segunda-feira, 1 de junho de 2009

Revolução dos Bichos


Nascido em 25 de Junho de 1903, Eric Arthur Blair, ficou conhecido mundialmente com seu pseudônimo George Orwell. Originário de Bengala, colônia britânica das Índias, Orwell resolveu quebrar de vez todos os elos que lhe prendiam ao passado e adotou este codinome como uma forma de romper com sua história burguesa. Um tanto quanto desiludido da vida, chegou a passar algum tempo perambulando pelas ruas da Europa. Começou então a se dedicar à literatura. Com uma visão política bem definida a esquerda, Orwell é considerado como um dos escritores políticos mais influentes do século XX. Foi autor do clássico 1984, onde o mesmo descreveu a sociedade deste ano, como um local totalmente controlado pela tecnologia e as vidas das pessoas sendo manipuladas e vigiadas todo o tempo.
Em A revolução dos bichos, Orwell utiliza-se de uma metáfora muito bem engendrada sobre a história de uma fazenda controlada por um proprietário tirano e que maltrata todos os animais da fazenda. Em uma noite, um velho porco da fazenda reúne todas as espécies de animais do celeiro e lhes conta sobre um sonho que teve, no qual os bichos fariam uma revolução e tomariam o poder da fazenda. Após a morte do velho porco, seu sonho passa a se tornar realidade e o autor passa a detalhar a vida da nova sociedade criada.
Um livro muito polêmico até os dias de hoje, pois muitos o vêem como uma crítica direta ao comunismo e a maneira como foi conduzida a Revolução Russa. Outros já a consideram uma forma de manifesto contra qualquer tipo de regime autoritário e totalitarista.
O certo é que o livro escrito no ano de 1945 continua a ser muito atual e pode de certa forma ser traçado um paralelo com a atual situação política brasileira. Então, nos resta ler o livro e chegarmos a nossas próprias conclusões, ampliando um pouco nossas visões sobre as sociedades modernas.
Uma dica: O livro já caiu em domínio público e pode ser feito um download gratuito na internet. Uma leitura muito rápida (46 páginas) e o mais importante, de graça. Portanto, não há desculpas para não ficar por dentro deste clássico da literatura.

Um comentário:

  1. Perfeito,como sempre!
    Buscarei no domínio público.
    Falando em metáforas,para agitar essa "SALADA" me deu vontade de reler Maquiável.rsrsrsrs
    Depois revelo os resultados....rs
    Abs!

    ResponderExcluir