segunda-feira, 13 de julho de 2009

Parecer acima de tudo



A humanidade passa por diversas transformações, com todos os acontecimentos sendo importantes para moldar a sociedade em que se vive.
No passado, a base da sociedade era o SER. O importante era o que cada ser humano era na realidade. Tempos antigos em que as pessoas podiam se mostrar como realmente eram e eram julgadas por SER algo. Com o passar do tempo e as mudanças sócio-econômicas, o TER passou a ter um predomínio absoluto sobre todas as coisas. Aquele que tinha algo desejado por todos, era o que se sobressaía sobre os demais.
A sociedade almejava TER tudo aquilo que estivesse ao seu alcance e o sucesso era medido pelas posses dos indivíduos.
Nos tempos pós-modernos (ou hipermodernos) o conceito passou a ser outro. PARECER passou a ser mais importante do que tudo.

O trecho a seguir foi retirado do livro Show do Eu, escrito por Paula Sibilia.

"De algum modo, aqueles objetos que acolchoavam a privacidade individual falavam de quem se era. Agora, porém, no atual estágio de ´colonização total da vida social pelos resultados acumulados da economia´, na sociedade do espetáculo, enfim, ocorre ´um deslizamento geral do ter em parecer´. É precisamente dessas aparências e dessa visibilidade que ´todo ter efetivo deve extrair seu prestígio imediato e sua função última´, concluía Debord. Se não se mostra, se não aparecer à vista de todos e os outros não o vêem, então, de pouco servirá ter seja lá o que for. Agora, o importante é parecer."

3 comentários:

  1. Para você que entende: estou na fila.

    Abraço forte.

    ResponderExcluir
  2. Wellius,
    Nunca desista, pois eu sou o exemplo de que vale a pena correr atrás.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Acho que o principal de tudo é você se conhecer por inteiro pois quando isso acontece não nos preocupamos muito com o Ser e nem com o ter, muito menos com o aparecer, se tornam consequências do viver. Ótimo texto um abraço.

    ResponderExcluir