quinta-feira, 9 de julho de 2009

"Showneral" e a Sociedade do Espetáculo


Os últimos dias foram tomados de assalto pelas notícias da morte e do preparativo do funeral de Michael Jackson. Televisões, Jornais, sites e os diversos meios de comunicação estavam com os olhos voltados para Los Angeles, na expectativa de acompanhar o que prometia ser um dos maiores acontecimentos do showbusiness.
Nesses dias fiquei pensando a respeito da Sociedade do Espetáculo, teoria e ensaio produzido pelo pensador e escritor francês Guy Debord.
Depois de várias cenas de embrulhar o estômago, fomos obrigados a acompanhar o funeral em tempo real, por rádios, sites e TV´s. O verdadeiro show montado, com a conivência da família, teve distribuição de ingressos, atuação de cambistas, presenças de estrelas do mundo pop, números musicais e tudo mais que se tem direito em um verdadeiro show de horror.

Clique aqui e acompanhe a apresentação da cantora Mariah Carey.

No vídeo acima, podemos acompanhar a performance da cantora Mariah Carey e seu generoso decote. Com os gestos consternados, a cantora encerrou seu número musical, em frente ao caixão, sob aplausos e ovação.

Realmente, depois dessas cenas bizarras, espero que deixem Michael Jackson (primeiro caso que eu vejo de que a missa de sétimo dia acontece antes do enterro) descansar em paz.

Em tempo: Elizabeth Taylor, amiga de Michael de longa data, parece ter sido a mais sensata e recusou o convite para ir ao funeral, alegando que não participaria de um verdadeiro circo que se formou.

Um comentário:

  1. Lamentável o "circo" armado para o funeral, missa ou sei lá o quê do astro americano. O pior é que agora a Prefeitura está arrecadando fundos para cobrir os gastos com a palhaçaa. Chega a ser patético!!! Coitado de Michael! Que ele descanse em paz!!

    ResponderExcluir