quarta-feira, 24 de março de 2010

Picadeiro Brasil


A carta abaixo chegou ao meu e.mail. A história é verídica e ainda está em curso.
A incrível saga para se realizar uma prova de concurso público demonstra bem o que o povo brasileiro representa para as classes dirigentes: Somos um grupo de "palhaços" (peço perdão à classe dos abnegados trabalhadores de circo) tratados sem um mínimo de consideração.
Somos jogados a parte, ao sabor das vontades e conveniências, e sem nenhum direito de nos defender.
Será que tudo vai acabar em pizza??

O estado das coisas neste país vai de mal a pior. No dia 14 de março de 2010, foi realizado o Processo Seletivo para REFAP – Empresa do sistema Petrobras, localizada no Rio Grande do Sul. O concurso foi organizado (ou desorganizado) pela FUNDATEC, localizada no mesmo estado.

O que foi visto foi uma falta de respeito para com os quase 22 mil candidatos inscritos que investiram tempo, estudo e dinheiro, pois uma boa parte foi de outros estados para realizar a prova. Quem participou do concurso se deparou com uma prova mal elaborada e completamente fora do conteúdo proposto no edital.

Mas o que é mesmo de se espantar é que a prova da REFAP para o cargo de Engenheiro de Processamento Jr., por exemplo, trouxe nada menos que 15 questões IDÊNTICAS (mesma pergunta, mesma ordem das alternativas e claro mesma resposta), ao do concurso do SEMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto do Rio Grande do Sul) realizado no ano de 2008 com a organização também da FUNDATEC.

Depois de uma espera de quase uma semana sem qualquer informação concreta, eis que na última sexta feira (19/03/2010) foi liberada no site da FUNDATEC uma nota dizendo que parte da prova de 8 dos cargos que estavam sendo disputados havia sido anulada, e que novas provas seriam reaplicadas no dia 17/04/2010 apenas para esses candidatos. O motivo dado pela própria FUNDATEC em seu site para tal gafe foi o seguinte:

“Foi constatado que, na montagem das provas, de forma involuntária, foram usadas questões que já haviam sido utilizadas em concursos anteriores.”

Como assim de forma involuntária? Acredite se quiser e puder!!!

Mas o que chama mais atenção nesse circo todo é o fato de apenas PARTE DA PROVA ter sido anulada. A prova era composta de um total de 50 questões. Dessas 50 questões, 30 continuam valendo mas as outras 20 terão que ser refeitas novamente! No final soma tudo e vira uma grande festa!!!! Mas lembre-se, isso é apenas para 8 cargos, pois os demais prosseguem como se nada tivesse acontecido. E existe isso???

E como ficam os candidatos que viajaram da Bahia, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Recife, entre tantos outros estados para fazer essa prova? Quem vai arcar com os gastos de passagem, translado, hospedagem e alimentação dessas pessoas que terão que retornar a Porto Alegre para realizar uma nova prova que NÃO estava prevista no edital??

Num país como esse que conta com um mercado de trabalho tão complexo, os concursos públicos ainda eram considerados uma das melhores opções. Agora até isso nos será tirado???

Fica a pergunta no ar... será que tudo vai acabar em pizza???
Entrega rápida de Brasília direto para o Rio Grande do Sul!

4 comentários:

  1. Pizza de qual sabor?
    Absurdo!Caso de se resolver na justiça!
    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Realmente esse país vai de mal a pior!!
    Mas a responsabilidade é nossa mesmo.. que acaba se entregando e se conformando com esse tipo de acontecimento, por exemplo...
    Não dá pra se entregar ao conformismo... tem que denunciar mesmo... fazer o possível.. as vezes pode parecer pouco.. mas alguém em algum lugar vai ver... não é possível!!!
    O que não dá mais é ficar calado engolindo essas barbaridades!!

    ResponderExcluir
  3. Que isso, gente???
    Essa é nova pra mim!!!!
    Copiaram a prova de outro concurso??
    Aì anularam, só que só metade??
    É a máfia dos concursos públicos!!

    ResponderExcluir
  4. Corrigindo, foram 16 questões cara, e não 15. FOI PIOR AINDA O NEGÓCIO, hehehehehe.....

    E o pior ainda, saí de Minas Gerais pra fazer essa prova e aconteceu isso!!!!!

    ResponderExcluir