sábado, 26 de dezembro de 2009

Democracia em risco


A democracia tão consolidade no mundo de hoje em dia, não encontra muitos opositores. Tirando um país aqui ou acolá, todos concordam com sua importância para o mundo globalizado.
O que as pessoas não percebem é que a falta de engajamento ou envolvimento político pode acabar afetando a estabilidade das democracias.
Veja o que pensa sobre o assunto os teóricos Henry Giroux e Susan Giroux sobre esse assunto:
"A democracia está em perigo quando os indivíduos são incapazes de traduzir sua miséria privada em preocupações e ação coletiva. Como as corporações multinacionais moldam cada vez mais os conteúdos da maior parte da grande mídia, privatizando o espaço público, o engajamento cívico parece cada vez mais impotente e os valores públicos se tornam invisíveis. Para muitas pessoas hoje em dia, a cidadania foi reduzida ao ato de comprar e vender mercadorias (incluindo candidatos), em vez de aumentar o escopo de suas liberdades e direitos a fim de ampliar as operações de uma democracia substancial."
Pare para pensar e avalie a sua participação na vida política do país.

Um comentário:

  1. concordo contigona parte do perigo para a democracia, mas penso que não seja devido a grande corporações, é um perigo mais caseiro, um perigo criado pelo nosso desinteresse na politica (vulgo, elejo qualquer um e nem cobro o que ele prometeu)...

    Fique com Deus, meninoa Leo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir