sábado, 25 de abril de 2009

O culto do amador


O escritor britânico Andrew Keen lançou em junho de 2007 o livro "O culto do amador". Keen aponta e dispara a sua metralhadora giratória para toda a estrutura da Web 2.0. Funcionando como uma espécie de profeta do apocalipse moderno, Keen acredita que o modo colaborativo (wiki) da estrutura da web trará consequências devastadoras em diversos setores da Humanidade.
Durante todo o livro, a raiva latente sobre todos os modos de interatividade é um capítulo a parte. Começando pelos blogs, passando pela Wikipedia e desaguando no Youtube, nada escapa da crítica mordaz do britânico.
Acusa a Web 2.0 como sendo a principal causadora dos enormes prejuízos da indústria fonográfica, literária e cinematográfica.

Um livro, que apesar de ser radical demais em diversos pontos, levanta questões interessantes e que deveriam ser mais discutidas atualmente, principalmente pelos legisladores que ainda insistem em excluir os assuntos digitais das pautas de leis.

Vale a pena dar uma olhada!

Apesar de toda a crítica ao modo colaborativo da Web, Andrew Keen possui o seu Blog (Clique aqui)


5 comentários:

  1. ha, no mínimo incoerente (ou será irônico?). quer dizer que o cara critica os blogs mas tem um blog?! Bom, temos que ver que tipo de críticas ele faz.
    Vai nessa!

    comente os contos baseados em fatos reais.
    http://bemcontar.blogspot.com
    atualizado.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Leo. Tudo bem? Sou a Cecília e trabalho na Edelman, agência de comunicação da Jorge Zahar Editor.
    O livro de Keen tem causado polêmica. Suas opiniões ácidas à web 2.0 colaborativa vem merecendo discordância em diversos ambientes, é verdade. Mas como você disse, a discussão faz-se necessária.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Cecília,
    A discussão sobre este assunto deve ser mais ampla, com certeza.
    Agradeço a visita e espero novos lançamentos da Zahar sobre o tema.
    Espero vê-la novamente por aqui.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Leo. O Andrew Keen vai participar de um chat online no dia 29/05, sexta, pra debater sobre os temas que ele fala em "O Culto do Amador". Acho que você pode se interessar em participar - http://www.talk2.com.br/?p=596
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Cecília,
    Obrigado pelo aviso...Vou participar sim.
    Já tá anotado na agenda!
    Obrigado pela visita...
    Leo.

    ResponderExcluir