quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O Hobbit


Após a filmagem da trilogia Senhor dos Anéis, J.R.R. Tolkien, escritor da saga fantástica, ficou mundialmente famoso, até entre os menos aficcionados por literatura. Com uma escrita complexa e rica em detalhes, os livros de Tolkien passaram a ser disputados nas livrarias de todo o mundo. Contudo, muitos acreditam que a aventura do Senhor dos Anéis, começa neste livro, o que não corresponde a verdade.

Em 1937, Tolkien escreveu O Hobbit, livro onde conta a aventura do hobbit Bilbo e descreve como o mesmo se apossa do famoso anel. Descrevendo a terra média e seus habitantes fantásticos, Tolkien consegue prender o leitor já no começo e faz com que não se tenha vontade de parar de ler, até sabermos o final da história.

O Hobbit é considerado o embrião da empreitada mais famosa de Tolkien, e muitos especialistas indicam este livro como sendo a melhor obra do escritor, superando até mesmo a obra do Senhor dos Anéis.

Uma excelente forma de se começar a compreender um pouco mais da Terra Média e hobbits, orcs, elfos, anões e outros habitantes. Uma dica para quem ainda não leu o Senhor dos Anéis é ler O Hobbit antes, assim consegue-se uma melhor compreensão de toda a história.

4 comentários:

  1. Grande camapanha Argônica de incentivo à leitura de qualidade!
    De fato,Tolkien é uma ótima opção,não por estar em voga,mas pela riqueza cultural expressa através da linguagem quase imagética do autor.
    Abs!
    Opa...fui a primeira!

    ResponderExcluir
  2. Dica bombástica, hein amigo Leo! Igual a Star Wars, será que não lançarão num futuro próximo esse filme para os aficcionados da série?

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  3. Cara, o Hobbit é um livro fantastico, realmente.
    Mas vou ainda além, quem não leu O Senhor dos Aneis ou o Hobbit, leia primeiro O Silmarillion.
    Ele explica a criaçao da terra média pelos Erus, explica quem é Sauron, Morgoth, de onde veio Laracna, como surgiu a raça do Aragorn.
    É um livro que veio depois dos dois já mencionados, mas que explica com alta clareza o porque a terra média é daquele jeito. Achei ele espetacular!
    É uma leitura mt mais pesada e dificil que Sr. dos Aneis ou Hobbit, mas ao mesmo tempo achei muito mais bonita e poética.
    Vale a pena citar o capitulo dedicado a Beren e Luthien.

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não terminei de ler a saga do Senhor dos anéis. Lembro que no começo da Sociedade do Anel, vem uma nota dizendo que para entender Senhor dos anéis precisaria ler O hobbit antes. Mas, como sendo este superando até mesmo aquele, eu dei uma paradinha para lê-lo antes de continuar :D

    ResponderExcluir