quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Brasil – País do Futuro


Nesses meus mais de trinta anos de vida, escutei muitas vezes a máxima de que o Brasil era o país do futuro. Muitos afirmavam, no final da década de 70 e no início dos anos 80, que o Brasil seria a potência do século XXI e que iríamos dominar o cenário mundial pela nossa grandeza e riqueza de nosso extenso território.

Passados duas décadas, a realidade que presenciamos é bem diferente do idealizado e projetado pela geração passada. Quais seriam as explicações plausíveis para este “fenômeno”? Seremos capazes de alcançarmos o estágio idealizado por muitos?

Essa semana foi divulgada uma pesquisa que pode nos trazer um pouco de luz para essas questões e nos explicar um pouco o fracasso do país. Anualmente, um órgão internacional pesquisa e classifica os países do mundo de acordo com o nível de corrupção de cada um. Na classificação deste ano, o Brasil caiu cinco posições e encontra-se na 62ª posição como o país mais transparente do mundo. O país líder deste ranking é a Finlândia, seguido da Noruega e Dinamarca. Lembrando que esta pesquisa foi feita levando em consideração o período que antecedeu a atual crise política em que nos encontramos.

Analisando estes dados, podemos ter uma noção de um dos entraves ao desenvolvimento do país. A corrupção que assola e atinge diversas esferas de nossa sociedade é uma das responsáveis direta pelo atual estágio em que nos encontramos. Quando falo de corrupção, não me refiro apenas à famigerada classe política, mas também nos pequenos gestos diários de todos os cidadãos. É o sujeito que oferece uma “cervejinha” ao guarda, aquele outro que tenta burlar as leis para se dar bem e todos os modos ilegais que são praticados por quase todos, com a desculpa de que são inofensivas.

É chegada a hora de todos nós fazermos uma reflexão e decidir qual o futuro que queremos para nós e nossos descendentes. Devemos começar a mudar nossa mentalidade e deixar de culpar apenas os nossos dirigentes. Com a adesão de todos, poderemos reverter o quadro e levar o país rumo a uma sociedade mais justa e honesta.

Um comentário:

  1. Perfeito,Léo!
    Pra variar né?
    rsrrr
    Retornando ao início do seu texto vejo a època em que essa utopia fio lançada(anos 70 e 80).Interessante,não?
    Deve ser pelos mesmos motivos que hoje tantos que aclamaram o fim da censura,o fim da hipocrisia,hoje estão no poder e de forma mágica"esqueceram-se" de tudo que foi dito.
    Qual o futuro queremos deixar aos nossos descendentes?
    O fim da "idealização romântica" e a busca pela mudança genuína que começa a partir da visão crítica.
    Abs!

    ResponderExcluir