terça-feira, 28 de abril de 2009

Concurso Público



Todas as pessoas que desejam concorrer a um cargo, seja público ou privado, passam por uma bateria de testes, exames, entrevistas e as mais diversas maneiras de ser avaliado profissionalmente. Será que não seria justo que para os nossos políticos essa exigência não fosse a mesma?
Milhares de pessoas que passam pela experiência de estudar, fazer cursos de especialização e tudo o mais, sabe da dificuldade que é exercer sua profissão e das exigências do mercado. Empresas privadas são geridas por administradores formados e com certa experiência. São essas que certamente geram mais lucros e que são mais destacadas no mercado. Por que no comando do nosso país não podemos ter pessoas capacitadas e que por profissão tenha conhecimento em administração, economia e gerência de projetos?
Muitas pessoas alegam que se fosse assim, a representação das camadas mais pobres seria prejudicada e que a elite seria favorecida. Porém, o que vemos hoje é um festival de incompetência e defesas de interesses próprios de quase todos os políticos. Seria a hora de se tornar a política brasileira mais profissional e séria. O pacote de benefícios e salários poderiam ser fechados e sem direito a aumentos durante os mandatos. Ou seja, cada um deveria aceitar apenas o oferecido, assim a rotina de aumentar o próprio salário, seria proibido.
Assim, acredito que apenas as pessoas interessadas em realmente administrar e fazer nosso país desenvolver de fato, seriam candidatos em potencial. Será uma utopia de uma pessoa cansada de todos os desmandos cometidos pela nossa classe governante?

Nenhum comentário:

Postar um comentário