domingo, 28 de fevereiro de 2010

021

Capa do jornal Extra do dia 25 de fevereiro.
Parabéns à equipe da editoria de cidade do jornal Extra, que com muita dedicação e afinco conseguiu imagens e matérias estarrecedoras.

Com a palavra o poder público!

Obs: Lendo o jornal (sim, comprei a versão impressa, pois achei que deveria homenagear os jornalistas que trabalharam na matéria), lembrei da música 021, do Planet Hemp.
Rio, cidade desespero...

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Segredos de Menina


Mais um Sábado, mais um texto de Grazi Canaam.
Queridas Argonautas, esse texto é para vocês!
Dica para o sucesso com os homens

Amigas, esse serviço que vou prestar á vocês é de utilidade pública e privada.

Por favor, amem os homens!! Não sei o nome da cadela que inventou a frase “OS HOMENS SÃO TODOS IGUAIS", mas eu prometo que se eu achar eu acabo com ela.(Calma não sou assassina).

Realize que todos os homens são iguais, escolha um e pronto leve para sua casinha e faça o que quiser com ele, depois serão felizes para sempre. Se alguém aqui quer ter sucesso (não só com homens, na vida também) parem de generalizar como se fosse uma plantação de arroz ou um canavial. Todos somos diferentes, por isso anime-se, se o pinto do seu namorado for pequeno, você tem a chance de encontrar um maior, Por quê? Os homens são todos diferentes!!

Assim como as mulheres, os cachorros, os vizinhos e segue-se uma lista. Jamais culpe todos os cachorros porque um te mordeu, seja um Pitt Bull, ou um Labrador; cada um é de um jeito. Bom, depois deste passo importantíssimo, acalme-se, que ansiedade tem tratamento, então vá se tratar ao invés de ficar do lado do telefone no domingo, culpando todos os homens do planeta.

Amiga, não queira ser a diferente, a bacana, a legal, ou a pior de todas a ESPECIAL, se algum homem te disser isso, pode ter certeza de que 90% de chance, ele vai ser apenas um grande amigo. Tenha uma conversa prazerosa, não precisa contar que você joga futebol, faz musculação, consegue abrir o vidro de Palmito, sabe fazer prateleiras, trocar o gás, assar churrasco, desentupir fossa e etc. Ah, também não diga (não num primeiro momento) que não tem medo de nada: barata, rato, assalto, filme de terror. Seja mais feminina, fale pouco amiga, escute ele falar. Não tire conclusões precipitadas, os colorados adoram vermelho, então não se assuste com a meia vermelha dele. Outra coisinha, a escritora Gisela Rao, aconselha a não dar a cestinha (transar) no primeiro encontro. Concordo com ela em partes. Se você gostou do cara, e ele de você, espere um próximo encontro, se o cara está afim ele espera na boa.

Caso você queira comer o cara, daí vá em frente (a “cestinha”, é sua. Seja feliz!). Pra finalizar, OS HOMENS NÃO SÃO TODOS IGUAIS, por tanto se você encontrar um imbecil, que não fala nada com nada, que se acha o bambambam, esqueça tudo que você leu até agora e chute o balde. Diz que tem três filhos, de três casamentos, que fuma charuto, que é campeã na sinuca, e odeia se depilar, no final do encontro se ele ainda pedir seu telefone, dê , o da Farmácia, vai que ele precise pode ser útil.

Beijos
Grazi Canaam

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Desconstruindo McLuhan



"O meio é a mensagem"

A frase acima é um marco para os teóricos da Comunicação Social. Com ela, Marshall McLuhan assombrou e contrariou os estudiosos da época e escreveu um de seus livros mais famosos e influentes. Em plena década de 1960, McLuhan já falava com propriedade sobre veículos de mídia eletrônica e divulgava aos quatro ventos sobre a grande Aldeia Global, que se tornaria o mundo dentro em breve, pelo andar da carruagem da evolução dos meios de comunicação.

