sábado, 21 de novembro de 2009

Racismo, cotas e Luther King

Volto hoje falando do tema racismo no Brasil.

Um dos assuntos mais polêmicos da atualidade se refere ao sistema de cotas que vai sendo implantado aos poucos pelas diversas universidades públicas no Brasil. Muitos alegam que este é uma medida compensatória para reparar os danos causados pelos antepassados aos negros no país. Outros afirmam que ela apenas acentua a discriminação.

O sistema de cotas e medidas afins não são exclusividades do nosso país tupiniquim. Nos EUA, algumas medidas semelhantes já são observadas tantos nas universidades, como em empresas. Contudo, observe o que pensava o líder negro Martin Luther King a respeito do assunto.

"Luther King tinha tudo isso em mente quando explicitou que seu "Bill of Rights para os desvalidos", inspirado nos programas para veteranos de guerra, deveria ter como beneficiários os negros e os brancos pobres. No Where do We go from here, seu penúltimo livro, ele foi mais longe. Registrou que, em números absolutos, existiam duas vezes mais brancos pobres que negros pobres nos EUA e afirmou que, no lugar de uma ênfase excessiva nas relações entre pobreza e discriminação racial, melhor seria abordar a pobreza que atingia tanto os negros quanto os brancos."

O trecho acima foi retirado do livro Uma gota de sangue, do autor Demétrio Magnoli.

Acredito que o foco deva ser a exclusão social e não a exclusão racial.

3 comentários:

  1. Tenho de concordar com o ponto...

    O engraçado, me faz lembrar um caso de gêmeos (algo que ocorreu a um ano, ou mais), não qual os dois prestaram o vestibular, pois foi considerado pardo, já o irmão não teve média para passar como branco...

    Fique com Deus, menino Leo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Perfeito!

    Este texto intertextualizou com a coluna do Devaneios Argônicos.
    Onde está a solução?
    Em políticas públicas?
    Não!
    Na atitude de mudança!
    Abs!

    Carol Sakurá

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você. Acho que a faculdade pública deve ter um número de vagas suficiente para passar aqueles que 'podem' e aqueles que não 'podem' pagar por ela. Ou seja, 'o foco deva ser a exclusão social' :D

    ResponderExcluir