sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Casa-Grande e Senzala

Ilustração: Ivan Rodrigues

O tema racismo sempre volta a tona na sociedade. Muito afirmam que o discriminação racial não é um problema no Brasil e que conseguimos viver com a presença de diversas "raças".
Contudo, no dia a dia, as atitudes que vemos mostram exatamente o contrário. Basta dar uma olhada nos programas de TV, nas empresas que trabalhamos, nas escolas, nas favelas etc.

Estamos longe de nos tornamos uma nação isenta desse mal, que nos assola desde os idos de 1500. Para refletirmos um pouco mais sobre esse assunto, destaco uma das passagens de Casa-Grande e Senzala, escrito por Gilberto Freyre e que é considerado por muitos, como uma espécie de certidão de nascimento da sociedade brasileira:

"Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não na alma e no corpo (...) a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena ou do negro. (...) Na ternura, na mímica excessiva, no catolicismo em que se deliciam nossos sentidos, na música, no andar, na fala, no canto de ninar menino pequeno, em tudo que é expressão sincera de vida, trazemos quase todos a marca da influência negra."

3 comentários:

  1. Sabe o que é engraçado, alguns dos nossos negros tem mais gens europeus dos alguns dos nossos brancos...

    Sabe que é o pior, somos diferente frente a uma lente miope, pois todos nós queremos ser felizes e nutridos, mas não reconhecemos isto no diferente, apenas vemos a diferença que esta lente miope nos trás a mente (e esta lente se chama ignorância).

    Fique com Deus, menino Leo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. E na nossa miscelânea culturas,rítmos e raças,que venhamos a refletir sobre consciência negra e acima de tudo:Progredir!

    Abs!

    Carol Sakurá(Preta..preta..Pretinha!)

    ResponderExcluir
  3. É estranho pensar que racismo existe. Não consigo entender, simplesmente. Isto é origem de um pesamento antigo que precisa ser moldado aos poucos. :D

    ResponderExcluir