quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Uma gota de sangue


O livro Uma gota de sangue deveria ser leitura obrigatória nas instituições de ensino em todo país. Com uma minuciosa pesquisa, Demétrio Magnoli apresenta um raio-x da história da discriminação racial na história da humanidade. Seja na África do Sul, EUA ou mesmo no Brasil, casos de racismo foram e são comuns até os dias de hoje.
Além de abordar com maestria o assunto, Magnoli joga luz sobre o polêmico assunto das medidas compensatórias, tais como as cotas raciais em universidades públicas, instituições governamentais etc.
Até que ponto a adoção dessas medidas é eficaz para reduzir o racismo cotidiano?
Apresentando casos em todo o mundo e a visão de diversos pensadores sobre o assunto, tais como o ícone americano Martin Luther King, o livro é um excelente embasamento para fazer a sociedade refletir e decidir o que de melhor pode ser feito no campo da inclusão racial na atualidade.

4 comentários:

  1. Bom dia,Léo!

    Não conhecia essa obra,mas você problematizou o cerne da questão:
    "Até que ponto a adoção dessas medidas é eficaz para reduzir o racismo cotidiano?"
    Penso que a raíz do racismo seja mais profunda e não será podada apenas com políticas.
    Ótima indicação!

    Abs!

    Carol Sakurá

    ResponderExcluir
  2. Ah! Eu conheço esta obra. Vi uma entrevista excelente com o autor do livro na veja: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/perigo-divisao-racial-495038.shtml
    (acho que é este o link)... Li bem rápido o resumão do livro e os comentários, me pareceu interessante, já que é um olhar maior, sem ser restrito apenas à escravidão, mas o sistemas de segregação que já existiram :D

    ResponderExcluir
  3. É sempre bom ler alguma coisa para se informar melhor.
    Boa dica!

    ResponderExcluir
  4. Caro Leo, acho que a abordagem não está correta. As medidas compensatórias não têm a finalidade de reduzir o racismo, o que reduz racismo é educação. As medidas compensatórias são bem óbvias, corrigir injustiças. Vc, meu amigo, acha que foi justa a indenização que o país (eu, vc, sua avó, minha avó) pagou aos negros? Estas medidas são correções de tremendas injustiças cometidas pelas classes domminantes (latifundiários, brancos, decendentes de europeu, em sua absoluta maioria) contra os negros no último país a abolir a escravidão (que vergonha!!).
    Assim, meu nobre colega, as tais medidas representam a cristalização do sentimento de justiça e indignação contra os males cometidos contra um contigente enorme de seres humanos. São justas, mas vieram com muito atraso. Para compensar o atraso seria bom que as próximas 5 gerações de brancos (+/- 25 anos cada geração) ficassem definitivamente fora das universidades e cargos públicos para compensar somente o período de 1888 até hoje. Mas como tudo que é bom, no Brasil vem com atraso e remendos (vide a reforma agrária), este é um sonho, um devaneio meu.
    Abraço.
    kk

    ResponderExcluir