quinta-feira, 23 de abril de 2009

Dia Mundial do Livro


O Dia Mundial do Livro é comemorado no dia 23 de Abril. A data foi instituída pela Unesco para divulgar a importância da leitura em todo o mundo. O Brasil ainda possui um déficit, pois segundo levantamentos, mais de 10% da população com mais de 15 anos ainda é analfabeta e mais de 300 municípios não possui sequer uma biblioteca.
Quem me conhece sabe da importância que os livros tiveram em todas as fases da minha vida. Leitor precoce, agradeço à minha mãe por incutir este saudável hábito da leitura. Sempre busquei incentivar a todos o gosto pela literatura. Sendo assim, que tal aproveitarmos o dia de hoje e começarmos a colocar nossa leitura em dia?
Deixe um comentário sobre o livro que marcou a sua vida e o motivo!
Feliz Dia do Livro!

4 comentários:

  1. Vou me atrever: O livro mudou minha vida. Não um livro, mas o livro. Não fui tão precoce, lia um pouco 1uando novo, além das obrigatoriedades, gostava dos livros de aventura: Quixote, Gulliver, mas também os livros-jogos mas a engenharia química me levou pros livros de fato. Entre alguns calhamaços de Química orgânica, Leithold e outras bíblias, descobri Adorno, Shopenhauer e Mcluhan. Deste herdei a paixão pela materialidade dos meiso. Então, porque não pensar que O livro em si foi mais importante que O Estrangeiro de Camus, que O muro de Sartre, para ficarmos no existencialismo, que a melancoloia e a depressão dos russos, que o Bartleby, de Melvile, que os policiais de Rubem Fonseca e Garcia-Roza, que a estante ainda abarrotada de títulos que não li e de outros que parei pelo meio. Que os livros que já escrevi, que ainda escrevo ou que não escrevi já se confundem com todos os Borges, Calvinos. Que como o escriba de Cortázar e o niilismo de Nietzsche ( "o que é um livro que não nos leva para lém de todos os livros?") que como os e-books e audiobooks me fazem pensar que o que vale é O livro. Definido...

    ResponderExcluir
  2. Putz!
    Interessante como não vi nada na internet divulgando isso!
    Adoro livros, minha leitura começou com gibis! Mas os livros são muito importantes para mim!
    abraços!

    ResponderExcluir
  3. É Richards...
    Parece que não interessa a grande imprensa esses assuntos.
    Pra mim, os livros da Agatha Christhie foram fundamentais para me tornar um leitor compulsivo.

    ResponderExcluir
  4. Isso que tu escreveu é verdade.
    Eu amo ler e também estimulo outras pessoas a ter o vício da leitura.

    Como muitas pessoas pegam vícios ruins rapidamente e pra ler um livro não conseguem?
    A partir de mim, uma pessoa hoje é viciada em leitura.
    Quando percebi isso, fiquei feliz.

    Essa foi uma ótima matéria!
    Parabéns

    ResponderExcluir