domingo, 25 de outubro de 2009

Dualidade da Hipermodernidade


A Hipermodernidade é recheada de dualidades e controvérsias. Vivemos em um sociedade cada vez mais repletas de informações e mesmo assim as pessoas parecem cada vez mais desinformadas.
Pensamos cada vez mais na saúde, quando nos subtemos a processos clínicos, malhação e dietas. E nunca sofremos tanto de doenças causadas por essa busca incessante da beleza e da "saúde".
Anorexia, bulimia, depressão, stress... Típicas doenças da hipermodernidade e que são causadas, na maioria das vezes, pela constante luta na conquista do bem estar e da saúde.
Lendo Gilles Lipovetsky, encontrei uma passagem interessante que aborda exatamente esse assunto:
"Os indivíduos hipermodernos são ao mesmo tempo mais informados e mais desestruturados, mais adultos e mais instáveis, menos ideológicos e mais tributários das modas, mais abertos e mais influenciáveis, mais críticos e mais superficiais, mais céticos e menos profundos."
Acho que chegou a hora de pararmos um pouco e refletimos sobre nossas atitudes e se as mesmas nos trazem mais benefícios do que malefícios.

2 comentários:

  1. A linha tênue entre o bem e o mal da vida moderna!
    Triste!
    Beijos,léo e obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir
  2. Por mais que pensemos nas nossas ações, parece que em tudo há um lado positivo e negativo. Talvez este seje mais um malefício da hipermodernidade. Só tento imaginar a sociedade em alguns anos à frente!

    ResponderExcluir