sábado, 26 de setembro de 2009

A Utopia


Thomas Moore, conhecido também como Thomas Morus, nasceu na Inglaterra no ano de 1478, mais precisamente na cidade de Londres. Criado na corte inglesa e formado em Direito na faculdade de Oxford, foi sempre um contestador da burguesia e da corte. Amigo e confidente de Erasmo, Moore passou a vida nesse paradoxo, ao freqüentar a corte e flertar com idéias liberais demais para a época. Justamente por esses pensamentos, Moore acabou sendo condenado à morte (1535) por se recusar a comparecer a coroação de Ana Bolena e jurar fidelidade à mesma e seus descendentes.

Moore entrou para a história ao escrever o antológico “A Utopia”. Este livro virou um clássico por ser o primeiro escrito a retratar, com ironia, as injustiças de uma sociedade burguesa e baseada nos lucros. Seria uma tentativa pioneira de propor uma comunidade baseada na justiça social, com um Estado mediador e interferindo em todos os campos.
Para propor tal modo de vida, o autor retrata uma ilha fictícia na qual todos são iguais, trabalham sem salário, são providos de todas as necessidades básicas pelo Estado e todo o luxo e supérfluos simplesmente não existem, em uma clara alusão ao modo de vida da corte.
Muitos consideram o ensaio de Moore como sendo uma das bases do Socialismo. Vale a pena uma conferida de perto neste clássico da literatura mundial.

Um comentário:

  1. Um paradoxo à "Revolução dos Bichos"?
    rsrsrsrs
    Adoro este espaço!
    Fiquemos com os dizeres da bandeira de Minas Gerais:Libertas quae sera tamèm.
    (Liberdade ainda que tardia).
    Pra variar ótimos texto e indicação.
    Abs!

    Rouge Cobalto

    ResponderExcluir