sexta-feira, 12 de março de 2010

Filosofia Já!


Muito se discute sobre a utilidade e funcionalidade da Filosofia. Enquanto alguns não podem nem escutar em falar sobre discutir visões filosóficas, outros insistem em dizer que Filosofia é coisa de teóricos desocupados e que não serve para nada.
Recomendo a leitura da Revista Cult, edição 143. Nela, uma sequência de artigos sobre a funcionalidade da Filosofia é esclarecedora.
Destaco uma passagem do artigo de Juvenal Savian Filho, quando ele destaca um trecho do texto de Boécio (filósofo da época do fim do Império Romano) e que retrata a Filosofia como sendo uma mulher:
"Apareceu-me uma mulher, acima de meu olhar. Seu aspecto era venerável; seus olhos, repletos de fogo, mais penetrantes do que podem ser os olhares humanos. (...)
Suas vestes era confeccionadas de fios muitos finos, trabalho delicado, matéria indestrutível; fora ela mesma quem as tecera. Podia-se ler, bordada na franja inferior, a letra grega Pi; e, no alto, um Theta. Entre essas duas letras, via-se como uma escada, com degraus que levavam da letra inferior à superior. Entretanto, sua indumentária havia sido rasgada por mãos brutais, que lhe arrancaram tantos pedaços quantos foi possível arrancar."

3 comentários:

  1. Sejamos antropofágicos com a ciência do conhecimento.
    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Sejamos realistas, a filosofia serve sim... serve para entreter a mente humana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Carol sempre a pensante, mas também penso que a filosofia acaba sendo a musa que cada um faz...

    Fique com Deus, menino Leo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir