sábado, 31 de julho de 2010

8th Commandment - Sonata Arctica



__________________________________________________________________________
Um pouco de música para aproveitar este final de semana.

sexta-feira, 30 de julho de 2010

O novo Kindle


O desaparecimento do Kindle 2 no mercado americano já estava causando estranheza e surpresa nos consumidores. Alguns dias depois a explicação surgiu. A Amazon está preparando o lançamento do novo modelo Kindle.

Um pouco menor, com um sistema de iluminação melhor e teclados e botões mais funcionais, parece que o novo e-reader da gigante Amazon vem para derrubar de vez os concorrentes do mercado.

Outras novidades são as cores. Os usuários poderão escolher entre o branco e o grafite. Os preços sofrerão pouca alteração dos já praticado atualmente.

A decepção fica por conta dos "geeks" mais exigentes que contavam com uma tela colorida e com função touchscreen. O novo Kindle ainda não disponibilizará essas facilidades. Parece que Jeff Bezos e a Amazon ainda estão guardando novidades para o futuro.

O lançamento está previsto para o dia 27 de Agosto, no mercado americano. Portanto, os brasileiros mais apressados já podem começar a preparar as encomendas

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Em cartaz: YouTube

Os Argonautas que me acompanham desde o começo deve saber que acompanho de perto todos os movimentos relativos ao site de compartilhamento de vídeos YouTube.É só dá uma conferida na tag YouTube ali do lado para saber o que já foi falado sobre ele.

Esta semana fiquei sabendo de uma ideia inovadora e que já está sendo colocada em prática. O cineasta Kevin MacDonald resolveu fazer um documentário sobre o dia 24 de julho de 2010. Até aí, nada de inovador. Contudo, o processo de montagem do filme vai ser baseado nos vídeos postados no YouTube.
Depois de solicitar que os internautas filmassem ações do cotidiano e postassem no site, Kevin irá recolher as melhores imagens e montar o documentário.

O filme será finalizado e estreará no Festival Sundance. Os internautas que ganharem a honra de ter seus filmes utilizados serão convidados a participar do evento e terão seus nomes no crédito do filme.

Resta saber como será essa visão estilizada de um dia comum, do século XXI.

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Coluna da Rouge - Shosholoza: O trem da África do Sul


Olá,amigos do blog do Argônio!

Com muito prazer,retorno a postar.

Embarquem!

Os ares da África do Sul entoam uma canção que estímula a prosseguir: Shosholoza!

A palavra derivada do dialeto Zulu, que significa "siga em frente", nasceu como música, quando os trabalhadores das Minas sonhavam em fugir nos trens africanos por causa da opressão que viviam no Apartheid.

Não apenas uma canção expressiva da cultura negra, mas uma esperança cantada hoje em dia fraternamente por irmãos brancos e negros africanos.

No Brasil, ainda que não exista uma escravidão declarada ou um Apartheid, há quem possa se apropriar da válvula da fé, criada pelos irmãos da mãe África, diante das inúmeras desigualdades sociais.

Para a África, o Brasil e toda terra, a expressão da fé que salta as muralhas da intolerância:

Shosholoza
Lezontaba de Ku
eSouth África do siphum de Stimela
Uyabaleka de Wen
Uyabaleka de Wen
Lezontaba de Ku
eSouth África do siphum de Stimela

tradução:

Mova-se rapidamente
naquelas montanhas
trem de África do Sul.
Você está funcionando afastado
naquelas montanhas
trem de África do Sul.

Beijos!

Rouge Cerise

terça-feira, 27 de julho de 2010

Feedback necessário

Ok. Todos já se cansaram de ouvir a importância das empresas estarem presentes no Mundo Virtual. Um site empresarial é obrigação. Ele deve ser bem construído, atualizado e antenado com o que acontece na grande rede.

Com a explosão das Mídias Sociais, a presença nesses meios passou a se tornar necessária para que as empresas possam monitorar o que vem sendo falado a respeito de seus produtos e serviços. Contudo, parece que as empresas brasileiras estão demorando a compreender a importância e o alcance desses meios.

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Nielsen talvez possa nos mostrar como está sendo feito de forma amadora essa interação. O número de internautas brasileiros que se utilizam destes canais chega a 86%. Enquanto isso, na contramão, 50% das empresas ainda não possuem um planejamento online e quase 70% delas não respondem aos comentários publicados nas mídias sociais.

Parece que ainda temos muito o que caminhar nesse sentido. As empresas (isso serve para os políticos também) devem estar atentas ao que se publica sobre a sua marca e iniciar uma interação mais efetiva.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Blogueando no Arquitetura da Informação

Uma das melhores partes de se fazer pós-graduação é a possibilidade de se fazer amigos e conhecer pessoas interessantes ao longo de todo o curso.
E uma das potencialidades da grande rede é poder compartilhar e aprofundar essas relações construídas ao longo deste último ano. Com isso, podemos manter sempre o contato, apesar da distância e da correria do dia a dia.

Blogueando no site do professor Carlos Café (Segue ele no Twitter através de @calbertocafe ), podemos sempre estar em contato sobre as novidades do mundo digital.

Blog simples e bem feito, com conteúdos relevantes, tais como Marketing digital, Novas tecnologias e Arquitetura da Informação.

Esse é recomendado e visita quase que obrigatória para os Argonautas de plantão.

Clique aqui: Arquitetura da Informação.

domingo, 25 de julho de 2010

A Nova Mídia


O professor e consultor em Comunicação Wilson Dizard Jr. escreveu o livro A Nova Mídia e a última edição revisada foi lançada no ano de 2000. Apesar de vários termos e previsões antigas, a leitura deste livro ainda vale a pena para pensarmos o futuro da mídia.

Analisando de forma peculiar o desenvolvimento dos meios de comunicação, Dizard caminha sobre as mais diversas mídias. Analisando a televisão, rádio, TV a cabo, celular e internet, Dizard oferece diversos dados e pesquisas sobre os meios de comunicação e a evolução através do tempo.

Algumas questões importantes são levantadas, tais como aproveitar o potencial da nova mídia? Além disso, a questão central do livro é:

"A questão central é se a nova mídia nos tornará individual e coletivamente mais livres e mais competentes para lidar com os complexos problemas da democracia pós-industrial" (Dizard, pg 50)

sábado, 24 de julho de 2010

YouTube ao vivo


Para quem ainda duvida sobre o poder da internet e sua entrada cada vez mais nos diversos segmentos veja o exemplo do YouTube.

Desenvolvido por dois jovens amantes da informática e que tinham uma necessidade de trocar pesados arquivos de vídeos, rapidamente o site de compartilhamento de vídeos tornou-se sensação no mundo da grande rede.
De videos banais a palestras de renomados catedráticos, a diversidade do YouTube é imensa. Sendo constantemente remodelado e adaptado para a realidade das novas tecnologias, o site hoje em dia tornou-se referência em vídeos (amadores ou não).
Uma nova modalidade que começa a se popularizar é a transmissão ao vivo. Depois do show da banda irlandesa U2 transmitido ao vivo pelo site, a banda canadense Arcade Fire anunciou que irá transmitir o seu show (ao vivo), no dia 05 de agosto, que será realizado em Nova York.
Uma excelente oportunidade para acompanharmos de perto o surgimento de uma nova modalidade de utilização do YouTube.

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Redes Sociais nas Eleições


Uma novidade nessas eleições será a intensa participações de eleitores e candidatos no Twitter e outras redes sociais.

Com a experiência bem sucedida de Obama na campanha presidencial norte americana, o caminho trilhado tende a ser seguido por todos os candidatos.
Uma novidade interessante no site do jornal O Globo é a atualização constante do que está sendo postado no Twitter pelos principais candidatos ao Palácio do Planalto e ao Governo do Rio.
De certo, senti falta de todos candidatos sendo contemplado nesta seção do site. Mas já é uma iniciativa que mostra a importância que as redes sociais terão no jogo eleitoral.
Ainda tateando no escuro, os candidatos ainda não acertaram a mão no uso dessas ferramentas. Alguns pouco interagem e fazem uso do Twitter (por exemplo) como uma simples base de lançamento de ideias e frases, sem um mínimo de interação, deixando os seguidores e possíveis eleitores sem respostas rápidas para as suas dúvidas.
Pouco se vê de ideias e debates fluindo pela grande rede. Mas, lentamente, os candidatos brasileiros irão se acostumando ao uso dessas ferramentas.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Eleitores sem interesse


Foi liberado pelo Tribunal Superior Eleitoral os números para as próximas eleições. O que mais chamou a atenção foi o fato de que, apesar do aumento do número geral de eleitores, a parcela da população que possui a prerrogativa de escolher pelo voto ou não entrou em declínio.

O número de jovens de 16 e 17 anos aptos para participarem do processo eleitoral diminuiu consideravelmente. Das eleições de 2008 para essa, foram menos de 500 mil jovens que irão exercer o direito ao voto.

