segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Rio - Cidade (quase) Maravilhosa


No século XIX e até meados do século XX, a cidade do Rio de Janeiro era a mais importante do país. Sede do Império, depois capital do país, éramos a cidade mais glamourosa, desejada e comentada. Com o passar dos tempos, o que se viu foi apenas a decadência da outrora denominada Cidade Maravilhosa.
Hoje em dia aparecemos na mídia somente pelo lado negativo. São notícias de tráfico, tiroteios, prostituição infantil e outros destaques deste tipo. Até mesmo nosso futebol passou a ganhar mais destaque não pelos títulos e vitórias, e sim pelos vexames.
Um de nossos orgulhos, o Carnaval, ganha destaque internacionalmente mais pelo fato da prostituição, do que pelo show em si. Até as famosas escolas de samba da cidade, perdeu espaço para as escolas de outros municípios, vide os último títulos da Beija Flor.
Andamos pelas ruas e observamos a decadência do local. São favelas, moradores de rua, asfaltos esburacados, prédios mal conservados, tiroteios e muito mais. Os moradores vivem em constante estado de alerta e em toque de recolher virtual. Observamos os semblantes dos cariocas e ao invés da alegria habitual, notamos medo e tensão.
O que fazer para reverter esta situação e voltarmos a ser aquela cidade especial? Com certeza, muito mais do que pendurar faixas de Basta nas sacadas dos prédios e reclamar da situação. Devemos nos unir e buscar soluções.

4 comentários:

  1. Concordo, mas com certeza, não é apenas o Rio de Janeiro que está assim, o Brasil de forma geral se encontra mal cuidado e tenso, mas penso que a mudança seja inicialmente feita dentro de cada um e depois refletida no nosso votação na eleição...

    Fique com Deus, menino Leo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    A cidade maravilhosa é patrimônio nacional.
    Concordo com o Daniel,uma chance de mudança se aproxima com as eleições de 2010.
    Abs!

    Carol Sakurá

    ResponderExcluir
  3. A soluçõa para o fim da violência nas grandes ciades brasileiras bem como procedimentos outros que só fazem denegrir a nossa imagem e crença no nosso próprio País começa em não darmos mais tanta atenção a essa classe política istalada no poder e sim na nossa capacidade de cidadania em assumir posição que nos remeta ao próximo com amor, franqueza e intenção de reverter o que aí está, porque hoje o que temos é o péssimo exemplo de autoridades constituídas que de maneira até ostensiva estimulam o cretinismo, o cinismo e a mais completa falta de escrúpulo no que refere-se à moral, bons costumes e por aí afora. Vamos estimular o voto
    nulo e uma ação partida de nós mesmos para a restauração da integridade em nosso País.
    Cadiho RoCo

    ResponderExcluir
  4. Pois é, nem o futebol salva. Mesmo quando meu time sai do rebaixamento :S
    Bom, se o jeito for eleger pessoas certas, o tempo de fazer isto está chegando. Mas pra mudar leva tempo :D

    ResponderExcluir