sábado, 18 de setembro de 2010

Mais sobre impresso x digital


O mercado de livros digitais parece que entra em franca ascensão. Depois da gigante Amazon anunciar que a venda dos livros para suportes digitais terem superado a venda dos livros impressos, a guerra pelo lançamento de e-readers e tablets esquenta cada vez mais.
Aqui no Brasil, os preços dos dispositivos ainda estão um pouco proibitivos e parece que dessa maneira ainda freia a disseminação da venda dos digitais. Contudo, a Positivo já coloca no mercado o seu leitor e mais algumas outras empresas afirmam que ainda este ano lançarão equipamentos com custo mais acessível aos brasileiros.
O Natal desse ano promete ser o verdadeiro teste para estes dispositivos.
A leitura digital apresenta algumas vantagens e que já vem convertendo até mesmo os mais ferrenhos admiradores e defensores dos livros impressos. A capacidade de armazenamento (com apenas um dispositivo eletrônico, de poucos gramas, você carrega centenas de livros), o apelo ambiental (imagine quantas árvores não serão poupadas) e até mesmo a facilidade de marcar trechos, utilizar dicionários, disponibilizar conteúdos em redes sociais e muitos outros recursos fazem com que seja inevitável a substituição de um formato por outro.
Muitas pessoas alegam que novas mídias surgiram, sem exatamente substituir as outras. Foi o caso da TV com cinema e com o rádio, do jornal impresso, da revista e por aí vai. Contudo, as mídias anteriores sofreram mudanças e atualizações. No caso do livro, o que ocorreria seria a pura substituição de uma tecnologia pela outra.
E você, caro Argonauta, acredita na substituição do livro impresso pelo digital?

Nenhum comentário:

Postar um comentário