Ainda não foi realizado nenhum estudo para determinar a causa deste fenômeno. Contudo, se lermos as manchetes diárias da editoria de política talvez possamos encontrar uma resposta para isto.

A desilução com a política é geral e como essa parcela da população pode escolher se irá votar ou não, vemos essa diminuição.

Cabe aos novos políticos trabalharem junto aos jovens para resgatá-los. Ferramentas para isso é o que não falta com a entrada da web 2.0 no cenário político. Bastam saber utilizá-las.

quarta-feira, 21 de julho de 2010

O futuro logo ali


O dia de ontem foi significativo para a gigante Amazon. A empresa pioneira nos livros eletrônicos anunciou que nos últimos 3 meses, para cada livro impresso, vendeu 143 versões eletrônicas.
Se levarmos em consideração apenas o último mês, essa proporção passa para 180 eletrônicos para cada 100 impresso.
Isso se deve ao fato da diminuição significativa dos valores cobrados pelos leitores eletrônicos e sua consequente popularização.
No Brasil, ainda engatinhamos nesta área também, a exemplo de outras áreas tecnológicas.

Muitos sabem minha paixão por livros e pelo fascínio exercido por esta nova tecnologia. Com isso, acredito que o livro eletrônico é uma aposta certa. Muito se fala na substituição integral dos impressos pelos livros eletrônicos. Acredito que isso será inevitável, seja pela praticidade, apelo ecológico ou qualquer outro tipo de motivo.
Não sei se estarei vivo para acompanhar a morte dos livros impressos, mas tenho quase certeza de que isso ocorrerá.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Mais sobre a internet brasileira


Andei lendo a pesquisa realizada sobre o Instituto Brasileira de Defesa do Consumidor (IDEC) divulgado no site do Estadão. Nele, foram comparados preços e serviços disponíveis aos brasileiros de grandes cidades.
Vamos aos fatos:
A média de valor pago para internet é de U$28 por cada brasileiro, ou seja, 4,58% da renda per capita do país. Ficou sem parâmetro de comparação? Vamos lá: Nos EUA, o valor gasto com internet é de apenas 0,5% da renda per capita e na França chega a 1%
Achou caro o serviço agora? Vamos ao desempenho e verá que a internet brasileira é considerada uma das mais lentas do mundo! A velocidade média brasileira é de 1MB (em média), o que significa uma defasagem de mais de 93% em relação à Coreia do Sul (líder deste ranking).
Outro fato que chama a atenção é de que 20% das conexões brasileiras apresentam uma velocidade inferior a 256Kbps, abaixo do recomendado pela União Internacional de Telecomunicações.
Some-se a isso o péssimo atendimento pelas empresas de internet e verá que estamos mais atrasados do que pensamos.

segunda-feira, 19 de julho de 2010

País do futuro?

Caro Argonauta brasileiro, se você está lendo este post saiba que você faz parte de uma minoria de menos de 35% de nossa população. Sim, este é o número de brasileiros que tem acesso à internet.

Fazendo uma pesquisa para um artigo sobre a Sociedade da Informação e seus desdobramentos, deparei-me com alguns dados que são estarrecedores. Vejamos:

* Mais de 44% de nossos municípios não estão aptos para receber telefonia celular e nem internet local

* As áreas rurais brasileiras possui conectividade apenas através de conexão via satélite

* Milhares de bairros das grandes cidades não possuem conexão de banda larga

* Apenas 8% das escolas públicas brasileiras estão conectadas à grande rede

Bom, esse é um pequeno retrato de quanto ainda temos que remar para considerarmos um país justo, incluído digitalmente e desenvolvido.

Fica a dica para uma reflexão mais profunda.

domingo, 18 de julho de 2010

Abaixo à generalização!


O trecho abaixo foi retirado de um artigo escrito pelo brilhante Umberto Eco para o jornal Clarín.
Vale a pena ler e refletir sobre o assunto:

"A CULTURA DE UM PAÍS NÃO É CÓPIA DE SUA POLÍTICA"!

Trechos do artigo de Umberto Eco no Clarín (07).

1. Na minha análise, eu observei duas coisas. Primeiro, que é necessário haver uma distinção entre as políticas governamentais de um país (incluindo sua constituição) e o fermento cultural, que está agindo dentro dele. Em segundo lugar, notei que responsabilizar implicitamente todos os cidadãos de um país pelas políticas de seu governo era uma forma de racismo. Não há diferença entre aqueles que discriminam todos os israelenses e os que sustentam que, uma vez que alguns palestinos cometem atos de terrorismo, devemos bombardear todos os palestinos.

