Dando sequência à série Blogueando (quem quiser conferir o restante, clique aqui), deixo a dica do Blog A Lenda.
Mantido pelo professor Rafael Fortes é um espaço em que podemos encontrar o que há de melhor em informação não contaminada pela visão da (denominada por ele) "mídia gorda".
Posts inteligentes, críticos e políticos. Além de pitadas de música, esporte e cotidiano.
Abaixo segue um exemplo de seus post. Para conhecer mais e adicionar aos seus favoritos, clique aqui.
Sobre o terremoto no Haiti
20/1/2010 por Rafael Fortes
O que dizer diante do horror? Difícil saber.
Um amigo comentou:
“Numa primeira impressão, nota-se que o tamanho da cobertura da mídia gorda sobre o terremoto no Haiti equivale ao da morte do Michael Jackson. Será o caso de perguntar se um Michael Jackson vale dezenas de milhares de haitianos? E a contribuição francesa pré-terremoto para que o país se tornasse um dos mais pobres do mundo?”
Concordo e acrescento: e a contribuição dos EUA em várias invasões? E a contribuição do Brasil? Como explicar que um país – em tese – soberano não tenha, em pleno século XXI, uma infraestrutura de Estado para garantir direitos à população? Como explicar uma intervenção que não tem como objetivo assegurar direitos, mas sim o lucro das empresas? Já perguntei, em diversas ocasiões, o que justificava a permanência de tropas brasileiras por lá. Este assunto importante pouco tem sido discutido na sociedade brasileira – e, tal como em outros temas, o silêncio da mídia gorda ajuda a manter o status quo.
Muito bom o blog do professor Rafael Fortes, bela indicação.
ResponderExcluirAbraços
Estão pipocando algunmas denúncias sobre a péssima condução da cobertura jornalística da tragédia do Haiti.
ResponderExcluirTem informações no excelente blog brasileiro de fotografia 'AF - de autofoco' - http://afdeautofoco.blogspot.com/
Continuando no mesmo AF, na 3ª ou 4ª matéria eles mostram uma ótima informação sobre a "estetização" (urg!) da cobertura - 'Paolo Pellegrin no Haiti. Imagens recém postadas pela Magnum'
E no blog da Erin Siegal, vcs podem ver a quantiedade enorme de fotógrafos lá
http://rine.wordpress.com/
Denúncias logo ao início da tragédia: por
Naomi Klein http://www.newsweek.com/id/231922
e por Rebecca Solnit http://www.thenation.com/doc/20100201/solnit