quarta-feira, 27 de maio de 2009

João do Rio - Uma antologia


Atualmente poucas pessoas conhecem João do Rio. Ele foi um dos principais jornalistas e cronistas do começo do século XX.
Nascido João Paulo Alberto Coelho Barreto em 1881, iniciou-se no jornalismo aos 17 anos. Alcançou destaque em 1900 ao publicar uma série de reportagens na Gazeta de Notícias.
Em 1910, com somente 29 anos, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras. Como tudo em sua precoce vida, João do Rio morreu antes dos quarenta anos.
Neste livro, Luís Martins, um estudioso da vida de João do Rio, nos trás uma coletânea com contos e trechos de crônicas deste brilhante repórter.
São textos que nos trazem todo o retrato da cidade do Rio de Janeiro em plena transformação no começo do século XX. Interessante mistura de lugares e classes, que nos mostra como o repórter transitava entre classes altas, até morros e becos escuros.
Um livro surpreendente e uma excelente oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Rio Antigo.
Vale uma olhada mais detalhada em O charuto das Filipinas, que nos trás uma crítica bem humorada sobre a profissão de jornalista e o descaso que era encarada na época. E principalmente em A pressa de acabar, estupendo trecho retirado do livro Cinematógrafo e que se mostra muitíssimo atual, destacando a correria da “vida moderna”.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo ótimo blog, jah comentei no post de cima tbm ^^


    http://theocho888.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. CONFESSO QUE NÃO O CONHECIA!
    VALEU PELA DICA,
    ABRAÇO!

    ResponderExcluir
  3. Anderson,
    Vale a pena conhecer João do Rio. Jornalista e escritor que amava as letras.
    O livro dele A alma encantadora das ruas, edição da Martin Claret, custa R$10.
    Excelente oportunidade para entrar em contato com este brasileiro notável.

    ResponderExcluir