
Após a filmagem da trilogia Senhor dos Anéis, J.R.R. Tolkien, escritor da saga fantástica, ficou mundialmente famoso, até entre os menos aficcionados por literatura. Com uma escrita complexa e rica em detalhes, os livros de Tolkien passaram a ser disputados nas livrarias de todo o mundo. Contudo, muitos acreditam que a aventura do Senhor dos Anéis, começa neste livro, o que não corresponde a verdade.
Em 1937, Tolkien escreveu O Hobbit, livro onde conta a aventura do hobbit Bilbo e descreve como o mesmo se apossa do famoso anel. Descrevendo a terra média e seus habitantes fantásticos, Tolkien consegue prender o leitor já no começo e faz com que não se tenha vontade de parar de ler, até sabermos o final da história.
O Hobbit é considerado o embrião da empreitada mais famosa de Tolkien, e muitos especialistas indicam este livro como sendo a melhor obra do escritor, superando até mesmo a obra do Senhor dos Anéis.
Uma excelente forma de se começar a compreender um pouco mais da Terra Média e hobbits, orcs, elfos, anões e outros habitantes. Uma dica para quem ainda não leu o Senhor dos Anéis é ler O Hobbit antes, assim consegue-se uma melhor compreensão de toda a história.