segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Os jornalistas


Nascido no dia 20 de maio de 1799, Honoré de Balzac teve uma vida muito agitada e complicada. Oprimido pelo pai camponês e que se tornou funcionário público, teve de estudar Direito por imposição. Com seu amor pela Literatura, resolveu abandonar tudo e saindo de casa, viveu na França, sobrevivendo graças aos contos e peças de teatro que escrevia. A partir de 1829, começou a escrever romances, novelas, peças de teatro e também artigos que eram publicados nos jornais da época. Em 1834, escreveu aquela que é considerada a sua maior obra: A comédia humana, livro no qual ele condensou seus romances em apenas um, dividindo por capítulos temáticos.
Conhecido por seus escritos realistas e políticos, Balzac destacava-se pelo amor que sentia pela escrita. Era capaz de ficar mais de quinze horas por dia escrevendo suas obras. Talvez isso explique o imenso volume que o mesmo produziu.
Em Os jornalistas, Balzac descreve com ironia e crueza o perfil dos jornalistas na época, que se levarmos em conta o período que foi escrito podemos nos assustar como as características são as mesmas que encontramos ainda nos dias de hoje. Trabalhando sempre com as espécies encontradas na mídia, ele traça uma espécie de caricaturas dos profissionais da época.
Balzac também ficou muito conhecido por defender o tipo de produção Feudal, achava que a massa e o povo não tinham a habilidade de se governarem e de gerirem um sistema legal. Morreu no ano de 1850 e deixou um enorme legado à humanidade.

3 comentários:

  1. Como aprendo por aqui!
    srsrsr
    “Penso,logo escrevo”rsrsrs
    Abs!

    Carol Sakurá

    ResponderExcluir
  2. Eu não diria que o tempo fedal fosse uma melhor opção de cultura, mas era um tempo de leis mais simples (algo no estilo matar e trabalhar)...

    Hua, kkk, ha, ha, brincadeira com um fundo de maldade e verdade.

    Fique com Deus, menino Leo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Bom, não é normal encontrar autores que defendam o feudalismo... Talvez se eu ler um pouco dos livros deles, também pense diferente sobre esse governo. Ou não :D

    ResponderExcluir