quinta-feira, 22 de julho de 2010

Eleitores sem interesse


Foi liberado pelo Tribunal Superior Eleitoral os números para as próximas eleições. O que mais chamou a atenção foi o fato de que, apesar do aumento do número geral de eleitores, a parcela da população que possui a prerrogativa de escolher pelo voto ou não entrou em declínio.

O número de jovens de 16 e 17 anos aptos para participarem do processo eleitoral diminuiu consideravelmente. Das eleições de 2008 para essa, foram menos de 500 mil jovens que irão exercer o direito ao voto.

Ainda não foi realizado nenhum estudo para determinar a causa deste fenômeno. Contudo, se lermos as manchetes diárias da editoria de política talvez possamos encontrar uma resposta para isto.

A desilução com a política é geral e como essa parcela da população pode escolher se irá votar ou não, vemos essa diminuição.

Cabe aos novos políticos trabalharem junto aos jovens para resgatá-los. Ferramentas para isso é o que não falta com a entrada da web 2.0 no cenário político. Bastam saber utilizá-las.

Um comentário:

  1. Leo, acho que política e geração Y não têm nada em comum... por isso o desinteresse dos jovens em "perder tempo" preocupando-se com isso. Escrevi recentemente sobre o assunto, e acho que gostará de ver o conteúdo: http://nanoberger.blogspot.com/2010/04/quem-vai-governar-o-brasil-daqui-10.html

    Grande abraço!
    Adriano

    ResponderExcluir