Stones e Jimmy Page, um dos ícones do Led Zeppelin, que afirmaram que a propagação de jogos do estilo de Guitar Hero (onde os usuários apertam botões coloridos e seguem a sequência musical, com a sensação de estar tocando a música) faz com que os jovens percam o interesse em aprender a tocar instrumentos verdadeiros.
Como resposta, um dos executivos da empresa criadora dos jogos musicais, aponta um crescimento na busca de jovens em aulas de instrumento.

E você, caro Argonauta? Como encara essa disputa? De que lado você está?


Uma matéria bem legal sobre o assunto saiu no caderno de tecnologia do Globo Online (Clique aqui para ler a matéria na íntegra).

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Desenho Rei IV

Para aqueles "argonautas" que me acompanham a algum tempo, já conhece essa série de posts intitulada de Desenho Rei.
São desenhos do artista Renato Rei que posto nesse espaço para incentivar novos talentos.

Clique na lista ao lado e veja os links relacionados para apreciar mais desenhos.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Blogueando no Contos e poemas


Dando aquela blogueada por aí, me deparei com o Blog Contos e Poemas (Ayres Santos), as poesias de lá são de rara sensibilidade e beleza.
Peço licença e posto uma aqui.
Para conhecer mais, clique aqui.
Ilusão
Pensei que fosse o céu

Mas estava enganada

Era o inferno.

Estava tão iludida

Que não via o outro lado

O lado ruim.

Como me enganou

E facilmente

Eu estava cega.

Na verdade

Tu eras o meu pior pesadelo

O meu maior medo

O meu maior erro.

Pensei que fosse o céu

Mas estava enganada

Era o inferno.

O inferno.

Ayres Santos

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

A arte da fotografia

Foto: Domingos Peixoto

A foto acima é do repórter fotográfico Domingos Peixoto. Conheci Domingos e convivi com ele durante um ano. Grande figura e profissional competente, Domingos exala carisma e paixão pela profissão que segue.

Posto a foto como uma homenagem ao amigo distante e como uma forma de reconhecer o talento e divulgar a fotografia como uma das formas mais eficazes de comunicação.

Quem não se lembra da foto acima?

domingo, 13 de setembro de 2009

O Mito


O ano era o de 1998. O cenário era a quadra de basquete de um maiores times da NBA, Chicago Bulls. Estava sentado em frente a TV assistindo mais um show do imortal camisa 23. Michael Jordan, que foi o maior jogador de todos os tempos, disputava mais uma final e conseguiu um arremesso de 3 pontos, no final da partida e acabou por abocanhar o sexto título de sua carreira.

Números fantásticos e que impressionam. Seis títulos da NBA, duas medalhas de ouro, mais de 32 mil pontos, mais de 6 mil rebotes e por aí vai. O feito de Jordan é tão impressionante que a sua supremacia sobre os demais nunca é questionada.
No futebol, o melhor de todos os tempos foi Pelé? Para uns, Maradona superou o rei do futebol.
No tênis? Federer ou Sampras? Na Fórmula 1, Senna ou Schumacher?

Mas no basquete a coisa é diferente, o melhor de todos é Jordan. Os demais correm para serem sempre o segundo melhor jogador.

Saudades do tempo em que via a camisa 23 realizar feitos inimagináveis em quadra. Arremessos improváveis, defesas impossíveis e voos espetaculares.

Lembrei disso tudo ao saber que somente agora, Jordan entrou no Hall da fama do basquete. Até que enfim homenagearam o Hall da fama.

sábado, 12 de setembro de 2009

Pera religiosa

Imagem: Reuters

Um agricultor chinês demorou 6 anos para aperfeiçoar uma pera em forma de Buda.
A foto mostra o resultado. Por U$ 7,32, os apreciadores da fruta ou então os mais religiosos podem levar a Pera Buda para casa.

Quando eu penso que já vi de tudo, sempre tem algo a mais para surpreender.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Fórmula 1 no muro

Que a Fórmula 1 sempre teve casos antiéticos isso não é surpresa para ninguém. Contudo, a história que aos poucos vai sendo revelada no caso do acidente proposital de Nelson Piquet Jr, no GP de Cingapura de 2008, supera todos os limites.

Sempre acompanhei a categoria máxima do automobilismo e as manobras e casos polêmicos eram presenças constantes. Quem não se lembra de Alan Prost batendo propositalmente em Ayrton Senna, para ganhar o título? E no ano seguinte Senna devolvendo a batida e ficando com o título? Além das manobras pouco recomendadas feitas por Schumacher e a famosa deixada de Barrichelo para a vitória de Schummy no GP da Hungria. Portanto, no meio da F1 não lidamos com santos. Mas, Nelson Piquet Jr., Briatore e o engenheiro chefe da Renault conseguiram superar tudo o que havia acontecido até então.

Se neste momento a FIA não se posicionar e tomar uma atitude dura, com exclusões, a F1 perderá de vez o seu encanto.

Em tempo: É melhor Nelson Piquet Jr. arrumar outra profissão, pois seu fim no esporte parece cada vez mais consumado.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Mea culpa



Mea culpa: Frase latina que se traduzida para o português significa "minha culpa" ou "falha minha".

Dessa maneira venho aqui para admitir que a seleção brasileira, a seleção de Dunga, conseguiu me convencer do contrário. Não que eu duvidasse da classificação para a Copa, uma vez que com esse sistema de eliminatórias seja quase impossível um time do porte do Brasil ficar de fora.

Contudo, quem acompanha esse espaço pode reparar que sempre fui contrário aos métodos do "técnico" Dunga e suas convocações e as "exibições" do escrete canarinho.

Relembre clicando nos links abaixo:

Seleção anã: clique aqui.

Teimosia ou certeza do que se faz: clique aqui

Portanto, venho a público dar o braço a torcer. Dunga conseguiu classificar, montar um grupo comprometido e que está jogando um futebol apresentável, principalmente contra as seleções de grande porte.

Agora, próxima parada África do Sul!

domingo, 6 de setembro de 2009

Catapulta

Para dar uma animada no feriadão com um pouco de chuva, segue um vídeo de uma banda que fez música nos anos 90, pouco reconhecida, mas que faziam um som "justo".

Catapulta é uma banda baiana e que lançou um CD de rock pesado, com alguns elementos de música de capoeira e ritmos brasileiros misturados.

Vale a pena dar uma conferida!

sábado, 5 de setembro de 2009

Tempo de resistência



Hoje de manhã, acordei e dando aquela zapeada na TV, comecei a assistir ao documentário Tempo de resistência, do diretor André Ristum, no canal Brasil.

Abordando o tema da resistência armada no Brasil, na época da ditadura, o filme conta com vários depoimentos emocionantes dos presos e torturados políticos. Impressionante os relatos e que deveriam ser divulgados para a grande maioria dos brasileiros, que mesmo aqueles que viveram naquela época, insistem em dizer que tem vontade de voltar aos tempos da ditadura.

Excelente documentário e deixo como dica para o feriado!