terça-feira, 20 de julho de 2010

Mais sobre a internet brasileira


Andei lendo a pesquisa realizada sobre o Instituto Brasileira de Defesa do Consumidor (IDEC) divulgado no site do Estadão. Nele, foram comparados preços e serviços disponíveis aos brasileiros de grandes cidades.
Vamos aos fatos:
A média de valor pago para internet é de U$28 por cada brasileiro, ou seja, 4,58% da renda per capita do país. Ficou sem parâmetro de comparação? Vamos lá: Nos EUA, o valor gasto com internet é de apenas 0,5% da renda per capita e na França chega a 1%
Achou caro o serviço agora? Vamos ao desempenho e verá que a internet brasileira é considerada uma das mais lentas do mundo! A velocidade média brasileira é de 1MB (em média), o que significa uma defasagem de mais de 93% em relação à Coreia do Sul (líder deste ranking).
Outro fato que chama a atenção é de que 20% das conexões brasileiras apresentam uma velocidade inferior a 256Kbps, abaixo do recomendado pela União Internacional de Telecomunicações.
Some-se a isso o péssimo atendimento pelas empresas de internet e verá que estamos mais atrasados do que pensamos.

3 comentários:

  1. Excelente post! Tuitei sobre isso outro dia, Leo! É um absurdo! E o governo ainda fica no lenga-lenga para resolver essa situação. Um amigo me contou que, lá no Senado, trocaram o serviço de Internet e melhoraram a velocidade. Mas resolveram só LÁ! Se esqueceram do resto do país!
    O mundo evolui junto com a tecnologia. Se continuarmos com uma conexão lenta, o Brasil será um país atrasado, que não conseguirá abrir nenhum dos sites estrangeiros que estão se adaptando às novas velocidades de conexão.

    ResponderExcluir
  2. É Leo...
    A Telebras vem aí com a proposta de apoio e suporte de conexão em banda larga para universidades, pontos de interesse público e locais onde não há esse serviço. Você acredita nisso?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi,Leo!
    Que post sensacional!
    Fico pensando que há muito trabalho para os analistas de mídias sociais e da web.

    Beijos!

    ResponderExcluir