sábado, 25 de setembro de 2010

Blogueando no Reinam Ribeiro


Que a internet mudou os processos comunicacionais e suas antigas lógicas, isso ninguém duvida. Vivemos hoje em dia em um estado de conectividade e interatividade jamais visto.

Emitimos nossas opiniões, interagimos, criticamos, questionamos e até fazemos eco nas grandes mídias (vide casos recentes de matérias divulgadas por revistas tradicionais e sendo "quebradas" pela blogosfera).
Mas você sabe que isso pode mudar?
Leia o post do amigo Reinam Ribeiro:
Ameaça a liberdade e ao desenvolvimento

“As novas tecnologias da informação não são simplesmente ferramentas a serem aplicadas, mas processos a serem desenvolvidos. Usuários e criadores podem tornar-se a mesma coisa. Dessa forma, os usuários podem assumir o controle da tecnologia como no caso da Internet… Pela primeira vez na história a mente humana é uma força direta de produção, não apenas um elemento no sistema produtivo“. (Manuel Castells – A Sociedade em Rede, 1999)

Controle, poder, e desenvolvimento. Com a Internet o controle tecnológico deixou de estar somente nas mãos dos grandes, agora os indivíduos podem expressar seus pensamentos, em blogs, redes sociais, sites, e interagir sobre suas opiniões, contribuindo para construção de idéias mais democráticas. Dessa forma o poder de impor e controlar das grandes instituições passa a estar distribuído mais justamente, pois uma comunidade unida tem mais força para exigir seus direitos, e propor mudanças que favoreçam a todos. Uma sociedade mais comunicativa, onde todos podem falar e são ouvidos, querendo os “grandes” ou não, tende a um maior desenvolvimento em diversos níveis. Sabotar o meio que revolucionou a forma de nos unirmos mais interativamente como sociedade, é colocar um freio no desenvolvimento social. É isso que o AI5 Digital está propondo...

clique aqui e leia o resto


2 comentários:

  1. Oi gostei do seu blog, visite o meu de textos pessoais, espero que goste, obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Veleu Leo. É uma causa que depende do engajamento da blogosfera, afinal a nossa força contra o sistema está na coletividade.

    Abraço.

    ResponderExcluir