sexta-feira, 23 de julho de 2010

Redes Sociais nas Eleições


Uma novidade nessas eleições será a intensa participações de eleitores e candidatos no Twitter e outras redes sociais.

Com a experiência bem sucedida de Obama na campanha presidencial norte americana, o caminho trilhado tende a ser seguido por todos os candidatos.
Uma novidade interessante no site do jornal O Globo é a atualização constante do que está sendo postado no Twitter pelos principais candidatos ao Palácio do Planalto e ao Governo do Rio.
De certo, senti falta de todos candidatos sendo contemplado nesta seção do site. Mas já é uma iniciativa que mostra a importância que as redes sociais terão no jogo eleitoral.
Ainda tateando no escuro, os candidatos ainda não acertaram a mão no uso dessas ferramentas. Alguns pouco interagem e fazem uso do Twitter (por exemplo) como uma simples base de lançamento de ideias e frases, sem um mínimo de interação, deixando os seguidores e possíveis eleitores sem respostas rápidas para as suas dúvidas.
Pouco se vê de ideias e debates fluindo pela grande rede. Mas, lentamente, os candidatos brasileiros irão se acostumando ao uso dessas ferramentas.

2 comentários:

  1. Vale lembrar de um fato pré-Obama tb.

    Lembra daquele ano que teve o atentado bomba no metro de Madrid? Um politico omitiu e deturpou as informações para se reeleger naquele ano, e estava conseguindo até entao, segundo as pesquisas. Mas no dia das eleições algum jornal divulgar a verdade que ele tinha omitido. O que aconteceu foi que rapidamente os eleitores se mobilizaram, através de email, redes sociais online e sms, no mesmo dia, e conseguiram mudar o rumo da votação, não reelegendo esse tal político. É um dos smartmobs mais famosos! ;)

    ResponderExcluir
  2. Ah, só entro no seu site quando quero comentar, normalmente leio através do feed mesmo. Então fazia tempo que nao entrava aqui. O layout tá bom! ;)

    ResponderExcluir