segunda-feira, 30 de março de 2009

Jornalismo de marionetes


Domingo, 29 de Março de 2009. Acabei de abrir o jornal O Globo. Na capa, uma manchete estampada com destaque, na parte superior: "SNI: Brizola e César recebiam propina de empresa de ônibus". Pensei em se tratar de uma reportagem séria e embasada. Parti para a leitura da mesma. Eis que me deparo com a seguinte frase, ao final do quarto parágrafo: "Nenhuma das acusações foi provada nem originou investigação policial".

Calma aí! É isso mesmo? A principal manchete do principal jornal do Rio, no dia de maior circulação (Domingo), se refere a uma denúncia sem prova?
Cadê a imparcialidade? Cadê o princípio do bom jornalismo, com investigação e coleta de provas?

Nunca nutri nenhum tipo de simpatia pelo ex-governador Leonel Brizola, mas uma acusação desta é no mínimo leviana.

Este tipo de acontecimento só faz reforçar a tese de que não podemos acreditar em tudo do que nos é passada diariamente pelos meios de comunicação. Devemos nos informar nas mais diversas mídias disponíveis hoje em dia e tentar formar a nossa própria visão do mundo e nossas opiniões.

Acompanhe o post no Blog do Mello (clique aqui) a respeito deste assunto.

2 comentários:

  1. Amigo Leo,

    Pois é. Convivo com isso diariamente, especulações, respostas "supostamente" isso, aquilo.

    Coleguinhas sem o mínimo preparo fazendo perguntas absurdas e quando vc não tem a resposta e diz que irá apurar, eles querem só uma frase: ainda em investigação, ou seja, foda-se a notícia eles querem qualquer tipo de respostas e a sociedade cai neste jogo irritante que os jornais fazem.

    Depois, sociólogos e metidos a especialistas vão a televisão e cagam regras de moralismo. E dão porrada no Estado. Sei que em alguns aspectos o próprio Estado fica devendo. Mas é preciso enxergar que em dois anos não se faz milagres.

    Também não vou eximir o Estado de culpa, claro que não! Muitos que ali trabalham estão na mamando na teta do governo e sem o mínimo constragimento. O fato é que a imprensa exagera e muito na hora de dar a porrada!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Leo,
    infelizmente, para nós que nos tornamos coleguinhas agora, temos que nos colocar de frente com estes pseudo-jornalistas que não levam a sério o quesito principal da imparcialidade que aprendemos na faculdade... o que é uma pena... mas uma coisa é certa... não podemos nos colocar no nível deles... vamos tentar fazer a diferença...

    ResponderExcluir