Acabei de ler o livro Desconstruindo McLuhan, escrito por Wilson Oliveira. Nesta obra, Wilson desconstroi as ideias de McLuhan, sempre tendo como pano de fundo uma de suas paixões: o cinema. Fazendo uma ponte entre McLuhan, Deleuze e outros teóricos, a obra se faz necessária para compor a biblioteca de estudantes e apaixonados por Comunicação Social.
Conheça mais sobre Wilson Oliveira clicando aqui e aqui.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Educação Brasileira

Foto: O Dia online


A falta de educação do povo brasileiro em geral é assombrosa.

Diariamente comprovo esta afirmação na cidade do Rio de Janeiro e vendo os noticiários, posso tranquilamente estender a máxima para todo o país. Leis que simplesmente são ignoradas, atos de egoísmo profundo, uma competição desenfreada no trânsito e todas as coisas menores que se somadas no dia a dia tornam (principalmente) as grandes cidades em locais de difícil convivência com o próximo.

Um dos exemplos mais clássico que assisto quase todos os dias são motoqueiros que utilizam passarelas de pedestres para cortar caminho. Experimente ficar andando na frente para ver o que acontece. Eles só faltam te jogar no chão e te olham com uma cara, que o faz se sentir culpado de atrapalhar o tráfego de veículos, onde, em tese, deveria estar somente pedestres.

Pessoas furando fila, jogando lixo no chão, entrando em filas especiais (sem o direito a tal) e muitos outros atos que tenho certeza que os Argonautas aqui presentes já se cansaram de ver.
Uma mudança deve partir nos menores gestos e deve iniciar por nós mesmos, sem esperar que os políticos resolvam nossos problemas.

Consciência Já!

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Mais do mesmo



Mais uma vez e o filme se repete. Clássico no futebol transforma-se em palco de violência e vandalismo. "Torcedores" de Palmeiras e São Paulo se enfrentaram e transformaram não só os arredores do Parque Antártica, mas até as rodovias distantes mais de 50 quilômetros, em praças de guerra.

Saldo: Uma morte, dezenas de feridos e uma cidade que não sabe mais o que fazer para contornar o quadro.

Reforçando que esses fatos não são isolados e nem exclusividade de São Paulo. Pelo Brasil afora, vemos casos como esse. É só lembrar do lamentável final de jogo entre Coritiba e Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro passado, quando o Couto Pereira foi tomado por "animais" disfarçados de torcedores e a pancadaria correu solta.

Por falar nesta ocorrência, talvez encontremos respostas para que isto continue ocorrendo ano após ano, clássico após clássico. O estádio do Coritiba foi interditado e havia a proibição de jogos lá. Como tudo no Brasil se resolve com jeitinho, a punição foi revogada e o Alvi-verde Paranaense já manda jogos em seu estádio.

De impunidade em impunidade, vamos vendo o futebol se tornar cada vez mais programa para vândalos. Triste realidade de um país que será a sede da Copa do Mundo de 2014.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Coluna da Rouge: Pegadas


Caminhando na praia, saio das rochas e piso a areia.

Tão dourada, tão fofa, que os pés sentem cócegas.

O calor do sol me aquece e sigo para o mar.

Pegadas.

A cada passo, vejo minhas marcas que se desenham na areia, que as reflete como espelho.

Mas o mar vem e as apaga. Como um ciclo, cada pisada se vai com as àguas.

A vida vem a mente.

Onde ficam as marcas dos meus passos sobre a terra?

Elas ficam ou se esvaem?

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Se beber, não case


Sempre estive para ver o filme Se beber, não case. Sempre acontecia algo, que me impedia no último momento. Não consegui assistir no cinema e nem alugar.
No final de semana, antes do carnaval, consegui resgatar os pontos do programa de fidelidade da Sky Tv e comprei o filme.
Final de tarde de Sábado, esposa ao lado, escurinho no quarto e comecei a assistir ao filme (muito recomendado por sinal).
Tive uma grata surpresa. O filme é realmente hilário e vale a pena. Bastante ritmo e cenas divertidíssimas, fazem que as quase duas horas de história, passem muito rápido.
Se os Argonautas tiverem um tempinho sobrando, aconselho a alugar o filme e assistí-lo. Tenho certeza de que não irão se arrepender.
Boa diversão e boas risadas!

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Blog Antenado


O ano de 2010 marca a data simbólica de 40 anos de criação dos "antepassados" da internet.
Qual não foi minha surpresa quando recebi uma ligação e um convite feito pela produtora do programa Antenados na geral, da TV Boas Novas, para participar de um programa ao vivo sobre o aniversário da internet.
O programa de debates, voltado para o público mais jovem, contou com a participação de 5 participantes (incluindo o Argônio que vos fala), além do apresentador. Com duração de 1 hora, conversamos a respeito das características da internet, as facilidades, os vícios, as armadilhas e todo tipo de assunto.
Assim que conseguir pegar a filmagem, passarei para o YouTube e linkarei aqui no Argônio, como forma de agradecimento aos queridos Argonautas que sempre me deram força nesses quase dois anos de luta.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Selos e reconhecimentos







Uma das maneiras mais simpáticas no meio da Blogosfera de brindar um companheiro de letras é através de selos.

O selo é repassado para os blogs que na concepção do autor faz por merecer uma premiação. Seja pelo conteúdo, pelo layout ou por amizade, os selos são distribuídos e repassados pela grande rede.

Fico feliz que no último mês recebi 3 selos de qualidade. Vieram da amiga Carol Sakurá (Le Poete), Dani (Ponto Rouge) e da Jack (Jacona Land).
O Blog do Argônio está quase completando 2 anos de existência e fico muito feliz pelas conquistas e, principalmente, pelos amigos feitos por aqui.
Agradeço sempre a presença e a participação nos comentários.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Zumbilândia


Na semana passada estava no shopping esperando e para matar o tempo, passei no cinema para ver o que poderia ver. Estava na esperança de assistir O Fim da escuridão ou Invictus, contudo o único filme que daria tempo era Zumbilândia.

Nem imaginava do que se tratava o filme, apenas que era comédia com terror. Bom, sendo assim, entrei no cinema para encarar.

O começo animou, com a música do Metallica (For whom the bells tolls) logo de cara. A história é simples. Os Estados Unidos foram devastados por uma praga e praticamente só sobraram zumbis canibais vagando pelas cidades destruídas. Os quatro do cartaz acima não foram infectados (um nerd, um caçador de zumbis e duas irmãs trambiqueiras). Juntos, eles passam a viajar e combater os zumbis.

O filme chega a divertir em certos momentos, mas a dica do Argônio fica sendo: espere passar na Sessão da tarde. Se estiver chovendo e nada melhor para fazer, veja.

Pelo menos não fiquei vagando no shopping e no calor infernal do Rio. O ar da sala estava gelando e passei duas horas longe do suplício do calor.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Digitalização e Virtualização do texto

A evolução da humanidade passa pelo desenvolvimento da comunicação. Seja no momento do nascimento da língua falada ou da escrita. Diversos acontecimentos e desdobramentos foram se dando com o desenvolvimento do modo como interagimos com linguagem, gestos e textos.

A partir dessa ideia lançada na Pós graduação de Mídias Digitais, nosso grupo escreveu um artigo intitulado "Digitalização e Virtualização do texto", onde tomamos como base dois autores: Steven Johnson e Pierre Levy, para mostrarmos como o desenvolvimento do modo do texto digital influenciou no modo como as pessoas interagem e ainda a mudança na relação pensamento/escrita.

Para ler o artigo completo, clique aqui. Faça o cadastro e vá nas edições onlines da Revista Artefactum. O artigo encontra-se na edição de fevereiro de 2010.

Vale a pena dar uma olhada no artigo Wilson Oliveira: "O YOUTUBE E A MEMÓRIA: um arquivo para além das imagens e das coisas"

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Lei seca no Twitter

O Twitter com suas possibilidades de comunicação logo caiu no gosto popular. O Brasil já se tornou o segundo país em presença no site de microblogs. A versatilidade e rapidez com que os assuntos circulam por ali, ganharam destaques em diversos momentos, tais como o acidente do avião que pousou nos Estados Unidos em pleno rio, e que foi veiculado primeiro ali. Além de outros assuntos, que tiveram origem no site e partiram para a grande mídia.

Um dos perfis mais polêmicos é o @LeiSecaRJ. Nesse perfil são passadas (predominantemente) informações sobre blitz, condições de trânsitos e as barreiras montadas para fiscalização da Lei Seca.

Quem é a favor, comenta que já escapou de engarrafamentos, enchentes e até confrontos entre policiais e bandidos, dando uma conferida no Twitter. Contudo, existe uma corrente que afirma que com essas informações sendo divulgadas, os próprios bandidos se utilizam desses meios para conseguir escapar das batidas policiais. Além das pessoas que dirigem após beber, conseguirem desviar das operações da Lei Seca.

Um assunto pra lá de controverso e que já gerou diversas polêmicas e debates no Twitter.

E você, caro Argonauta, o que acha? É a favor ou contra?

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Levante, resista: Lute pelos seus direitos


Na semana passada estava assistindo ao documentário sobre o Bob Marley. O cantor jamaicano, mesmo não sendo uma unanimidade a respeito do seu gosto musical é, indiscutivelmente, uma das maiores figuras da música mundial de todos os tempos.

O ícone jamaicano era um compositor voltado para as causas sociais. Sempre em defesa do povo oprimido e subjugado, conseguiu levar sua mensagem a quase todos os cantos do planeta. Pergunte para qualquer pessoa, de qualquer idade. Pelo menos, eles já ouviram falar em Bob Marley.

No documentário falaram sobre a música Get up, Stand Up. A música, segundo Rita Marley (esposa de Bob) foi feita para o Haiti.
Pegando a letra, veríamos que ela está mais atual do que nunca e que se aplicaria bem em diversos outros lugares, inclusive aqui no Brasil.

Veja a letra abaixo! E vamos aproveitar para pensar nas eleições que se aproximam...

Pense, mude, faça algo!
Levante, resista, lute pelos seus direitos!



Get up, Stand up
(Bob Marley)

Get up, Stand up
Stand up for your rights
Get up, Stand up
Don't give up the fight

Preacerman, don't tell me,
Heaven is under the Earth
I know you don't know
What life is really worth

It's not all that glitters is gold
Alf the story has never been told
So now you see the light, eh!
Stand up for your rights

Come on!

Most people think
Great God will come from the skies
Take away everything
And make everybody feel high

But if you know what life is worth
You will look for yours on Earth
And now you see the light
You stand up for your rights

We sick and tired of a your ism-skism game
Dyin' and goin' to heaven in a Jesus name, Lord
We know when we understand
Almighty God is a living man

You can fool some people sometimes
But you can't fool all the people all the time
So now we see the light (What you gonna do?)
We gonna stand up for our rights!

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Reaja


Navegando na grande rede, encontrei o texto "A apologia do faroeste" escrito pelo professor Rafael Fortes e publicado no Observatório do direito à Comunicação.

Excelente artigo que fala sobre a verdadeira selva que encontramos na relação entre a mídia, políticos e a sociedade brasileira.

Falta de regulamentação, o não cumprimento de leis estabelecidas pela Constituição Brasileira e um verdadeiro silêncio que ronda nos grandes veículos sobre isto são os pontos abordados. Através deste artigo, cheguei ao site Donos da Mídia, que relaciona os políticos que são sócios de grupos de comunicação, fato que é vedado pela própria Constituição.

Como vivemos no Brasil, o país do jeitinho e com um povo não muito afeito às manifestações políticas e a reclamar seus direitos, os barões da Comunicação continuam deitando e rolando e fazendo o que bem entendem.

Leia o artigo A apologia do faroeste. Clique aqui.

Veja a relação dos políticos com participações em grupos de comunicação. Clique aqui.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Mais um que se foi


Hoje é dia de conferir mais um texto da nossa amiga gaúcha Grazi Maciel.


Escureceu o céu de anil. Perdi meu ego na tempestade de ontem a noite.

Desistiram de mim, do meu riso fácil das minhas sábias palavras, desistiram de me levar, de me ter, de me amar.

Me perdi no labirinto das seratoninas, dos anti-depressivos e até dos antiepiléticos. A louca aqui está sozinha.

Todos estão dormindo, sonhando com meu sorriso, em um ataque irônico, sarcástico, projetado por aqueles palhaços e seus cabelos sujos e seus cobertores imundos com seus pitacos de cigarros, novinhos recém largados ao chão.

Ele me esqueceu.

Na verdade escolheu deixar de lembrar. Fui uma escolha justa, igual á tantas outras, BURRA!
Preciso contar o que todos já sabem, já viram! Que vazio, que moleza, que falta de pressão. Estou me perguntando se abro a janela, ou se deixo o mundo escapar?!

Talvez seja melhor rezar, dormir ajoelhada, como fizeram os pagões.

Por que me quereis aqui? O que quereis de mim ainda?

Há de haver um belo repousar, uma chave que abre esse lugar, que me tire do castelo pra que eu possa respirar. Por enquanto reverêncio as noites de sábado onde passo a bailar.

Obrigada por não roubar isso de mim.

Boemia, ninharia, esperança minha: aqui me tens de regresso!
E as lágrimas, por gentileza que se acomodem na chapelaria.
Grazi Maciel

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Blogueando no Carpintaria das Coisas

O blog Carpintaria das coisas é parada obrigatória para os estudantes e interessados em assuntos tais como Cibercultura e Comunicação Social. Criado e mantido pelo professor Erick Felinto, sempre apresenta artigos e novidades sobre o que está acontecendo de mais novo na corrente acadêmica.

Lendo o blog na semana passada, tenho a grata surpresa de que Erick Felinto e a professora Ivana Bentes foram convidados pela Editora Sulina para lançarem em conjunto, um pequeno livro sobre o filme Avatar, do diretor James Cameron.

Felinto escreveu sua parte em apenas uma semana e brinda os leitores com um pequeno trecho de seu artigo.

Lembrando que o livro deve ser lançado em março.

Para ler um trecho do artigo, clique aqui e aproveite.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Mundo das contradições

A foto de cima foi um print screen da tela do site do Globo.com, no dia 03 de fevereiro.
Enquanto uns protestam por comida e trabalho, outros fazem troféu de diamante e ouro.

Sem mais...

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Blogueando n'A Lenda

Dando sequência à série Blogueando (quem quiser conferir o restante, clique aqui), deixo a dica do Blog A Lenda.

Mantido pelo professor Rafael Fortes é um espaço em que podemos encontrar o que há de melhor em informação não contaminada pela visão da (denominada por ele) "mídia gorda".
Posts inteligentes, críticos e políticos. Além de pitadas de música, esporte e cotidiano.

Abaixo segue um exemplo de seus post. Para conhecer mais e adicionar aos seus favoritos, clique aqui.


Sobre o terremoto no Haiti
20/1/2010 por Rafael Fortes

O que dizer diante do horror? Difícil saber.

Um amigo comentou:

“Numa primeira impressão, nota-se que o tamanho da cobertura da mídia gorda sobre o terremoto no Haiti equivale ao da morte do Michael Jackson. Será o caso de perguntar se um Michael Jackson vale dezenas de milhares de haitianos? E a contribuição francesa pré-terremoto para que o país se tornasse um dos mais pobres do mundo?”

Concordo e acrescento: e a contribuição dos EUA em várias invasões? E a contribuição do Brasil? Como explicar que um país – em tese – soberano não tenha, em pleno século XXI, uma infraestrutura de Estado para garantir direitos à população? Como explicar uma intervenção que não tem como objetivo assegurar direitos, mas sim o lucro das empresas? Já perguntei, em diversas ocasiões, o que justificava a permanência de tropas brasileiras por lá. Este assunto importante pouco tem sido discutido na sociedade brasileira – e, tal como em outros temas, o silêncio da mídia gorda ajuda a manter o status quo.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

COLUNA DA ROUGE CERISE



A psicanálise e a linguística respaldam que um indivíduo se constitui sujeito por diversas maneiras.

Destaca-se a experiência intersubjetiva,que acontece através da comunicação.
A língua portuguesa,assim como qualquer idioma possui uma gama de características subjetivas que compõem a nossa piquê.

A Psiquê da Língua Portuguesa

Em entrevista a Revista Língua Portuguesa, o psicanalista e escritor Contardo Calligaris fala das relações entre o idioma e a psicanálise.

A gramática de uma língua ou pessoa pode revelar algo da psiquê?


Claro que sim. Essa organização é tão constitutiva quanto reveladora. Num artigo clássico sobre pronomes pessoais, [o linguista] Émile Benvéniste deu o exemplo de uma língua oriental cuja construção seria diferente das línguas latinas. A construção dominante ali é a forma passiva do verbo, até quando falamos na 1ª pessoa.


Se dizemos "Eu vou ao cinema hoje à noite", lá temos algo como "Hoje à noite por mim é ido ao cinema". Imagine uma língua em que não exista a possibilidade de o sujeito da enunciação ser o sujeito da frase, mas só complemento de agente, numa forma passiva: é uma língua que supõe uma consciência subjetiva completamente diferente. Nossa experiência subjetiva é ligada ao sujeito gramatical da 1ª pessoa do verbo. Grandes diferenças desse tipo revelam e constituem subjetividades diferentes.


Leia a entrevista na íntegra. Clique aqui!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Pequena TV

Foto: Leo Lagden



Falar mal da TV é sempre chover no molhado. Todos criticam os programas, o baixo nível e a falta de opção da TV aberta. Mas ninguém se furta de comentar (sempre com a desculpa de que estava mudando de canal) o BBB, a novela e outras coisas mais.

O fato é que o nível realmente é baixíssimo. Quem tenta se refugiar na TV paga, também não tem a vida fácil. No final de semana passado, liguei a TV no começo da manhã e passeando pelos canais, percebi que a maioria deles passavam programas de vendas de produto. Passei pelo History Channel, Discovery, AXN, Warner e muitos outros. Propagandas de lava-jato sob pressão, panelas, equipamentos de ginásticas, juicers e todo o tipo de quinquilharia que se vende pela TV. Além de já contar com alguns canais de vendas 24 horas (Shoptime, por exemplo), em determinados momentos ficamos praticamente sem opções.

Ou seja, você tenta escapar da baixa qualidade da TV aberta e cai na armadilha das vendas pela TV.

É dura a vida de quem gosta de um bom programa de TV, que irremediavelmente se escondem pelas madrugadas nos canais.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Pseudos craques




E mais um "craque" brasileiro volta da Europa para jogar em gramados brasileiros. Robinho está de volta para tentar recuperar o futebol lá pelos lados da Vila Belmiro.

Deixando a parte técnica do futebol de lado (para futebol acessar http://www.abolaeogol.blogspot.com/), analiso agora o outro lado. O que faz ter recentes casos de volta dos jogadores brasileiros para campos tupiniquins?

A maioria volta pelo fato dos jogadores brasileiros serem mimados. São tratados como príncipes nas divisões de base e quando chegam ao profissional, ao se destacarem, são alçados ao posto de intocáveis. Manias e trejeitos são repetidos pelos pseudo-craques país afora. Não importa se apareceu no Rio, São Paulo ou Minas. Chegando a um certo nível, começam os ataques de estrelismo. Celebridades instantâneas que não podem ser contrariadas.

Se vão para a Europa, reclamam do frio, da comida e dos métodos de treinamento. Se vão para o Oriente Médio, reclamam do calor, de treinar a noite e da falta de público. Nunca estão satisfeitos e vão amealhando dólares, na mesma velocidade que acumulam mimos e ataques de frescura.

Enquanto existir cartolas que vão passando a mão na cabeça e mimando jogadores, casos como os de Adriano, Robinho, Fred etc. irão continuar acontecendo.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

De olho na internet


Ano de eleição é sempre tumultuado. Muitos debates, pouco trabalho para os "nobres" parlamentares e a conversa de sempre.

Este ano, a escolha para presidente chama mais a atenção devido a entrada em cena da internet. Após a eleição de Barack Obama, nos Estados Unidos, com grande influência do uso da mesma, a grande rede entrou definitivamente para o rol das grandes armas dos políticos.

Como é novidade no Brasil, o uso da internet pelos políticos ainda mostra-se embrionária. Parece que ainda não despertaram para a grande ferramenta que eles têm disponível.

A pré-candidata Dilma Roussef em sua aparição da Campus Party afirmou que a eleição passará pelas mãos de quem constrói a grande rede.

