quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Rio – Cidade decadente


Morei a maior parte da minha vida no simpático bairro de Vila Isabel (foto). Com isso, passei a admirar o local, já que foram bons tempos. Local agradável, pessoas simpáticas, noite agitada com vários bares e restaurantes abertos por toda a madrugada.
Saí de lá há sete anos atrás. De lá pra cá, o que se tem visto é uma decadência total. Ruas em péssimo estado de conservação, imóveis desvalorizados e a única agitação que se vê nas noites, são os intensos e constantes tiroteios.
O local encontra-se entregue ao poder paralelo e os moradores abandonados à própria sorte. Ninguém tem mais coragem de sair de casa a noite, visitantes evitam chegar e sair muito tarde, ou seja, quase um estado de sítio.
Falo de Vila Isabel, contudo esta história pode ser ampliada a vários outros locais da cidade do Rio de Janeiro. Várias pessoas têm fatos semelhantes para contar. Além disso, vemos uma verdadeira debandada de empresas e indústrias, que estão preferindo a segurança de outros locais, a permanecer na insegurança do Rio de Janeiro.
Até quando ficaremos de braços cruzados assistindo ao depredamento de nossa cidade? Vendo um jogo de empurra entre esferas políticas e cada vez mais o povo perdido no meio? Temos que lutar por melhores condições de vida, não só em relação à segurança pública, mas sim de melhores condições de vida como um todo e exigir a verdadeira Cidade Maravilhosa de volta.

5 comentários:

  1. Consciência e mudança já!
    "modéstia a parte,quem nasce na vila aprende mais cedo!"Pra Mart'nália
    Ai..ai..ai..não teve jeito de não recordar desse samba...rs
    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Massa. Gostei.
    http://tallysween.blogspot.com/

    me segue também ;D

    ResponderExcluir
  3. muito triii, gostei [+1]
    parabéns pelo blog, viu?!?!

    ResponderExcluir
  4. Léo, estive no Rio uma única vez a trabalho, hospedado pertinho do Copacabana Palace. Passeando a noite por alí, um dos lugares lindos da cidade, me senti desconfortável com as dezenas de "profissionais do sexo" que me abordaram, e imaginei que deixaria de apreciar a deliciosa brisa a beira mar se estivesse acompanhado de minha esposa, que certamente não gostaria de passear por lá em meio às dezenas de prostitutas vestidas a caráter, à caça de novos fregueses.

    Paralelo a isso, com praticamente todos os cariocas que conversei, de 5 assuntos falados 4 eram sobre crime, mas todos se negavam a abandonar a cidade maravilhosa e amada.

    No RJ de hoje parece que predomina isso: sexo e drogas. Mas a cidade é tão fascinante que nem isso motiva seu povo de bem a abandoná-la, e os turistas de visitá-la.

    Alguém sabe a fórmula para chegar perto de uma solução?!

    Forte abraço, meu amigo!
    Adriano

    ResponderExcluir
  5. Adriano,

    Realmente a degradação da cidade do Rio de Janeiro salta aos olhos.
    É uma pena, pois tínhamos tudo para ser uma das melhores cidades do mundo para se viver.
    Mas seguidos desmandos na política e administrações desastrosas (municipal, estadual e o descaso do governo federal em grande parte do tempo) levaram a esse quadro desanimador.

    Mas...vamos acreditar em dias melhores.

    Obrigado pela visita ao blog e pelos excelentes comentários.

    ResponderExcluir