terça-feira, 29 de setembro de 2009

COLUNA ROUGE CERISE


ALGO ESTÁ FORA DA ORDEM?
Fora de Ordem
Caetano Veloso

Vapor barato
Um mero serviçal
Do narcotráfico
Foi encontrado na ruína
De uma escola em construção...
Aqui tudo parece
Que era ainda construção
E já é ruína
Tudo é menino, menina
No olho da rua
O asfalto, a ponte, o viaduto
Ganindo prá lua
Nada continua.



Debates sobre o fim da exigência do diploma de jornalismo. Enfim, a situação parecia sobre controle, pois as empresas continuarão contratando jornalistas formados.
Alívio!
Apesar de não ser profissional da área de comunicação, tenho um enorme apreço e respeito.
Entretanto, ao ler o site da Globo Minas me deparo com a notícia que na Universidade de Uberaba,uma turma de jornalismo foi encerrada.
(http://educacaomg.tv.br/noticias_ler.php?id=1420)
Segundo a matéria da jornalista Fernanda Calgaro, não se trata de um reflexo da polêmica do STF (Supremo Tribunal Federal), mas o alto custo financeiro do curso.
O que me surpreende é que ano passado na PUC/MG ocorreu um problema parecido: Não houve vestibular para o curso de Letras e, por conseguinte no semestre posterior não houve formação de turma por falta de candidatos.
Eis o cerne da questão: Em meio a tantas medidas de políticas de incentivo a formação universitária, alguma coisa está fora de ordem?
Não?

Rouge Cerise

2 comentários:

  1. Rouge,

    Com certeza algo está fora da ordem.
    Mas, afinal, estamos no Brasil. Alguma vez se viu ordem aqui, a não ser no lema da nossa bandeira nacional???

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rouge.

    Também não sou profissional de Comunicação mas tenho grande afinidade pelos temas a ela relacionados.

    Embora seja provável que a decisão do STF tenha tido alguma influência sobre a escolha dos candidatos e, por consequência, sobre o fato relatado, não creio que sozinha seria capaz de provocar a extinção da turma deste semestre. Acho comum, em algumas faculdades particulares, não haver a oferta de determinado curso por questões de equlíbrio financeiro. Se fosse uma universidade pública, acharia gravíssimo, uma vez que sua função é, entre outras, suprir as demandas da sociedade. Mas sendo privada, não esperaria algo muito diferente, visto que o lucro é necessário sob o aspecto empresarial.

    Um abraço.

    ResponderExcluir