quinta-feira, 6 de maio de 2010

Eleições em números


As eleições estão chegando e apenas ao término da Copa do Mundo é que veremos as campanhas adquirirem ritmo. Esse ano, com a divulgação maciça dos meios digitais, veremos um novo modo de realizar campanha. (Conferir outros posts sobre o assunto, clicando aqui).
Contudo, um dado chama a atenção. O número de eleitores que estão com idades entre 16 e 17 anos, faixa na qual o voto é optativo, caiu mais de 25% em relação ao pleito passado, segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral. Não se sabe se este fato é decorrente na descrença na política ou até uma falta de mobilização que caracterizou algumas eleições passadas.
Esse retrato é característico de países nos quais os votos não são obrigatórios. Geralmente a abstenção gira em torno de 30%. Resta saber como nossos candidatos irão realizar a campanha e afastar esse aparente desinteresse pelo jogo eleitoral.
As mídias digitais são excelentes espaços de debates, boca a boca e de convencimento ao eleitorado, especialmente o mais jovem. Resta aos digníssimos candidatos saber usufruir deles. Mas pelo pouco que se viu, ainda temos uma atuação muito insípida nestes meios.
Lembrando: Vote com consciência. Ainda temos tempo para mudar o que vemos de errado no país. Pesquise, debata, discuta e escolha conscientemente.

2 comentários:

  1. Temos a resposabilidade de um voto consciente,mas também de inserir os jovens ao pensamento político.
    Afinal,essa geração Y será o futuro.Sério,hein!srsrs
    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Espero que o desinteresse passe longe desta eleição e principalmente, a competência para escolher nosso politicos...

    Fique com Deus, menino Leo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir