terça-feira, 28 de abril de 2009

Um novo Marshall McLuhan?



Com o título do post mencionado acima, a revista Época Negócios introduziu a entrevista com o professor do MIT, Henry Jenkins (Foto ao lado retirado do blog do autor).

Confira a entrevista completa AQUI.

O livro Cultura da Convergência foi lançado aqui no Brasil, no final do ano passado. Abordando o assunto que domina as rodas de discussão no meio da Comunicação Social, Jenkins analisa e propõe discussões a respeito da convergência das mídias e dos meios de comunicação.

Resolvi escrever este post, em contraponto com o post no qual eu falei sobre o Culto do Amador (Clique aqui), no qual o escritor britânico Andrew Keen acusa a dinâmica cooperativa da Web 2.0 como a causadora de diversos males na Humanidade.

Henry Jenkins aborda de uma maneira prática e clara os diversos assuntos que pontuam esta eterna discussão. Para o estudioso, quando o assunto convergência é abordado pelas pessoas da indústria da mídia, o aspecto tecnológico sempre é encarado como determinante. Para ele, além deste aspecto, deve-se levar em conta o conteúdo de interesse dos usuários.

Outro assunto abordado é a exploração do potenciais dos blogs. Segundo Jenkins, o modo como conhecemos os blogs atualmente irão em breve sofrer alteração.

"O modelo de negócios que irá sustentar os blogs depois que a primeira onda de excitação e paixão começar a diminuir ainda não está claro." (Henry Jenkins)
Recomendo a leitura do livro, da reportagem e também do blog de Henry Jenkins (Clique aqui), pois assim podemos conhecer os dois lados da moeda e discutir este assunto de vital importância, que é o futuro das mídias e do modo de comunicação de todos nós.

3 comentários:

  1. Ouvindo uma velha canção do mestre Djavan, Quantas voltas dá meu mundo, lembrei do gênio Mcluhan mais uma vez... quantos Mcluhans por aí... em outubro sai o meu livro "Desconstruindo McLuhan - O homem como possível exetnsão dos meios"

    abs
    W

    ResponderExcluir
  2. Outubro??? Aniversário de Leo Lagden.
    Acho que já sei o que querer de presente..rs

    Fico aguardando o livro.
    Comento em seguida aqui no Blog.

    ResponderExcluir
  3. Meios virtuais nos direcionam a um fim ainda imensurável,mas não menos prazeroso!
    Parabéns pelo texto!
    Abs!

    ResponderExcluir