Espaço dedicado às mais diferentes discussões e debates. Assuntos tão díspares que se misturam em um só lugar.
terça-feira, 2 de junho de 2009
Publicidade nos meios de comunicação
Foi realizada no mês passado a pesquisa InterMeios, divulgado pela revista Meio & Mensagem, que aponta para o panorama sobre a publicidade nos mais diversos meios de comunicação.
Podemos tirar algumas conclusões ao analisar os dados compilados. O faturamento em publicidade, apesar da crise mundial, cresceu 5.9%.Em relação ao primeiro bimestre do ano passado, o crescimento chega a 4%.
O maior crescimento desta fatia foi a conseguida pela internet, com expressivo aumento de 40%. Nas demais mídias, houve um aumento no faturamento.
Somente o jornal impresso apresentou queda de 11.4% na participação em publicidade.
Como já exposto em outros posts, aqui no Blog do Argônio, é urgente a discussão sobre o futuro do papel do jornal impresso. Ou ele se reinventa ou veremos uma morte lenta e agonizante.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Realmente acho que a reinvenção é premente. Mas mesmo sem ela, não acredito na extinção do jornal de papel. Será que um cara que lê "Meia hora" e "Expresso" no trem vai ter grana pra bancar um Kindle e seu conteúdo pago?
ResponderExcluirAtrair os leitores é crucial sim, mas readaptar-se à nova realidade é o principal fator para descobrir o espaço que cabe à imprensa em papel hoje.
Abração.
Já existem duas reinvenções do papel: 1. o papel digital e 2. o livro digital. Só é preciso que estas inovações se integrem no mercado e que as empresas de jornais e revistas se adequem à esta realidade. Se quiser saber mais sobre o livro digital: http://nyt-innovation.blogspot.com/2009/04/o-futuro-dos-livros.html
ResponderExcluirConcordo que se deve reinventar logo, fazer coisas modernas e relacionadas a net tbm, pois esta desaparecendo, mas tem quem nunca fica sem.
ResponderExcluirAdorei o blog um abraço e aparece no meu tbm ta rss fuiii!!!
O papel impresso (jornal, no caso) vai ter o mesmo fim que o CD tá tendo.
ResponderExcluirE os 2 tem o mesmo motivo, INTERNET.
É algo, que, na minha opnião é impossível acontecer algo muito diferente do que é visto hoje.
E como vc disse, vamos ter uma morte lenta e agonizante de tal.
Abraço velhinho.
Adorei o blog muito bom o conteudo to seguindo Vlws.
ResponderExcluirACHO QUE NO CAMPO DA PUBLICIDADE O JORNAL IMPRESSO TENDE A PERDER CAMPO. ISSO É INQUESTIONÁVEL.
ResponderExcluirCOMO JÁ DISSE AQUI, O QUE FICA É O CHARME!
Infelizmente a mídia alternativa e democrática vive à míngua de anúncios, seja na interface que for...
ResponderExcluirO problema não é o impresso acabar ou ter seu papel (com trocadilho) reduzido, mas sim a concentração, os oligopólios e o péssimo jornalismo que a mídia gorda produz.