Com o título do post mencionado acima, a revista Época Negócios introduziu a entrevista com o professor do MIT, Henry Jenkins (Foto ao lado retirado do blog do autor).
Confira a entrevista completa AQUI.
O livro Cultura da Convergência foi lançado aqui no Brasil, no final do ano passado. Abordando o assunto que domina as rodas de discussão no meio da Comunicação Social, Jenkins analisa e propõe discussões a respeito da convergência das mídias e dos meios de comunicação.
Resolvi escrever este post, em contraponto com o post no qual eu falei sobre o Culto do Amador (Clique aqui), no qual o escritor britânico Andrew Keen acusa a dinâmica cooperativa da Web 2.0 como a causadora de diversos males na Humanidade.
Henry Jenkins aborda de uma maneira prática e clara os diversos assuntos que pontuam esta eterna discussão. Para o estudioso, quando o assunto convergência é abordado pelas pessoas da indústria da mídia, o aspecto tecnológico sempre é encarado como determinante. Para ele, além deste aspecto, deve-se levar em conta o conteúdo de interesse dos usuários.
Outro assunto abordado é a exploração do potenciais dos blogs. Segundo Jenkins, o modo como conhecemos os blogs atualmente irão em breve sofrer alteração.
"O modelo de negócios que irá sustentar os blogs depois que a primeira onda de excitação e paixão começar a diminuir ainda não está claro." (Henry Jenkins)
Recomendo a leitura do livro, da reportagem e também do blog de Henry Jenkins (Clique aqui), pois assim podemos conhecer os dois lados da moeda e discutir este assunto de vital importância, que é o futuro das mídias e do modo de comunicação de todos nós.
Ouvindo uma velha canção do mestre Djavan, Quantas voltas dá meu mundo, lembrei do gênio Mcluhan mais uma vez... quantos Mcluhans por aí... em outubro sai o meu livro "Desconstruindo McLuhan - O homem como possível exetnsão dos meios"
ResponderExcluirabs
W
Outubro??? Aniversário de Leo Lagden.
ResponderExcluirAcho que já sei o que querer de presente..rs
Fico aguardando o livro.
Comento em seguida aqui no Blog.
Meios virtuais nos direcionam a um fim ainda imensurável,mas não menos prazeroso!
ResponderExcluirParabéns pelo texto!
Abs!