segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

A grande arte

O Brasil estava saindo de um período de quase 20 anos de ditadura. A abertura era lenta e gradual, como afirmara os generais que estavam no comando do país desde o golpe de 1964. Rubem Fonseca, no ano de 1983, com extrema coragem, lançou o seu segundo livro A grande arte. Tratando de assuntos polêmicos como a violência nas grandes cidades e prostituição, Fonseca não deu bola ao regime ditatorial e seguiu em frente.
Rubem Fonseca, um mineiro de Juiz de Fora e nascido no ano de 1925, se formou em Direito. Porém no ano de 1952, entrou para a Polícia trabalhando como Comissário no Distrito policial de São Cristóvão. Após longo tempo atuando nos gabinetes da polícia, estudou um tempo nos Estados Unidos. Saiu da polícia e começou a trabalhar na Light e se envolver com a Literatura. Autor de inúmeros clássicos da literatura brasileira, Fonseca já foi agraciado com diversos prêmios literários, inclusive o prêmio Jabuti pela A grande arte.
O romance publicado em 1983, nos trás a história do advogado Mandrake, que se vê envolvido no caso de um serial killer que atua nas ruas do Rio de Janeiro, matando mulheres e deixando uma peculiar assinatura nos rostos das vítimas: uma letra P marcada a faca. Mandrake, com sua vocação para detetive, começa então a investigar os crimes, para poder ajudar um cliente. Cada vez que ele fica mais próximo da verdade, a sua vida vai correndo mais riscos.
Excelente obra da literatura brasileira. Com sua maneira envolvente de escrever, Fonseca vai envolvendo o leitor no que parece ser uma teia. Conforme vai avançando no livro, ele vai emaranhando ainda mais o leitor na sua história. Com pitadas de erotismo e de humor, Fonseca descreve um submundo que poucos sabem da existência. Com sua experiência de vida policial, Rubem Fonseca descreve muito bem o que acontece na noite e nas entranhas do mundo do crime.
Para os leitores que sentem certo preconceito com a literatura brasileira, é uma boa oportunidade de saber que aqui, em terras tupiniquins, também temos livros policiais de qualidade.

6 comentários:

  1. Leo, este também não é o livro que deu origem a série homonima da HBO?

    Fique com Deus, menino Leo.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Nunca consigo chegar antes do Dani...rsrsrs
    De fato,é uma obra belísima do grnade mineiro Rubem Fonseca.
    Contudo,acho diferente da série.

    Abs!

    ResponderExcluir
  3. Oi Daniel,

    Sim...esse livro lançou o personagem Mandrake.
    A HBO retratou com o Marcos Palmeira no papel principal.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Sobre o q vc comentou no meu Desabafo: td bem q vc não mora aqui em SG, mas sedex existe pra q? Hehehe Abrços

    ResponderExcluir
  5. Oi Leo!
    Obrigada pelo retorno e email do Wellington.
    Um abraço,
    Adriana

    ResponderExcluir
  6. Na minha modesta opinião, Rubem Fonseca é o melhor contista vivo do Brasil. Seus romances também são bons, mas ele é insuperável nos contos. Basta ver "Feliz Ano Novo" e "Pequenas Criaturas", por exemplo.
    Abraços!

    ResponderExcluir