"Eu acho que essa eleição vai abrir espaço para sinalizar a importância da Internet no processo político brasileiro. Não acredito que essa eleição possa passar sem os blogueiros, sem os tuiteiros no debate e na opinião dentro da Internet. Isso só contribui para o país, para a manifestação da diferença de opiniões", disse ela durante a feira de tecnologia da informação Campus Party, em São Paulo." (Dilma Roussef - Campus Party 2010)

Será que a internet será tão valiosa assim para a escolha de nosso futuro presidente?

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Inacreditável!

Foto: Julia Chequer/R7

Onze anos. Tente imaginar o que é esperar onze anos por algo? 1999...O ano era o fatídico fim do mundo, para alguns estudiosos de Nostradamus. FHC era presidente e Lula ainda tentava correr atrás do seu sonho de ser presidente do Brasil. No futebol? A seleção era tetra, Romário e Zidane desfilavam em campo e Adriano e Kaká eram promessas. O time do São Paulo era tri e o Flamengo era penta (opa...mais um processo do presidente do Sport).

Quis o destino que fosse em pleno Morumbi, casa do São Paulo, que essa espera tivesse fim. Não, não estou falando de nenhuma partida de futebol e sim da maior banda de heavy metal da atualidade (e talvez de todos os tempos): Metallica.
Quando fiquei sabendo que eles fariam show no Brasil e não viriam ao Rio, não pensei duas vezes. Comprei os ingressos e não me preocupei em nada como faria para chegar, vir embora, dormir ou qualquer coisa do gênero. Veria o show de qualquer jeito.

Sábado, dia 30 de janeiro, pego o carro e acompanhado da belíssima esposa, parto para São Paulo. Com a inestimável ajuda de minha prima, consigo chegar ao local do show. Estádio do Morumbi. Dezenove horas, faltam duas horas e meia para o show.

Sepultura chega às 20 horas e começa o show de abertura. Aquecimento nota dez, mas a ansiedade não me permite nem lembrar quais músicas foram tocadas. Estava na arquibancada e preocupado com a qualidade do som, que chegava muito vazado.

Depois de uma hora de show do Sepultura, é a vez de aguardar mais uma vez os quatro grandes: Lars, James, Kirk e Trujillo.

Luzes apagadas, silêncio e a música incidental dá a senha de que vem peso pela frente. Com quase 30 anos de formação, a energia surpreende quem assiste. Clássicos e mais clássicos são apresentados. Efeitos especiais, plateia ensandecida, cantando a plenos pulmões e uma noite inesquecível.

Depois de mais de duas horas de show, uma certeza. Nunca desista dos seus sonhos. Corra atrás e não se deixe levar pelas dificuldades. Vale a pena! Assisti ao maior show que poderia, após 11 anos de espera.

PS: Um agradecimento especial para Mônica, Roberto, João, Gê e minha Mãe, além da melhor esposa de todos os tempos! A logística para ver o show foi mais complicada do que vocês imaginam (rsrs)

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Brasil, o país da Copa (Seja o que Deus quiser)


Quando foi anunciado que o país sediaria a Copa de 2014, uma corrente otimista propagava que o país seria um bom anfitrião e que tudo daria certo. Investimentos seriam feitos e que as obras necessárias, deixariam um legado para as cidades envolvidas. Já a segunda corrente, a dos pessimistas, batiam na tecla da corrupção e da desorganização.

Confesso que não consegui me posicionar de primeira. Variava entre a corrente de otimistas e pessimistas. Lendo o desenrolar das notícias, vejo que hoje em dia, estou mais para os pessimistas.

Pois uma notícia divulgada no Globo Esporte, do dia 30 de janeiro, dá conta de que as obras somente no Maracanã devem custar 700 milhões de reais e que só fechará para obras em setembro (a previsão inicial era em janeiro de 2010). Além disso, estive no Morumbi nesse final de semana e achei que muito ainda deve ser feito. Acesso, estacionamento, saídas de emergência etc.

Como diria o repórter José Ilan, pelo Twitter (@joseilan): A Fifa não sabe com quem se meteu!

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Ainda o Haiti


Uma das maravilhas da web é a possibilidade de interação e troca de ideias. Seja em blogs, Twitter ou qualquer outra rede social, a comunicação é sempre útil e produtiva.