2. Recentemente, em Turim, apareceu uma carta aberta publicada sob o patrocínio da filial italiana da “Campanha para o Boicote Acadêmico e Cultural de Israel”, uma rede de acadêmicos e organizações que trabalham para forçar uma mudança nas políticas israelenses mediante boicote a instituições israelenses. Porque esse boicote deve ser tão amplo? Devemos boicotar os filósofos chineses para que não assistam às conferências, porque Pequim censurou o Google? Se os físicos em Teerã ou Pyongyang estivessem trabalhando ativamente na fabricação de armas nucleares para os seus países, então seria compreensível que seus pares em Roma ou Oxford preferissem romper todas as relações institucionais com eles. Mas eu não vejo por que eles gostariam de romper relações com acadêmicos que trabalham em áreas distintas: todos perderíamos o diálogo sobre a história da arte coreana ou literatura antiga persa.

3. Meu amigo, o filósofo Gianni Vattino, está entre os partidários do último chamado para um boicote. Vejamos hipoteticamente, por diversão, se ele concordaria: suponhamos que em certos países estrangeiros circulem boatos de que o governo italiano de Berlusconi está tentando prejudicar o sagrado princípio democrático da separação de poderes para deslegitimar o sistema judicial, e que está fazendo isso com o apoio de um partido político racista e xenófobo. Agradaria a Vattino, que é um crítico do governo, que as universidades dos EUA protestassem contra a política italiana deixando de convidá-lo para ser professor visitante, ou que comissões especiais adotassem medidas para remover todas as suas publicações das bibliotecas dos Estados Unidos?

4. Ninguém aceitaria que todos os romenos são estupradores, todos os padres são pedófilos e todos os estudiosos de Heidegger, nazistas. Do mesmo modo, nenhuma posição política ou polêmica contra o governo deve condenar toda uma raça ou cultura. Este princípio é particularmente importante no mundo literário, onde a solidariedade global entre acadêmicos, artistas e escritores, sempre foi uma forma de defesa dos direitos humanos através de todas as fronteiras.

sábado, 17 de julho de 2010

Orianthi - Highly Strung ft. Steve Vai



O vídeo acima foi dica do mestre Wilson Oliveira.
Vale a pena ver a performance de Orianthi com o mestre Steve Vai!

sexta-feira, 16 de julho de 2010

A Copa é do Brasil


Com o final da Copa do Mundo organizada na África do Sul, os holofotes todos estão voltados para o Brasil.

O próximo campeonato mais importante do mundo será disputado em solos tupiniquins somente em 2014. Contudo, a correria começou. Obras que deveriam estar em curso, brigas políticas por definições de estádio e lei garantido urgência nas obras (podendo até mesmo não exigir licitações).

Deste modo, as orelhas dos brasileiros mais atentos já se encontram de pé. Vacinados pela farra do Pan, com a gastança de dinheiro público, temos que ficar de olho e acompanhar de perto todo esse processo.

É certo que a maioria dos amantes do futebol sonha com uma Copa do Mundo sendo disputada em solo brasileiro. Porém, fatos como o ocorrido nas construções dos equipamentos do Pan não podem tornar a acontecer. Obras orçadas e estouradas mais de 3 vezes do valor original (fato ocorrido na África do Sul também) não pode voltar a ocorrer.

Queremos transparência nos gastos com a Copa (e para as Olimpíadas de 2016)!
É um dever nosso cobrar e acompanhar tudo o que é feito com o nosso dinheiro. Que o Brasil possa voltar a ter a melhor seleção do mundo, sem entrar para o rol do país mais "enrolador" na hora de organizar a Copa.

Obs: As eleições estão chegando! Olho neles!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Retorno


Queridos Argonautas...depois de alguns dias fora completamente do mundo virtual, tento aos poucos voltar ao ritmo normal de postagens.
Sei que será muito difícil retomar todos meus Argonautas fieis, mas juro que tentarei o que estiver ao meu alcance.

Foram dias corridos, nos quais, compromissos pessoais e profissionais me impediram de atualizar o Argônio.

Nesses dias muita coisa se passou. O Brasil era a melhor seleção do mundo, o ataque do Flamengo era imperial e os candidatos à presidência da República ainda não estavam definidos.
Como muitos já sabem, o Uruguai é a melhor seleção sulamericana, a Espanha a melhor do mundo e os candidatos estão aí.

Vamos retomar com calma!
Aguardo visitas e sugestões de todos.