quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Complexo


Recebi vários e.mails e ligações de amigos preocupados quando teve início a ocupação do Complexo do Alemão e da Vila Cruzeiro pelo polícia e pelas Forças Armadas. Como a maioria não deve saber, explico: Trabalho bem na entrada do Complexo do Alemão, a menos de um quilômetro da base montada para a invasão.
Alguns queriam saber como estava o clima, como foi a ação e o que eu acho que acontecerá daqui para a frente.
Vamos por partes. Nos dias da invasão, o clima estava bastante tenso e foi um pouco difícil o acesso à região. Passado toda a ação, filmada e repassada "espetacularmente" (Debord sendo cada vez mais comprovado) pela grande imprensa, o clima é de aparente tranquilidade atualmente. Todo o comércio, trânsito, escolas e demais atividades legais continuam seu curso normal.
Quanto à parte do que acontecerá daqui para a frente, fica difícil fazer um jogo de adivinhação. Em parte, estou otimista e acredito que a situação ficará bem melhor do que estava anteriormente. Contudo, uma dose de cautela deve ser empregada nesses casos. Operações policiais e ocupações pelo Estado já foram tentadas nesses mesmos locais e o que se viu não foi nenhuma melhora. Pelo contrário. Mas acredito que dessa vez a situação seja um pouco diferente. O clima entre os moradores do local é diferente. A colaboração em massa da população, seja através do Disque- denúncia, ou, até mesmo a receptividade dada aos policiais, é um indício de que podemos ter uma melhora efetiva.
Cabe aos governantes da vez, realizar todas as mudanças necessárias, para que um processo de pacificação seja muito mais do que ações cinematográficas transmitidas em tempo real pelas emissoras de TV.

Um comentário:

  1. " - Olá, eu estava de passagem. Daí resolvi ler seus artigos e gostei bastante. Parabéns por todos eles!
    [..] Se poder ir lá no meu fazer uma visitinha, ficarei grata desde já!"

    http://hitzaberllelacouth.blogspot.com/

    abraços.

    ResponderExcluir