quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Guerra sem fim


A invasão israelense atacando a Faixa de Gaza, com o pretexto de se defender dos mísseis disparados pelo grupo palestino Hamas, anda suscitando discussões apaixonadas na internet. Passeando pelos blogs e pelos maiores jornais do mundo, podemos nos deparar com opiniões as mais diversas.
Em um blog já consegui ver comentários afirmando que o Hitler não era tão mau assim. Por aí, podemos ver o nível do debate.
As pessoas tomam partido do embate, como se escolhesse um time de futebol para torcer. Contudo, essa guerra não teve início agora e pelo visto não está nem perto de uma solução pacífica.
Ambos os lados apresentam argumentos que justifiquem as suas ações e acreditam que estão agindo corretamente.
Sem tomar partido de nenhum lado, pois acredito que a guerra é uma coisa tão estúpida que não tem justificativa, penso na omissão da ONU e de toda a Comunidade Internacional.
Estava mais do que na hora de uma intervenção mais severa e uma mediação imparcial deste conflito.

Um comentário:

  1. O lance é que há posições muito mais variadas e matizadas do que simplesmente ser "contra" o "a favor" de um dos lados - e a mídia gorda não dá espaço a essa multiplicidade de vozes. Fica parecendo, por exemplo, que todos os israelenses (judeus, inclusive) são a favor das políticas do governo de seu país - o que não corresponde, de forma alguma, à realidade.

    Concordo com o que diz a intervenção da ONU. Ela deveria servir não apenas para parar Israel como para garantir o início imediato de um Estado Palestino de acordo com as resoluções da própria ONU, da mesma forma que foi feito em Timor Leste - onde o Brasil teve notável participação, aliás.

    ResponderExcluir