segunda-feira, 18 de maio de 2009

Assim falou Zaratustra


Friedrich Wilhelm Nietzsche, nascido em 15 de outubro de 1844 em uma pequena cidade alemã (Röcken), se tornou um dos maiores filósofos e pensadores da humanidade. Criado em uma família de religiosos protestantes, Nietzsche, quando pequeno, ainda pensou em se tornar um pastor e seguir o destino de seus avós. Porém, com o passar do tempo e após muito estudar, Nietzsche começou a rever os seus conceitos e enveredou pela área do estudo da natureza humana e da filosofia.
Com idéias polêmicas, o filósofo alemão deixou um legado enorme, com diversos livros e manuscritos que apresentam pontos de vistas até então inusitados para as principais dúvidas e dilemas do ser humano.
Assim falou Zaratustra é considerada a principal obra de Nietzsche e até os dias de hoje é comentada, estudada e venerada por legiões de filósofos, psicólogos e estudiosos. Com a frase clássica (“Deus morreu! É a vez do homem, melhor, do super-homem!”) ele nos leva pelo mundo de suas idéias e nos apresenta uma a uma, através da visão de Zaratustra, filósofo que vive recluso e que um dia resolve descer à sociedade e levar seus conhecimentos a todos.
Um livro de difícil leitura, mas que com certeza vai fazer o leitor refletir em uma séries de conceitos e dogmas instaurados e levar um pouco de luz em questões ainda obscuras nos dias de hoje. Leitura indispensável para os amantes da Filosofia e dos estudiosos da natureza humana.

3 comentários:

  1. eu lá li esse livro,é bom...mas peguei uma certa raiva...quem não tem cabeça forte,é influenciado pelo livro...mas é um livro ótimo

    ResponderExcluir
  2. Igor,
    Com certeza é um livro forte sim.
    Mas os questionamentos e ensinamentos fornecidos pelo livro é de fundamental importância para o desenvolvimento da sociedade moderna.

    Obrigado pela visita.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    sou uma curiosa nos aspectos da religião oficial do zoroastrismo e acabei, por isso, encontrando esse livro "Assim falou Zaratustra."
    Nas minhas pesquisas encontrei um enorme texto comparando o Zoroastrismo (religião originária na Pérsia)com o anticristo. Não compreendi, já que a visão do verdadeiro Zoroastro ou Zaratustra (que não é o mesmo que Nietzsche fala no livro) era completamente distinta.

    Exemplo: "Ao contrário de outras religiões, o zoroastrismo não atribui grande importância à fé ou a crença, o fundamental são as boas atitudes e os bons pensamentos, o homem é o responsável pelos seus atos e pelas suas escolhas e colherá o fruto delas, cabe a cada um lutar contra os maus pensamentos e as más ações, trabalho este que nunca está concluído, é um esforço diário e constante. Só através deste esforço o homem pode alcançar uma vida feliz. O zoroastrismo desenvolveu uma avançada visão metafísica, onde os pensamentos geram realidade. Quando o homem nutre bons pensamentos o universo passa a conspirar a seu favor, quando elabora maus pensamentos, isola-se e enfrenta toda sorte de dissabores."

    Quando iniciei a leitura de "Assim falou Zaratustra.", percebi o porquê da comparação.
    Nietzsche, faz uma crítica aos cristãos que acreditam em Deus, no céu e em tudo que representa. O que é o oposto do Zoroastrismo verdadeiro, que pode não pregar o Deus dos cristão, mas prega a busca pelo conhecimento que nos elevará até o Deus que cada um acredita.

    Por isso as pessoas confundem o Zoroastrismo de Zoroastro ou Zaratustra com o Zoroastrismo de Nietzsche.

    Um abraço.
    Thaís (blog tempestade interior)

    ResponderExcluir