quinta-feira, 8 de maio de 2008

Leitura – Revolução Silenciosa

Quantos livros você leu no ano passado? Qual o último livro que você leu? Você tem o hábito de ler jornal ou revista? Bem, provavelmente estas questões quando respondidas no Brasil, não apresentam respostas positivas. O nosso país é reconhecidamente um local que a leitura não encontra muito espaço. Ficamos atrás da Europa, EUA e até alguns países da América Latina.
Desculpas para este fato ouvimos várias. Elas vão da falta de instrução do povo brasileiro, nas precárias condições de ensino e até mesmo nos altos custos dos livros. Contudo, algo deve ser feito para revertermos este quadro. Todos nós sabemos a importância e o peso que a educação exerce no desenvolvimento de uma nação. Por isto, devemos nos engajar em uma “revolução silenciosa”, ou seja, disseminar este saudável hábito para as novas gerações.
O mundo que se abre a frente do leitor é impressionante. Este consegue ampliar sua visão de mundo e desenvolver um olhar crítico sobre todos os assuntos. Com esse desenvolvimento, a população poderia tornar-se mais consciente e mais difícil ficaria para uma determinada classe da elite de manipulá-la.
Devemos pressionar o governo, para que o mesmo desenvolva uma política de incentivo ao setor e que o acesso aos meios literários sejam democratizados.
Aqui fica um convite ao leitor. Por que não começar a ler algo? Pode ser livro, jornal, revista e até mesmo artigos de internet. O importante é começarmos sair dessa letargia cultural e ampliarmos nossos horizontes.

2 comentários:

  1. E olha que conheço muita gente que trabalha em áreas que tem como obrigação ler, ler e ler....e adivinha? Odeiam fazer isso. Não dão valor a esse exercício vital!

    ResponderExcluir
  2. Criar o habito desde a infância e dar o exemplo sempre!! O pior é que o fato de não ler está levando as pessoas a escreverem cada vez pior. As pessoas não conseguem colocar idéias simples no papel, e isso é desesperador.

    ResponderExcluir