quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Tecnologia ajuda ou atrapalha?

Reprodução: Internet

"A estupidez da internet seduziu a geração atual, que vive mergulhada numa cultura fragmentada". A frase anterior foi dita por Doris Lessing, escritora que faturou o Nobel de Literatura no ano de 2007. O modo como a escritora encara a geração atual é apenas um lado da eterna discussão sobre os benefícios ou malefícios da tecnologia no mundo de hoje em dia.

A briga parece ser eterna e que nunca terá um fim. Engana-se que tudo começou com o computador e sua polarização, entre as décadas de 1980 e 1990. A contenda vem de longa data, desde a criação da escrita, passando pelo surgimento do rádio, cinema e TV e finalmente chegando na internet.

Autores conceituados afirmam que a dependência da tecnologia nos torna seres humanos mais limitados. Outros, já tentam demonstrar que o uso eficiente é fundamental para acelerar a difusão de conhecimento.

Esta semana a polêmica foi reaberta com a declaração de músicos de rock, tais como o baixista Bill Wyman, dos Rollings Stones e Jimmy Page, um dos ícones do Led Zeppelin, que afirmaram que a propagação de jogos do estilo de Guitar Hero (onde os usuários apertam botões coloridos e seguem a sequência musical, com a sensação de estar tocando a música) faz com que os jovens percam o interesse em aprender a tocar instrumentos verdadeiros.
Como resposta, um dos executivos da empresa criadora dos jogos musicais, aponta um crescimento na busca de jovens em aulas de instrumento.

E você, caro Argonauta? Como encara essa disputa? De que lado você está?


Uma matéria bem legal sobre o assunto saiu no caderno de tecnologia do Globo Online (Clique aqui para ler a matéria na íntegra).

6 comentários:

  1. Acredito que a tecnologia possa ser um serviço à literatura.
    Até mesmo porque o "infinito particulatr"mora no incosciente,onde máquinas não podem entrar.srrsrs
    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que depende sempre da pessoa pois a tecnologia pode ajudar mas também atrapalhar (até fazer dano). Então a questão passa pelo lugar que o homem lhe dá aos aparelhos tecnológicos. Acho que quem ser fã da tecnologia está em problemas, e quem a odeia...também!
    Um abraço desde Buenos Aires!
    Sebastián

    ResponderExcluir
  3. Sebastián,

    Concordo plenamente com vc.
    Depende do usuário e das aplicações que a pessoa submete cada tecnologia.

    ResponderExcluir
  4. Leo, posso afirmar que meus dois filhos, as mesmas figurinhas que voce viu crescer aí no Rio, hoje tocam Guitarra e teclado, além do incentivo da Ana, também por conta do Guitar Hero, hoje nem jogam mais, mas continuaram com a música e o melhor, aprenderam a gostar de rock das antigas (risos)

    Só o Rock and roll Salva meu irmão!!!!!

    E a tecnologia esta aí pra gente tirar o melhor proveito em nosso benefício.

    Abraço do irmão japoneis

    ResponderExcluir
  5. A Tecnologia pode atrapalhar em certas ocasiões. Acho que todo mundo precisa de um momento não tecnologico e um pouco de tecnologia.

    ResponderExcluir
  6. "O que sou eu do lado de cá, será que emana calor de mim, frio?" Paul Klee. Do lado de cá sou sempre a favor dos experimentos, Se não aparecem mais músicos virtuoses por conta dos games, a virtuose que se transforme. Postei na Ponte um lance legal http://pontesobreoabismo.blogspot.com/2009/09/hear-guitar-hero.html. O satriani tocando com um fenômeno da rede e depois de uma aprsentação de guitar hero. Viva as possibilidades. Vivam as possibilidades!!! Pela séria bobagem coletiva!

    abção, Leo

    W

    ResponderExcluir