sábado, 7 de novembro de 2009

Vidas para consumo


"Compro, logo sou."
Com a frase emblemática acima, inspirada na máxima proferida por René Descarte, Zygmunt Bauman define com precisão a sociedade atual. Passamos de uma fase em que a sociedade era definida pela produção e entramos na era da sociedade de consumo.
Além do fato de consumir qualquer coisa, a qualquer custo, os seres humanos passam a ser encarados como verdadeiras mercadorias. Estamos sempre em busca de nos tornar um "melhor produto" para se vender ao próximo. Seja no emprego, na família ou nos relacionamentos amorosos.
O livro Vidas para consumo é um alerta escrito por Bauman, para pensarmos a sociedade atual. Como queremos levar nossas vidas? Quais efeitos o consumo tem sobre todos nós?
Pode o consumo ser considerado uma condição sine qua non para sermos felizes?
Uma leitura recomendada a todos, independente da área de atuação. Linguagem simples e que apresenta claramente todo o pensamento de Bauman, um dos maiores teóricos da atualidade.

3 comentários:

  1. Qual será o preço desse mercenário caminho?

    Abs!

    Carol Sakurá

    ResponderExcluir
  2. Ow... deu vontade de ler.
    É sempre válido pensar sobre essas coisas... mas é praticamente impossivel viver longe dessa realidade.
    Tinha um professor na minha faculdade que era completamente contra a sociedade de consumo, a casa dele quase não tinha movel, o carro dele era velhissimo e por mais impossivel que fosse o cara tinha duas calças e duas blusas...

    ResponderExcluir
  3. Dáo o que pensar, principalmente pela parte, sou o que deixe durante o meu consumo...

    Livro interessante...

    Fique com Deus, menino Leo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir