sábado, 19 de setembro de 2009

Avião, submarino. Mas, cadê a educação e a saúde?


Realmente impressionante a capacidade dos políticos brasileiros. Quando você pensa que já viu de tudo, eles sempre arrumam um jeito de nos surpreender.

Sai na mídia atualmente, toda a negociação do governo federal em negociar com empresas estrangeiras a aquisição de aparelhagem militar (caças, submarinos nucleares etc.), com a desculpa de que temos de preservar a soberania do país.

Independente de posição política, pare para pensar um pouco. Só com os caças, a estimativa é de se gastar em torno de R$ 4 bilhões...Com todo o aparato de guerra, o custo é de mais de 30 bilhões.


Agora eu me pergunto. Enquanto os militares são dispensados em alguns dias para não se gastar dinheiro com comida, estudantes da rede pública de São Paulo tem de escolher entre tomar café da manhã ou jantar, para se economizar R$ 600 mil por mês. Além do descaso com a segurança pública, saúde, educação etc., seria mesmo necessário se gastar esse montante para investir em brinquedos de guerra?

12 comentários:

  1. Adorei sua problematização Léo!
    A despeito de posições políticas creio que seria necessário uma reforma política e moral.
    Mas como fazê-la?
    Nem mesmo há investimento na educação para ensinarem aos brasileiros O "PENSAMENTO CRÍTICO".
    Difícil!
    Reflito muito nesse espaço..eheheh
    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda não consegui achar a utilidade destes caças para o Brasil. Parece que estamos a ponto de entrar em alguma guerra. Se gasta muito em coisas que não tem nada a ver. Deprimente essa situação!!!
    Inté...

    ResponderExcluir
  3. Necessidade é uma palavra que expressa um ponto de vista. Custo é diferente de valor, muda de "pessoa" pra "pessoa".. voltando a questão da necessidade, um ponto de vista é o que define o quanto vale pra si.
    Entããão, ao meu ver, não há necessidade. Mas quem quer me ouvir?

    Obrigada pela constante atenção :)

    ResponderExcluir
  4. Taia

    Realmente acredito que temos inúmeras prioridades no país. Uma pessoa gritando pode não ser ouvida, mas se começarmos ao mesmo tempo questionarmos, a chance de ser ouvido é cada vez maior.

    ResponderExcluir
  5. mas também não é só o governo que tem que agir, nós também devemos protestar.
    agora, eu vi, que o governo gasta muuuito mais com um preso do que com uma criança para ir a escola.
    concordo com vc, o governo dá prioridades a avioes,submarinos , e depois diz:
    -a sáude publica está sem verba...

    ResponderExcluir
  6. iMarty,

    Ainda querem voltar com a CPMF disfarçada de outro nome, para suprir a carência na saúde.
    Realmente é revoltante!

    ResponderExcluir
  7. pois é, ninguém quer ver que tem gente no país que passa fome, morre na fila do hospital etc..

    ResponderExcluir
  8. Bem vindo ao mundo!

    é como essa merda de gripe suina...

    um monte de gente enchendo o saco pq umas 1000 pessoas tiveram casos fatais, enquanto tem outras doenças que tem um cura tão barata que mata mais de 500mil pessoas por ano!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Obrigada pela visita no meu blog!
    Estou dando uma olhada no seu, me pareceu muito interessante!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Vanessa,

    Obrigado pela visita.
    Espero que goste e volte sempre.

    ResponderExcluir
  11. Concordo plenamente,muitos aspectos tem sido desprezados,a educação,lazer,saúde,cultura...
    E enquanto isso esses "brinquedinhos" que só servem pra gerar conflitos e mais e mais mortes vem recebendo total apoio pra que tornar o país rico em tecnologia se teremos cada vez mais pessoas morrendo, se tornando bandidos e etc por falta de investimento nas areas necessárias...

    ResponderExcluir
  12. Primeira visita nesse blog e já virei fã... bem no meu estilo, parabéns pela abordagem!

    Acho que a amizade com Hugo Chávez não está fazendo bem ao nosso presidente da república... Preocupações belicosas para um país tipicamente pacificador e neutro começa a virar preocupação. Sabe que o efetivo militar brasileiro não faz nem cócegas para a segurança de nossa soberania, diante da área física da majestosa pátria?

    Enquanto isso, enquanto se joga dinheiro no lixo sustentando o ineficaz e dispendioso tiro-de-guerra por todo o país e agora comprando caças e submarinos, a rede pública de ensino e assistência médica obrigam a criar mais impostos devido a insuficiência de dinheiro para o fazer o mínimo necessário.

    Sabem quanto custa cada decolagem de um caça desses? Dá pra montar uma UTI completa em um hospital... e com os salários dos oficiais envolvidos em cada caça dá para sustentar os custos de cada UTI montada.

    Mas a vida política é feita de escolhas, e se alguém pensava que quem já dependeu dos recursos públicos no passado, assumindo a presidência iria dar mais importância para as carências do povo... se enganou. Mas servirá de lição para a eleição de 2010? Duvido...

    Grande abraço, apareça por lá!
    http://nanoberger.blogspot.com

    ResponderExcluir