Em abril de 2008, iniciei o Blog do Argônio com a intenção de trocar ideias, conhecer pessoas, aprender e poder dar uma humilde contribuição divulgando assuntos e temas pertinentes ao cotidiano. Nesses quase dois anos, fiz muito amigos e uma rede fiel de comentaristas e participantes, que eu chamo de Argonautas.

Um dos Argonautas sempre presente é o Guido Cavalcante. Ele fez um super comentário no post sobre o Haiti (clique aqui), que vira o post a seguir:

Bacana esse post, Leo.

Porém, me permita discordar quando diz "que não há quase nada que não tenha se falado sobre o assunto". Bem, há muitas coisas que podem nos fazer entender o tipo de "ajuda humanitária" dada ao Haiti. Em primeiro lugar, ninguém, isso sim, fala muito sobre a disputa entre as potências para obter alguma proeminência na região. Porque, por exemplo os EUA enviaram para lá a aguerrida divisão aerotransportada 82? Porque o Brasil insiste em demonstrar que é quem realmente manda no pedaço, conforme o general Floriano já reiteirou muitas vezes? Porque a reconstrução do Haiti virou problema para cúpulas internacionais, como vimos naquela que se encerrou ontem, com promessa de uma nova conferência em Março? Bem, eu não tenho respostas diretas, mas alguns fatos.

Em primeiro lugar, a Heritage Fundation nem esperou 24 horas depois do sismo, para contatar a administração Obama para propor a "sua" reforma da economia do Haiti. Outra: porque ninguém fala que o Haiti é rico em petróleo e em urânio? Mais uma que ninguém fala: o Haiti não produz nada (inclusive deixou de fabricar cimento), e tem que trazer tudo de fora.

Então pergunto, quais as companhias que vão levar a melhor fatia do bolo? Como demonstrou a Naomi Klein, os interesses de reconstrução do Haiti estão no foco do chamado "capitalismo do desastre", levando-a perguntar, inclusive, qual o papel de Bill Clinton nessa coisa toda, tendo ele falado em algo do tipo "plano Marshall para o Haiti"? Houve um encontro de Clinton com os executivos de uma grande companhia de telefones celulares (?) na Flórida, antes dele seguir para o Haiti. Ora, são essas empresas que estão determinando as prioridades que os haitianos vão ter que obedecer.

A chamada Shock Doctrine, que o capitalismo do desastre determina, em primeiro lugar sempre afirma que os povos atingidos são incapazes de uma gestão independente do seu país ou terrfitório. Já mostraram isso com as nações atingidas pelo tsunami, na Ásia. Ora, se os governos ou administrações locais são consideradas "incapazes", a primeira coisa é sempre chamar a polícia.
Bem, caro Leo, há muita coisa ainda para ser dita. O que acontece é que o jornalismo hoje, com honradas excessões, é um jornalismo atado, jornalismo de pool, onde todos realizam um único trabalho. Isso também serve para as imagens, conforme o exemplo abaixo:http://afdeautofoco.blogspot.com/ onde vc vai encontrar o texto Unilateralidade e dependência informativa. As agências de imagem e o Haiti

Eis o documento da Heritage Foundation lançado no dia seguinte ao terremoto: American Leadership Necessary to Assist Haiti After Devastating Earthquakeestá aqui http://www.heritage.org/Research/latinamerica/wm2754.cfmRepare no título como "American Leadership " vem antes de "Assist Haiti"

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Coluna da Rouge-Um rouge manifesto antropófago

Reprodução: Internet


Após a Semana de arte moderna,em 1922,Oswald de Andrade,apresentou um manifesto de
caráter artístico utilizando a simbologia da antropofagia.

A idéia de recorrer a um ato agressivo intencionava chamar a atenção à cultura brasileira em detrimento à cultura européia.

O termo 'antropofagia carnal' e sua proposta,apresenta uma orientação através de crítica: deglutir o que é bom e expelir o que não é.Criando assim,uma identidade cultural pura.

Vale a pena conhecer o precioso texto e valorizar a cultura nacional.Clique aqui .

Seguindo as idéias andradianas, o rouge manifesto antropófago seria em relação as mídias socias: reter o que é bom(amizades,cultura,informação,etc) e 'deletar' as que nada produzem(orkuts da vida e afins).

Qual seria o seu manifesto antropófago?

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010