quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Brasil, o país da Copa (Seja o que Deus quiser)


Quando foi anunciado que o país sediaria a Copa de 2014, uma corrente otimista propagava que o país seria um bom anfitrião e que tudo daria certo. Investimentos seriam feitos e que as obras necessárias, deixariam um legado para as cidades envolvidas. Já a segunda corrente, a dos pessimistas, batiam na tecla da corrupção e da desorganização.

Confesso que não consegui me posicionar de primeira. Variava entre a corrente de otimistas e pessimistas. Lendo o desenrolar das notícias, vejo que hoje em dia, estou mais para os pessimistas.

Pois uma notícia divulgada no Globo Esporte, do dia 30 de janeiro, dá conta de que as obras somente no Maracanã devem custar 700 milhões de reais e que só fechará para obras em setembro (a previsão inicial era em janeiro de 2010). Além disso, estive no Morumbi nesse final de semana e achei que muito ainda deve ser feito. Acesso, estacionamento, saídas de emergência etc.

Como diria o repórter José Ilan, pelo Twitter (@joseilan): A Fifa não sabe com quem se meteu!

5 comentários:

  1. Bom dia!
    Tive uma grande euforia sobre a copa do mundo no Brasil.Realizarei um ods meus sonhos,contudo fico pensando: em umpaís de obras superefaturadas,quem vai lucrar com isso?
    Hoje estamos sob a regência do governo Lula,onde foi imposta a euforia,mas daqui a 4 anos?
    O saldo do Pan em obras não foi bom.
    Deixando a euforia de lado,concordo com a opinião de José Ilan...rsrs

    Abs e ótimo fds!

    ResponderExcluir
  2. Uma das opiniões mais lúcidas sobre a realização da Copa foi dada por Lucia Braga, diretora do Sara Kubtscheck, quando Lula esteve lá inaugurando a unidade na av. Abelardo Bueno. Foi publicada em O Globo, na pag. 11 (dos artigos independentes). Ela fez a maior crítica à gastança sob a desculpa de que a Copa vai atrair investimentos.

    ResponderExcluir
  3. Tenho a certeza que meterão a mão no dinheiro, teremos sim estádios bonitos.

    Mas acho que em um país que pessoas aindam morrem de fome não pode gastar de jeito nehum 700 milhões em apenas um estádio.

    Aí falam que a Copa vai atrair investimento, mas quem será os beneficiários com esse investimento? Será que com 700 milhões não dava para criar um programa social que tenha em foco educação. Um país que despreza a educação como o Brasil não merece sediar uma Copa do Mundo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Quem vai lucrar com isso são os estrangeiros que vão chegar aqui e ver monumentos belíssimos, mas porém contudo, a população em estado de pobreza. Beijos

    ResponderExcluir
  5. Evidentemente, não nesse blog, mas em outras páginas fui criticado, menosprezado, defenestrado, eia!, por não me unir ao ufanismo geral da Nação pela realização da Copa. Bacana ver que não estava sózinho - tolice minha supor que "só eu" sei das coisas:-). Tais fatos, Copa e Olímpíadas são maravilhosos, não nego, mas o pano de fundo da cena é medonho.

    ResponderExcluir